Questões para Concursos 2025

Questoes - 909 ª Página

 

 

» Veja Provas Completas

 

 

  • UFMG
  •  

    prancheta
    Q46982

    Serviço Social   » Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, Política Educacional, Educação e Serviço Social

    Ano: 2018  Órgão: UFMG   Nível Superior   Prova: Assistente Social

     

    Os estudos empreendidos pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS, 2011) sobre a inserção do Assistente Social na política educacional indicam, como elementos decisivos para a organização e a condução do trabalho deste profissional:
    I. a identificação dos principais sujeitos políticos e de seus respectivos projetos educacionais em disputa na sociedade, assim como suas expressões no âmbito das principais legislações do campo educacional.
    II. a construção de um projeto de intervenção que atualize o progressivo confronto teórico com a realidade.
    III. o desenvolvimento e a aplicação das políticas educacionais, de acordo com critérios previamente definidos.
    IV. a apropriação e o aprofundamento das produções teóricas sobre a realidade educacional brasileira.
    V. a apreensão das tendências que hoje se afirmam nas instâncias de controle social da área de educação.
    Em relação a essas afirmativas, estão CORRETAS:

     


     

    resolva Q46982    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q46982")    |   » Apostila de Serviço Social 2025

     

     

    prancheta
    Q46983

    Serviço Social   » Política Educacional, Educação e Serviço Social, Serviço Social na Educação

    Ano: 2018  Órgão: UFMG   Nível Superior   Prova: Assistente Social

     

    Considerando as reflexões contidas no artigo “Refletindo Sobre a Diversidade de Gênero no Campo da Educação”, de Maria Helena Santana Cruz, relacione a primeira coluna com a segunda:
    1. Diversidade 
    2. Sexo 
    3. Gênero
    4. Rol de gênero 
    ( ) Entende-se a “ação socialmente objetivada” e institucionalizada pela qual cada indivíduo se comporta segundo um modelo preestabelecido com respeito a ser homem ou ser mulher.
    ( ) Consiste nas diferenças visíveis e invisíveis entre as pessoas, que incluem gênero, habilidades mentais e físicas, raça, etnia, identidade sexual, religião, nível educacional, idade, status conjugal, poder aquisitivo.
    ( ) Refere-se às características biológicas que nos fazem machos ou fêmeas, indivíduos diferenciados por nossos atributos sexuais. 
    ( ) Faz referência à mudança, à construção psicológica, social e cultural das características consideradas femininas ou masculinas, habitualmente adquiridas por homens e mulheres. É entendido como um conjunto de normas, valores, conceitos e praticas através das quais as diferenças biológicas entre homens e mulheres são cultural e simbolicamente significadas, surgindo como forma de distinguir as diferenças biológicas socioculturais construídas.
    Assinale a opção que contém a sequência CORRETA:

     


     

    resolva Q46983    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q46983")    |   » Apostila de Serviço Social 2025

     

     

    prancheta
    Q46984

    Serviço Social   » Condições e Mercado de Trabalho do Assistente Social, Transformações Societárias, mundo do trabalho e Estado capitalista, Trabalho e Serviço Social: perfil, demanda, prática e competências profissionais

    Ano: 2018  Órgão: UFMG   Nível Superior   Prova: Assistente Social

     

    » Conteúdo Associado à Questão
    Os autores afirmam que as mudanças no mundo do trabalho marcaram as três últimas décadas, justificando e impondo transformações nas formas de organizar o trabalho e reorganizar o mercado, em consonância com a fase de acumulação flexível do capital, com alterações importantes à vida dos trabalhadores, EXCETO por

     


     

    resolva Q46984    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q46984")    |   » Apostila de Serviço Social 2025

     

     

    prancheta
    Q46985

    Serviço Social   » Questão Social e Serviço Social, Condições e Mercado de Trabalho do Assistente Social, Transformações Societárias, mundo do trabalho e Estado capitalista

    Ano: 2018  Órgão: UFMG   Nível Superior   Prova: Assistente Social

     

    » Conteúdo Associado à Questão
    Analise as alternativas abaixo:
    I. O assédio moral é um processo e não um simples ato de violência. Contém intencionalidade, o que é próprio da atividade humana, e difere da instintiva impulsividade ou agressividade dos animais. E, inegavelmente, atos de violência psicológica mantêm estreito vínculo com o assédio moral.
    II. O assédio moral nasce do nada, não há um evento que o desencadeia. Ele visa, apenas, forçar o outro a permanecer no emprego, no setor e na empresa.
    III. O assédio moral, também chamado de violência visível, é considerado pela maioria dos autores o mais poderoso e destrutivo método de controle, sendo sua nocividade potencializada quando aliada à violência física.
    IV. O assédio moral apresenta as principais características: temporalidade, intencionalidade, direcionalidade, repetitividade e habitualidade, localização e degradação deliberada das condições de trabalho.
    Em relação a essas alternativas, estão CORRETAS:

     


     

    resolva Q46985    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q46985")    |   » Apostila de Serviço Social 2025

     

     

    prancheta
    Q46986

    Serviço Social   » Condições e Mercado de Trabalho do Assistente Social, Transformações Societárias, mundo do trabalho e Estado capitalista, Saúde do Trabalhador

    Ano: 2018  Órgão: UFMG   Nível Superior   Prova: Assistente Social

     

    Considerando o artigo “Diagnóstico e Nexo com Trabalho”, de Sílvia Rodrigues Jardim, Andréa Ramos e Débora Miriam Raab Glina, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas.
    ( ) O médico é o único profissional com instrumentos à mão que permitem reconhecer a precocidade de agravos relacionados ao trabalho. Outros profissionais cuja atenção está voltada às relações que cercam condições de trabalho / riscos de adoecimento, tais como o serviço social, a psicologia, a enfermagem, a engenharia de segurança e o direito do trabalho nada podem fazer.
    ( ) O estabelecimento da relação causal entre agravos à saúde mental e o trabalho é objeto de questionamentos entre os diferentes profissionais vinculados aos serviços de saúde, aos órgãos previdenciários, aos sindicatos e aos serviços de medicina e segurança do trabalho das empresas.
    ( ) O trabalho está entre os fatores psicossociais de risco capazes de influenciar o desenvolvimento da dependência do álcool e suas manifestações. O álcool apresenta efeitos farmacológicos popularmente conhecidos e utilizados: é calmante, euforizante, estimulante, relaxante, indutor do sono, anestésico e antisséptico.
    ( ) As decepções sucessivas em situações de trabalho frustrantes, as perdas acumuladas ao longo dos anos de trabalho, as exigências excessivas de desempenho cada vez maior, geradas pelo excesso de competição, implicando em ameaça permanente de perda do lugar na hierarquia da empresa, e a perda efetiva da posição ocupada ou do posto de trabalho, no caso de demissão, podem determinar depressões mais ou menos graves, mais ou menos protraídas.
    Assinale a opção que contém a sequência CORRETA:

     


     

    resolva Q46986    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q46986")    |   » Apostila de Serviço Social 2025

     

     

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)