Questões FCC para Concursos 2025

Questoes FCC - 30 ª Página

 

 

» Veja Provas Completas FCC

 

 

  • Companhia de Saneameto Básico do Estado de São Paulo (Sabesp)
  •  

    prancheta
    Q56597

    Português   » Pontuação

     

    » Conteúdo Associado à Questão
    As frases abaixo referem-se à pontuação do texto.
    I. Em Porque isso pressupõe que se nos confrontamos (3º parágrafo), caso se acrescente uma vírgula imediatamente após “que”, isola-se corretamente uma oração intercalada.
    II. Em “estado de sítio”: uma série de garantias (2º parágrafo), os dois-pontos podem ser substituídos por vírgula seguida de “pois”, já que se segue uma explicação.
    III. Em Não quero dizer que os não brancos (último parágrafo), pode-se substituir “que” por dois-pontos mantendo-se o sentido e a correção.
    Está correto o que consta em

     


     

    resolva Q56597    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q56597")    |   » Apostila de Português 2025

     

     

    prancheta
    Q56596

    Português   » Ortografia, Emprego do hífen

     

    » Conteúdo Associado à Questão
    Quanto ao uso do hífen no texto, é correto afirmar que:

     


     

    resolva Q56596    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q56596")    |   » Apostila de Português 2025

     

     

    prancheta
    Q63508

    Português   » Morfologia - Verbos, Flexão de voz (ativa, passiva, reflexiva)

    Ano: 2018 Banca: FCC   Órgão: Prefeitura de Macapá   Nível Superior   Prova: Psicólogo

     

    » Conteúdo Associado à Questão
    A construção que, no contexto, admite transposição para a voz passiva é:

     


     

    resolva Q63508    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q63508")    |   » Apostila de Português 2025

     

     

    prancheta
    Q56595

    Português   » Interpretação de Textos

     

    » Conteúdo Associado à Questão
    No contexto, com a frase o racismo tal como se desenvolveu no mundo moderno, implica a existência de mecanismos institucionais coercivos na atribuição de uma identidade (último parágrafo), o entrevistado chama atenção para 

     


     

    resolva Q56595    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q56595")    |   » Apostila de Português 2025

     

     

    prancheta
    Q63505

    Português   » Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Interpretação de Textos

    Ano: 2018 Banca: FCC   Órgão: Prefeitura de Macapá   Nível Superior   Prova: Psicólogo

     

    » Conteúdo Associado à Questão
    Considere as afirmações abaixo a respeito do texto.
    I. O objetivo do autor é propor soluções viáveis para a falta de sincronia que se estabelece, conforme demonstram investigações científicas, entre o relógio interno de cada um, regido pelo ritmo circadiano, e os horários socialmente estabelecidos para o início das atividades diárias.
    II. No texto, o autor expõe descobertas a respeito do efeito do ritmo circadiano sobre o organismo e aponta para possíveis problemas de saúde decorrentes do descompasso entre tal ritmo e os horários estabelecidos pela vida em sociedade.
    III. Depreende-se do 4o parágrafo que é errônea a noção de que o comportamento das pessoas que acordam muito cedo ou das que ficam acordadas até tarde seria uma característica pessoal a ser controlada de forma racional.

    Está correto o que se afirma APENAS em

     


     

    resolva Q63505    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q63505")    |   » Apostila de Português 2025

     

     

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)