Questões para Concursos 2025

Questoes - 1224 ª Página

 

 

» Veja Provas Completas

 

 

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB)
  •  

    prancheta
    Q27044
    Ano: 2017  Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB)   Nível Superior   Prova: Professor de Libras

     

    A sintaxe da Libras, segundo Quadros & Karnopp (2004), possui particularidades em relação à modalidade linguística. Marque a alternativa que classifica CORRETAMENTE a organização sintática da Libras.

     


     

    resolva Q27044    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q27044")    |   » Apostila de Libras - Interpretação 2025

     

     

    prancheta
    Q27045
    Ano: 2017  Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB)   Nível Superior   Prova: Professor de Libras

     

    Na contemporaneidade, em relação à educação de surdos a partir de uma perspectiva cultural e da diferença, pode-se afirmar que existe um atual discurso de políticas linguísticas para surdos. Assinale a alternativa que apresenta esse discurso vinculado à comunidade surda:

     


     

    resolva Q27045    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q27045")    |   » Apostila de Libras - Interpretação 2025

     

     

    prancheta
    Q27046
    Ano: 2017  Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB)   Nível Superior   Prova: Professor de Libras

     

    Miorando (2006) menciona uma discussão sobre a formação docente acerca de uma identidade, necessária no espaço escolar para alunos surdos, e propõe que a atuação dos professores ouvintes com seus alunos ouvintes não é tão diferente daquela dos professores surdos com seus alunos surdos, pois afirma que o diferencial, no processo de ensino de uma língua, é seu tratamento como primeira língua. Abaixo estão listadas propostas feitas pela autora acerca do que seria necessário para o melhor trabalho de professores surdos com alunos surdos:
    I) Discutir o desenvolvimento linguístico, por exemplo, da criança surda, que estuda a língua de sinais como primeira língua e a língua portuguesa como segunda.
    II) Buscar formações específicas na área da surdez para trabalhar com alunos surdos e deficientes auditivos, respeitando as suas diferenças de ensino-aprendizagem.
    III) Incluir estudos sobre a história dos surdos no Brasil, os aspectos visuais de sua cultura, o desenvolvimento sócio-político do seu movimento, que talvez não seja muito diferente do de outras minorias culturais, como os afrodescendentes ou os índios fazem.
    IV) Criar materiais didáticos e visuais, com suas adaptações de conteúdos seguindo as normas curriculares propostas nas secretarias de educação.
    Marque a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS em relação à discussão feita pela autora:

     


     

    resolva Q27046    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q27046")    |   » Apostila de Libras - Interpretação 2025

     

     

    prancheta
    Q27047
    Ano: 2017  Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB)   Nível Superior   Prova: Professor de Libras

     

    O projeto “Educação de Surdos: professores surdos, professores bilíngues e intérpretes de língua de sinais”, financiado pela CAPES/PROESP (2003-2008), executado na Universidade Federal de Santa Catarina, coordenado pela prof. Drª Ronice Muller de Quadros, redundou na publicação de quatro obras: Estudos Surdos I, II, III e IV. As publicações da Série “Pesquisas em Estudos Surdos” são resultados das pesquisas produzidas em torno de conhecimentos e contextos específicos. Assim, leia as afirmativas abaixo e marque-as com V (VERDADEIRO) ou F (FALSO):
    ( ) A Série “Pesquisas em Estudos Surdos” é uma ideia que surgiu no sentido de tornar públicas as investigações que estão sendo realizadas na perspectiva clínica e de medicalização.
    ( ) As investigações que estão sendo realizadas no Brasil começam a apresentar outras possibilidades que vão além das abordagens rotineiras, ou seja, rompem com a mesmice na área dos Estudos Surdos.
    ( ) Os surdos começam a ser autores, embora, desde o primeiro volume da obra, as pesquisas tenham sido produzidas na sua grande maioria por ouvintes. Mesmo assim, esses ouvintes estão sensíveis aos olhares surdos e chamam a atenção para as perspectivas do “outro” surdo, buscando abrir espaços na academia para os surdos participarem efetivamente do processo de produção de conhecimento.
    ( ) A Série inaugura a coleção que trará pesquisas que estão sendo produzidas no campo dos Estudos Surdos. São pesquisadores surdos, pesquisadores bilíngues e intérpretes de língua de sinais desconstruindo e construindo saberes.
    ( ) Todos os trabalhos nas obras foram produzidos por meio de reflexão, que teve os surdos enquanto alunos, enquanto entrevistados, enquanto informantes. Nesse processo, esses autores desconstruíram mitos, saberes e pensares.
    ( ) Vários dos autores que colaboraram com esses trabalhos passaram a olhar o surdo na mesma dimensão da normalização, a partir da deficiência.
    Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

     


     

    resolva Q27047    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q27047")    |   » Apostila de Libras - Interpretação 2025

     

     

    prancheta
    Q27048
    Ano: 2017  Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB)   Nível Superior   Prova: Professor de Libras

     

    Silva (2008) coloca a reflexão sobre as representações do ser surdo no contexto da educação bilíngue e caminha em uma perspectiva pós-colonial, na linha de pensamento de Homi Bhabha, posicionando as representações do surdo em um discurso colonial. Marque a alternativa que NÃO menciona exemplos de discursos colonialistas:

     


     

    resolva Q27048    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q27048")    |   » Apostila de Libras - Interpretação 2025

     

     

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)