Questões para Concursos 2025

Questoes - 610 ª Página

 

 

» Veja Provas Completas

 

 

  • Prefeitura de Campinas
  •  

    prancheta
    Q6272
    Ano: 2016  Órgão: Prefeitura de Campinas   Nível Superior  

     

    Acerca da defesa do consumidor em juízo e das convenções coletivas de consumo, considere:

    I. A eficácia da convenção coletiva de consumo não prescinde da homologação pelo órgão de defesa do consumidor interveniente.

    II. Parte da doutrina defende a possibilidade de ações coletivas passivas consumeristas, sendo indispensável, dentre outros requisitos, que esteja preenchido o requisito de admissibilidade específico, qual seja: a representatividade adequada.

    III. Além das entidades civis de consumidores, associação de fornecedores e sindicatos de categoria econômica, os tribunais superiores têm admitido a legitimidade dos PROCONs, do Ministério Público e da Defensoria Pública para celebração de convenções coletivas de consumo.

    IV. O fornecedor que vier a se desligar da entidade signatária da convenção coletiva de consumo não pode se escusar do cumprimento das obrigações ali assumidas.

    Está correto o que se afirma APENAS em 

     


     

    resolva Q6272    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q6272")    |   » Apostila de Direito do Consumidor 2025

     

     

    prancheta
    Q10331
    Ano: 2016  Órgão: Ministério Público do Estado do Paraná (MPE PR)   Nível Superior   Prova: Promotor Substituto

     

    Assinale a alternativa incorreta:

     


     

    resolva Q10331    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q10331")    |   » Apostila de Direito do Consumidor 2025

     

     

    prancheta
    Q10330
    Ano: 2016  Órgão: Ministério Público do Estado do Paraná (MPE PR)   Nível Superior   Prova: Promotor Substituto

     

    Analise as assertivas abaixo e responda:
    I – Quanto à responsabilidade por vício do produto e do serviço, o prazo máximo de 30 dias para que o vício seja sanado é passível de redução ou ampliação, por convenção das partes.
    II – Quanto à responsabilidade pelo fato do produto e do serviço, o comerciante é objetiva e solidariamente responsável, nos casos em que o fabricante esteja identificado.
    III - No caso de fornecimento de produtos in natura, será responsável perante o consumidor o fornecedor imediato, exceto quando identificado claramente seu produtor.
    IV - Em se tratando de vícios de qualidade que diminuam o valor do serviço, sua reexecução poderá ser confiada a terceiros devidamente capacitados, por conta e risco do fornecedor.

     


     

    resolva Q10330    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q10330")    |   » Apostila de Direito do Consumidor 2025

     

     

    prancheta
    Q19343

    Direito do Consumidor   » Responsabilidade Civil, Consórcios e contratos bancários, Responsabilidade Civil no CDC

    Ano: 2014  Órgão: Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF 2)   Nível Superior   Prova: Juiz Federal

     

    As opções abaixo deturpam e contrariam enunciados de súmulas do Superior Tribunal de Justiça, salvo uma delas, que expressa orientação jurisprudencial dominante. Assinale a opção correta:

     


     

    resolva Q19343    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q19343")    |   » Apostila de Direito do Consumidor 2025

     

     

    prancheta
    Q19342

    Direito do Consumidor   » Inversão do ônus da prova, Defesa do Consumidor Em Juízo

    Ano: 2014  Órgão: Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF 2)   Nível Superior   Prova: Juiz Federal

     

    Foram propostas algumas ações em face da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT), pleiteando ressarcimento de danos oriundos do extravio de grande quantidade de cartas e postagens, efetivamente ocorrida em certa comunidade carente. Uma dessas ações é de natureza coletiva. Assinale a opção correta:

     


     

    resolva Q19342    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q19342")    |   » Apostila de Direito do Consumidor 2025

     

     

    Apostilas de Matérias Isoladas e Técnicas

    Atualizada para 2025/2026

     

     

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)