Questões VUNESP para Concursos 2025

Questoes VUNESP - 1863 ª Página

 

 

» Veja Provas Completas VUNESP

 

 

  • Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos (SP)
  •  

    prancheta
    Q73765

    História   »

    Ano: 2018 Banca: VUNESP   Órgão: Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos (SP)   Nível Superior   Prova: Professor de História

     

    Não se discute mais se o patrimônio cultural do país constitui-se apenas dos bens de valor excepcional ou também daqueles de valor cotidiano; se inclui monumentos individualizados ou em conjunto; se apenas a arte erudita merece proteção ou também as manifestações populares; se contém apenas os bens produzidos pelo homem ou se engloba também bens naturais; se esses bens da natureza envolvem somente os dotados de excepcional valor paisagístico ou inclusive o simples ecossistema.
    (Ricardo Oriá. Memória e ensino de História.
    Em Circe Bittencourt (org.). O saber histórico na sala de aula.)
    Dessa forma, são considerados patrimônio cultural os bens que

     


     

    resolva Q73765    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q73765")    |   » Veja Apostilas Vunesp 2025

     

     

    prancheta
    Q73764

    História   »

    Ano: 2018 Banca: VUNESP   Órgão: Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos (SP)   Nível Superior   Prova: Professor de História

     

    Os documentos são fundamentais no trabalho de produção do conhecimento histórico. Mas, a noção que se tem de documento, as abordagens e os tratamentos que fundamentam a sua utilização têm sofrido transformações ao longo do tempo.
    (Parâmetros Curriculares Nacionais. Vol. História.)
    Nesse sentido, é correto afirmar que

     


     

    resolva Q73764    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q73764")    |   » Veja Apostilas Vunesp 2025

     

     

    prancheta
    Q73768

    História   »

    Ano: 2018 Banca: VUNESP   Órgão: Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos (SP)   Nível Superior   Prova: Professor de História

     

    O aprofundamento de estudos culturais, principalmente no diálogo da História com a Antropologia, tem contribuído para um debate sobre os conceitos de cultura e de civilização. Alguns historiadores rejeitam o conceito de civilização [...].
    (Parâmetros Curriculares Nacionais. Vol. História.)
    Essa rejeição

     


     

    resolva Q73768    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q73768")    |   » Veja Apostilas Vunesp 2025

     

     

    prancheta
    Q73767

    História   »

    Ano: 2018 Banca: VUNESP   Órgão: Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos (SP)   Nível Superior   Prova: Professor de História

     

    Leia o trecho de uma entrevista com o historiador Peter Burke.
        Eu me identifiquei com os heróis do movimento e sua luta contra a dominação de uma história mais tradicional, identificação que foi ajudada pelo fato de que o tipo de história contra a qual Bloch e Febvre se rebelaram ainda ser a história dominante em Oxford. Pensei vagamente em estudar com Braudel em Paris, mas a vida que levava em Oxford também me cativava, e desisti da ideia. O ideal que desenvolvi, entretanto, foi de escrever história ao modo do movimento, mais ou menos sozinho. Tentei fazer isso num livro que escrevi nos anos 60 sobre o Renascimento italiano. Nesse livro, tentei combinar histoire sérielle com a abordagem alemã de história cultural.
    (Maria Lúcia Garcia Pallares-Burke. As muitas faces da história. Nove entrevistas. Adaptado.)
    Peter Burke faz referência, nesse excerto,

     


     

    resolva Q73767    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q73767")    |   » Veja Apostilas Vunesp 2025

     

     

    prancheta
    Q73766

    História   »

    Ano: 2018 Banca: VUNESP   Órgão: Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos (SP)   Nível Superior   Prova: Professor de História

     

    Houve um episódio curioso ocorrido no ano de 1971, num pequeno e longínquo povoado amazônico, durante a inauguração de um trecho da Rodovia Transamazônica. Sabemos que a própria rodovia é, hoje, uma imensa ficção, mas isto é um “detalhe”. A tal inauguração coincidiu com a exibição, no único cinema do povoado, de um filme sobre vampiros, que causou grande impressão sobre todos os habitantes. No dia da inauguração, foram vistos automóveis pretos, em grande número, certamente ligados à comitiva presidencial. Imediatamente espalhou-se a notícia por todo o povoado de que os vampiros estavam chegando à região, que já tinham atacado outros lugares oferecendo bombons às crianças, para, a seguir, agarrá- -las e chupar o seu sangue. Como consequência desses boatos, estabeleceu-se um pânico generalizado no povoado: homens agarrando suas armas, gente rezando, e mães desesperadas buscando seus filhos.
    (Elias Thomé Saliba. “Experiências e representações sociais sobre o consumo de imagens”. Em Circe Bittencourt (org.).O saber histórico na sala de aula. Adaptado)
    Para Saliba, esse episódio permite

     


     

    resolva Q73766    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q73766")    |   » Veja Apostilas Vunesp 2025

     

     

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)