Questões para Concursos 2025

Questoes - 377 ª Página

 

 

» Veja Provas Completas

 

 

  • Ministério Público do Estado do Paraná (MP PR)
  •  

    prancheta
    Q25618

    Direito Penal   » Autoria e coautoria, Participação, Concurso de Pessoas

    Ano: 2017  Órgão: Ministério Público do Estado do Paraná (MP PR)   Nível Superior   Prova: Promotor Substituto

     

    Sobre autoria e participação, assinale a alternativa incorreta

     


     

    resolva Q25618    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q25618")    |   » Apostila de Direito Penal 2025

     

     

    prancheta
    Q12561

    Direito Penal   » Conceito de crime, Teoria Geral do Delito, Outras classificações

    Ano: 2016  Órgão: Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PM MG)   Nível Médio   Prova: Aspirante da Polícia Militar

     

    Considerando o que se estabelece a respeito das espécies e os sujeitos da infração penal, analise as assertivas abaixo e, ao final, responda o que se pede.
    I. A legislação penal brasileira utiliza uma divisão tripartida com relação às espécies de infração penal, dividindo se em crimes, delitos e contravenções.
    II. As contravenções penais são infrações de menor potencial ofensivo a que a lei comina, isoladamente, penas de prisão simples ou de multa, ou ambas, alternativa ou cumulativamente.
    III. Nos crimes permanentes o resultado se arrasta na linha do tempo necessitando de várias ações e resultados fáticos.
    IV. O sujeito passivo da infração penal é o titular do bem jurídico ofendido, posto em perigo ou agredido.
    V. Nos crimes habituais o resultado é o conjunto de ações/omissões que demonstram um estilo de vida próprio. 
    Marque a alternativa CORRETA.
     

     


     

    resolva Q12561    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q12561")    |   » Apostila de Direito Penal 2025

     

     

    prancheta
    Q12562

    Direito Penal   » Noções Gerais, Legítima defesa, Inimputabilidade por doença mental

    Ano: 2016  Órgão: Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PM MG)   Nível Médio   Prova: Aspirante da Polícia Militar

     

    Com relação às excludentes de tipicidade, de ilicitude e de culpabilidade, com fundamento no Decreto Lei n. 2.848, de 07/12/1940, que institui o Código Penal Brasileiro, marque “V” para a(s) assertiva(s) verdadeira(s) e “F” para a(s) falsa(s) e, ao final, responda o que se pede.
     ( ) A contrariedade de uma conduta com o direito, causando lesão a um bem jurídico protegido, se amolda ao conceito de antijuridicidade.
    ( ) O Código Penal prevê a hipótese de utilização da legítima defesa em situação de agressão que já cessou, além de agressão iminente, ou seja, aquela que está próxima a ocorrer.
    ( ) O agente que em virtude de perturbação de saúde mental ou por desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento, terá sua pena reduzida de um a dois terços.
    ( ) A emoção ou a paixão não exclui a imputabilidade penal.
    ( ) O agente que, por embriaguez completa, proveniente de caso fortuito ou força maior, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento, é isento de pena
    Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de respostas, na ordem de cima para baixo

     


     

    resolva Q12562    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q12562")    |   » Apostila de Direito Penal 2025

     

     

    prancheta
    Q12563

    Direito Penal   » Regimes penitenciários, Penas privativas de liberdade

    Ano: 2016  Órgão: Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PM MG)   Nível Médio   Prova: Aspirante da Polícia Militar

     

    Considerando o que prevê o Código Penal Brasileiro a respeito dos regimes de cumprimento de pena, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira e, ao final, responda o que se pede.
    1. Regime fechado
    2. Regime semiaberto
    3. Regime aberto
    ( ) A execução da pena em casa de albergado.
    ( ) A execução da pena em colônia agrícola. 
    ( ) Poderá, desde o início, cumpri-la, o condenado não reincidente, cuja pena seja igual ou inferior a quatro anos.
    ( ) A execução da pena em estabelecimento de segurança máxima ou média.
    ( ) Deverá começar a cumpri-la, o condenado a pena superior a oito anos.
    ( ) Baseia-se no senso de responsabilidade do condenado.
    ( ) O condenado fica sujeito a trabalho em comum durante o período diurno, em colônia industrial.
    Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de respostas, na ordem de cima para baixo.
     

     


     

    resolva Q12563    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q12563")    |   » Apostila de Direito Penal 2025

     

     

    prancheta
    Q12564

    Direito Penal   » Homicídio, Crimes contra a vida

    Ano: 2016  Órgão: Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PM MG)   Nível Médio   Prova: Aspirante da Polícia Militar

     

    Considerando o que estabelece pelo Código Penal Brasileiro, mais especificamente sobre o crime de homicídio, analise as assertivas abaixo e, ao final, responda o que se pede.
    I. É causa de aumento de pena, a prática do crime contra integrantes da Força Nacional de Segurança Pública, no exercício da função.
    II. É causa de diminuição de pena, no caso de feminicídio, se o crime for cometido na presença de descendentes ou de ascendente da vítima.
    III. No homicídio culposo, a pena é aumentada de 1/3 (um terço), se o crime resulta de inobservância de regra técnica de profissão, arte ou ofício.
    IV. São consideradas circunstâncias legais que qualificam o crime de homicídio, a realização do tipo penal: por motivo fútil, à traição, mediante dissimulação e com emprego de explosivo.
    Marque a alternativa CORRETA.

     


     

    resolva Q12564    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q12564")    |   » Apostila de Direito Penal 2025

     

     

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)