Questões COMPERVE para Concursos 2025

Questoes COMPERVE - 68 ª Página

 

 

» Veja Provas Completas COMPERVE

 

 

  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UF RN)
  •  

    prancheta
    Q51763

    Enfermagem   » Doenças Renais

    Ano: 2018 Banca: COMPERVE   Órgão: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UF RN)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    A diálise peritoneal é um procedimento para a remoção de substâncias tóxicas e metabólicas normalmente excretadas pelos rins e para auxiliar a regularização de fluidos e balanço eletrolítico. O procedimento é realizado infundindo um fluido para diálise na cavidade peritoneal através de um cateter. Uma das modalidades da diálise peritoneal é a diálise peritoneal contínua e ambulatorial (CAPD) que é realizada diariamente, cerca de 4 a 5 vezes ao dia e de forma manual, pelo paciente e/ou familiar treinados. Em relação ao CAPD, analise as afirmativas abaixo.
    I Antes de infundir a solução de diálise peritoneal, o enfermeiro deve observar a aparência da solução – deve ser turva, devido à alta concentração de glicose que varia entre 4,25% a 10%.
    II A técnica de infusão de solução de diálise e de interrupção temporária da diálise não precisa ser asséptica, mas limpa, uma vez que é o paciente e/ou familiar quem realiza o CAPD de forma manual em seu domicílio.
    III Dentre as complicações do CAPD estão a peritonite, a perda excessiva de líquidos por uso de uma solução de diálise concentrada (4,25%) e a retenção excessiva de líquido que pode ser por ingesta excessiva de sal ou de líquidos orais.
    IV Quando o fluxo de saída do líquido for lento ou ausente, deve-se verificar se o equipo está dobrado. Pode-se também reposicionar o paciente de um lado a outro ou aplicar pressão manual sobre os aspectos laterais do abdome para ajudar a aumentar a drenagem.
    Estão corretas as afirmativas 

     


     

    resolva Q51763    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q51763")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q51764
    Ano: 2018 Banca: COMPERVE   Órgão: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UF RN)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    » Conteúdo Associado à Questão
    De acordo com o Ministério da Saúde (2016), a adolescente foi incluída no pré-natal com assistência qualificada e abordagem diferenciada por fazer parte da faixa etária de

     


     

    resolva Q51764    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q51764")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q51765
    Ano: 2018 Banca: COMPERVE   Órgão: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UF RN)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    » Conteúdo Associado à Questão
    Em se tratando de uma adolescente, para o retorno seguro à atividade sexual, a enfermeira da unidade de saúde reforçou as orientações sobre o uso de preservativo associado a outro método contraceptivo, disponibilizando-os e considerando como primeira ordem para escolha, segundo o Ministério da Saúde (2015), o

     


     

    resolva Q51765    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q51765")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q51766
    Ano: 2018 Banca: COMPERVE   Órgão: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UF RN)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    A Caderneta de Saúde da Criança é um documento importante para acompanhar a saúde, o crescimento e o desenvolvimento da criança, do nascimento até os 9 anos (BRASIL, 2017 ). Nela, a vigilância do crescimento infantil é acompanhada por meio de anotações realizadas pelos profissionais de saúde. Em relação à vigilância do crescimento infantil, analise as afirmativas abaixo.
    I A Caderneta de Saúde da Criança possui os gráficos de crescimento do perímetro cefálico, do perímetro torácico, da circunferência abdominal, peso para idade e índice de massa corporal (IMC) para a idade.
    II Várias medidas de crescimento da criança, quando colocadas como pontos no gráfico ao longo do tempo e unidas entre si, formam uma linha. Um traçado horizontal indica que a criança não está crescendo, o que necessita ser investigado.
    III Os pontos de corte utilizados nas distintas curvas estão representados em escores z, que indicam unidades do desvio-padrão do valor da mediana (escore z 0).
    IV Para utilizar a curva da Organização Mundial de Saúde em crianças pré-termo, deve-se corrigir a idade cronológica até 12 meses, ou seja, é preciso descont ar o número de semanas que faltaram para atingir a idade gestacional de 37 semanas.
    De acordo com a Caderneta de Saúde da Criança (2017), estão corretas as afirmativas

     


     

    resolva Q51766    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q51766")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q51767
    Ano: 2018 Banca: COMPERVE   Órgão: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UF RN)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    O desconforto respiratório é o nome adotado para a disfunção respiratória de recém-nascidos, sendo primariamente uma doença relacionada ao atraso no desenvolvimento da maturação pulmonar (Hockenberg, 2014). O termo síndrome do desconforto respiratório (SDR) é frequentemente aplicado a essa grave disfunção pulmonar que é responsável por mais mortes e complicações respiratórias e neurológicas nos recém-nascidos. Em relação à SDR em recém-nascidos, analise as afirmativas abaixo.
    I O tratamento da SDR baseia-se no estabelecimento imediato da oxigenação, ventilação e cuidados de suporte adequados, voltando-se, ainda, às medidas necessárias a todos os recém-nascidos pré-termo.
    II A alimentação ao seio está contraindicada em situações de aumento da frequência respiratória, devido ao aumento de risco de aspiração e, nesses casos , estimula-se a alimentação artificial por gavagem.
    III A administração do surfactante exógeno, por via endovenosa, em recém-nascidos pré-termo, demonstrou melhora nos padrões da gasometria venosa e nos parâmetros da ventilação.
    IV A administração de corticoide para a gestante pode prevenir e modificar a evolução da SDR no recém-nascido, otimizar os efeitos da terapêutica com o surfactante, após o nascimento, e reduzir a incidência de hemorragia peri-intraventricular.

    Estão corretas as afirmativas

     


     

    resolva Q51767    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q51767")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)