Questões para Concursos 2025

Questoes - 1053 ª Página

 

 

» Veja Provas Completas

 

 

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
  •  

    prancheta
    Q45149

    Filosofia   » Conceitos Filosóficos

    Ano: 2015  Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)   Nível Superior   Prova: Professor - Filosofia

     

    Na Fundamentação da Metafísica dos Costumes, Kant (1960) apresenta a lei moral. O nome dado a essa lei moral é:  

     


     

    resolva Q45149    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q45149")    |   » Apostila de Filosofia 2025

     

     

    prancheta
    Q45150

    Filosofia   » A Política

    Ano: 2015  Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)   Nível Superior   Prova: Professor - Filosofia

     

    Em seu Curso de Filosofia Positiva, Augusto Comte apresentou a lei dos três estágios. De acordo com tal lei, “cada uma de nossas concepções principais e cada ramo de nossos conhecimentos passam necessariamente por três estágios teóricos diferentes: o estágio teológico ou fictício, o estágio metafísico ou abstrato e o estágio científico ou positivo' (Comte apud REALE; ANTISERI, 2005, p. 291). No estágio positivo, o espírito humano abre mão das especulações “para procurar apenas descobrir, com o uso bem combinado do raciocínio e da observação, suas leis efetivas, isto é, suas relações invariáveis de sucessão e de semelhança' (Comte apud REALE; ANTISERI, 2005, p. 292).
    A partir do exposto acima e da filosofia geral de Comte, considere as afirmativas abaixo. 
    I. Sua física social almeja submeter a realidade social à pesquisa científica rigorosa através da observação e do experimento, de modo precisamente idêntico ao realizado pela física e pela química.
    II. A lei geral da estática social descoberta por Comte mediante o método da física social é a conexão entre os diversos aspectos da vida social.
    III. A lei dos três estágios é a lei fundamental da dinâmica social, sendo ainda a senda do progresso humano.
    IV. À física social compete compreender os fenômenos sociais e modificá-los em benefício da sociedade em geral, sendo o estado positivo, para onde essa modificação tem lugar ou para onde ela conduz, um itinerário e um fim.
    Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

     


     

    resolva Q45150    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q45150")    |   » Apostila de Filosofia 2025

     

     

    prancheta
    Q45151

    Filosofia   » Pensamentos Políticos - Karl Marx, A Política

    Ano: 2015  Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)   Nível Superior   Prova: Professor - Filosofia

     

    Dentre as alternativas abaixo, qual NÃO pertence à maneira como Karl Marx define a alienação do trabalho? 

     


     

    resolva Q45151    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q45151")    |   » Apostila de Filosofia 2025

     

     

    prancheta
    Q45152

    Filosofia   » A Política

    Ano: 2015  Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)   Nível Superior   Prova: Professor - Filosofia

     

    Precisamente nisso enxerguei o grande perigo para a humanidade, sua mais sublime sedução e tentação – a quê? ao nada? –; precisamente nisso enxerguei o começo do fim, o ponto morto, o cansaço que olha para trás, a vontade que se volta contra a vida, a última doença anunciando-se terna e melancólica: eu compreendi a moral da compaixão, cada vez mais se alastrando, capturando e tornando doentes até mesmo os filósofos, como o mais inquietante sintoma dessa nossa inquietante cultura europeia; como o seu caminho sinuoso em direção a um novo budismo? a um budismo europeu? a um – niilismo?...' (NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da moral: uma polêmica. Tradução, notas e posfácio de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. p. 11-12.)
    De acordo com o referido fragmento e considerando a totalidade do pensamento de Friedrich Nietzsche, podemos afirmar que a alternativa INCORRETA é: 

     


     

    resolva Q45152    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q45152")    |   » Apostila de Filosofia 2025

     

     

    prancheta
    Q45153

    Filosofia   » Conceitos Filosóficos

    Ano: 2015  Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)   Nível Superior   Prova: Professor - Filosofia

     

    Acerca da fenomenologia de Edmund Husserl, analise as afirmativas abaixo e marque “V' para VERDADEIRO e “F' para FALSO.
    ( ) Enquanto saber fundado nas essências, é um conhecimento absolutamente necessário, em oposição ao conhecimento baseado na experiência empírica dos fatos contingentes.
    ( ) Analisa dados externos à consciência, ou seja, funda-se na essência dos fenômenos e na objetividade transcendental, pois as essências existem na consciência e no mundo exterior.
    ( ) O método fenomenológico deriva de uma atitude, presumidamente sem pressupostos, objetivando proporcionar ao conhecimento filosófico as bases sólidas de uma ciência de rigor.
    ( ) Busca a raiz de toda atividade filosófica e científica. Além disso, conduz à certeza do conhecimento e, por conseguinte, é ela uma disciplina a priori.
    ( ) O método fenomenológico é analítico, conduzindo a resultados específicos e cumulativos, como no caso de investigações científicas, fazendo inferências e conduzindo a teorias metafísicas.
     A sequência correta de cima para baixo encontra-se em qual alternativa?

     


     

    resolva Q45153    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q45153")    |   » Apostila de Filosofia 2025

     

     

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)