Questões para Concursos 2025

Questoes - 907 ª Página

 

 

» Veja Provas Completas

 

 

  • UFMG
  •  

    prancheta
    Q46972

    Serviço Social   » Surgimento e Institucionalização do Serviço Social , Movimento de Renovação do Serviço Social, Questão Social e Serviço Social

    Ano: 2018  Órgão: UFMG   Nível Superior   Prova: Assistente Social

     

    Tendo por base o texto “Os Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social Brasileiro na Contemporaneidade”, no qual Maria Carmelita Yazbek discorre sobre o processo de constituição das principais matrizes do conhecimento e da ação do Serviço Social brasileiro, analise as alternativas abaixo:
    I. A gênese do Serviço Social brasileiro é marcada pela relação com o ideário católico, o qual imprimiu à profissão um caráter de apostolado fundado em uma abordagem da “questão social” como problema moral e religioso e numa intervenção que prioriza a formação da família e do indivíduo para solução dos problemas e atendimento de suas necessidades materiais, morais e sociais. Portanto, em sua gênese, o Serviço Social brasileiro incidiu sobre os valores e comportamentos de seus “clientes” na perspectiva de sua integração à sociedade.
    II. Especialmente a partir dos anos 1940, o conservadorismo católico que caracterizou os anos iniciais do Serviço Social brasileiro começou a ser tecnificado ao entrar em contato com o Serviço Social norte americano e suas propostas de trabalho permeadas pelo caráter conservador da teoria social positivista. A matriz positivista foi então absorvida pelo Serviço Social brasileiro particularmente em sua orientação funcionalista, configurando para a profissão propostas de trabalho ajustadoras, com uma apreensão manipuladora, instrumental e imediata do ser social.
    III. A partir dos anos 1960 iniciou-se o questionamento à matriz positivista no Serviço Social, num contexto de mudanças econômicas, políticas, sociais e culturais do capitalismo mundial, que impuseram à América Latina um estilo de desenvolvimento excludente e subordinado. A profissão assumiu as inquietações e insatisfações deste momento histórico e direcionou seus questionamentos ao Serviço Social tradicional através de um amplo movimento, de um processo de revisão global, em diferentes níveis: teórico, metodológico, operativo e político.
    IV. O movimento de renovação do Serviço Social latino-americano impôs aos assistentes sociais a necessidade de construção de um novo projeto comprometido com as demandas das classes subalternas. É no bojo deste movimento que se iniciou a aproximação do Serviço Social latino-americano com o marxismo, configurando a apropriação da teoria social de Marx como matriz teórica para a profissão, ainda que de forma enviesada. A partir deste referencial a profissão passou a questionar sua prática institucional e seus objetivos de adaptação social, aproximando-se dos movimentos sociais. Este processo marcou o início da vertente comprometida com a ruptura com o Serviço Social tradicional.
    Em relação a essas alternativas, estão CORRETAS:

     


     

    resolva Q46972    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q46972")    |   » Apostila de Serviço Social 2025

     

     

    prancheta
    Q46973

    Serviço Social   » Instrumentos e Técnicas de Intervenção, Trabalho e Serviço Social: perfil, demanda, prática e competências profissionais, Instrumentos Técnicos-Operativos do Serviço Social

    Ano: 2018  Órgão: UFMG   Nível Superior   Prova: Assistente Social

     

    » Conteúdo Associado à Questão
    Ao discutir instrumentalidade no Serviço Social, Yolanda Guerra destaca três tendências no interior da profissão. Assinale a alternativa que NÃO preconiza nenhuma dessas tendências.

     


     

    resolva Q46973    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q46973")    |   » Apostila de Serviço Social 2025

     

     

    prancheta
    Q46974

    Serviço Social   » Instrumentos e Técnicas de Intervenção, Instrumentos Técnicos-Operativos do Serviço Social, Instrumentalidade do Serviço Social

    Ano: 2018  Órgão: UFMG   Nível Superior   Prova: Assistente Social

     

    » Conteúdo Associado à Questão
    A função de mediação que a instrumentalidade do Serviço Social encerra deve ser adequadamente dimensionada, sob pena de esconder e subsumir a dimensão ético-política da profissão, uma vez que essas mediações, necessárias à objetivação da intervenção profissional, não se reduzem ao acervo técnico-instrumental, tampouco aos conhecimentos técnicos e habilidades específicas dos sujeitos, mas incorporam padrões de racionalidade subjacentes às teorias e métodos pelos quais os agentes apreendem os fenômenos postos na realidade. É a partir dessas (re)construções mentais que os profissionais

     


     

    resolva Q46974    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q46974")    |   » Apostila de Serviço Social 2025

     

     

    prancheta
    Q46975

    Serviço Social   » Projeto Ético-Político do Serviço Social e Diretrizes Curriculares do Serviço Social, Profissão do Assistente Social e o Código de Ética do Serviço Social

    Ano: 2018  Órgão: UFMG   Nível Superior   Prova: Assistente Social

     

    Com base na construção argumentativa de Marcelo Braz e Joaquina Barata, no texto “O Projeto Ético-Político do Serviço Social”, analise as alternativas abaixo, assinalando V para verdadeiro e F para falso.
    ( ) Todo projeto profissional possui uma dimensão política e filia-se a determinado projeto societário. Essa dimensão política, no caso do projeto profissional hegemônico no Serviço Social brasileiro é definida pela inserção da profissão entre os distintos e contraditórios interesses de classes (as classes sociais antagônicas em disputa no modo de produção capitalista).
    ( ) O projeto ético-político do Serviço Social está vinculado a determinado partido político, o qual expressa seus valores e pressupostos societários e com quem as vanguardas profissionais atuam, lado a lado, no cenário das lutas e mobilizações coletivas.
    ( ) A partir das contradições de classe que determinam a profissão, os Assistentes Sociais podem, desde que num ambiente de democracia política, escolher caminhos, construir estratégias político-profissionais e definir os rumos da atuação e, com isso, projetar ações que demarquem claramente os compromissos (ético-políticos) profissionais.
    ( ) O projeto ético-político pressupõe, em si mesmo, um espaço democrático de construção coletiva, permanentemente em disputa. Essa constatação indica a coexistência de diferentes concepções do pensamento crítico, ou seja, o pluralismo de idéias no seu interior.
    ( ) Os projetos societários podem ser, em linhas gerais, transformadores ou conservadores. Assim, temos um pressuposto fundante do projeto ético-político: a sua relação ineliminável com os projetos de transformação ou de conservação da ordem social. Dessa forma, nosso projeto filia-se ora a um, ora a outro projeto de sociedade confundindo-se com ele.
    ( ) É incorreto afirmar a inviabilidade do projeto profissional. Mesmo diante das adversidades devemos reafirmar nosso projeto ético-político, pois ele fornece os insumos para enfrentar as dificuldades profissionais a partir dos compromissos coletivamente construídos pela categoria.
    ( ) Na atualidade, o projeto ético-político está sendo fortemente tensionado pelos rumos neoliberais da sociedade e por uma nova reação conservadora no seio da profissão.
    Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

     


     

    resolva Q46975    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q46975")    |   » Apostila de Serviço Social 2025

     

     

    prancheta
    Q46976

    Serviço Social   » Projeto Ético-Político do Serviço Social e Diretrizes Curriculares do Serviço Social, Profissão do Assistente Social e o Código de Ética do Serviço Social

    Ano: 2018  Órgão: UFMG   Nível Superior   Prova: Assistente Social

     

    José Paulo Netto, no texto “A Construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social” cita uma série de considerações sobre os projetos societários e profissionais. Com base no pensamento desse autor, analise as alternativas abaixo.
    I. A dimensão política, que envolve relações de poder, está presente tanto nos projetos societários quanto nos projetos profissionais. Sendo que os projetos societários constituem estruturas flexíveis e cambiantes: incorporam novas demandas e aspirações, transformam-se e se renovam conforme as conjunturas históricas e políticas.
    II. Os projetos societários, assim como os projetos coletivos, são projetos macroscópicos, isto é, possuem um nível de amplitude e inclusividade para o conjunto da sociedade.
    III. O Projeto Ético-Político Profissional do Serviço Social, que surgiu na transição da década de 1960- 1970, foi marcado pelo enfrentamento e pela denúncia do conservadorismo profissional e, nesse processo de recusa e crítica do conservadorismo, se encontram as bases desse projeto.
    IV. O espaço legitimado na academia, que permitiu a profissão estabelecer fecunda interlocução com as Ciências Sociais e criar e revelar quadros intelectuais respeitados no conjunto da categoria foi uma das condições necessárias para desenvolver e aprofundar o Projeto Ético-Político.
    V. O corpo profissional é uma unidade homogênea; nele estão presentes projetos individuais e societários diversos e, portanto, configura um espaço plural do qual podem surgir projetos profissionais diferentes.
    Em relação a essas alternativas estão CORRETAS:

     


     

    resolva Q46976    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q46976")    |   » Apostila de Serviço Social 2025

     

     

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)