Questões VUNESP para Concursos 2025

Questoes VUNESP - 2233 ª Página

 

 

» Veja Provas Completas VUNESP

 

 

  • Prefeitura de Marília (SP)
  •  

    prancheta
    Q89309

    Atualidades   » Política , Política no Brasil

    Ano: 2019 Banca: VUNESP   Órgão: Prefeitura de Marília (SP)   Nível Superior   Prova: Engenheiro Civil

     

    O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que na semana passada anunciou que teria encontrado “inconsistências em alguns projetos”, se reuniu na segunda- -feira em Brasília com os embaixadores dos países que financiam quase todo o dinheiro do fundo gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
    (https://bit.ly/2JIEnU8. Publicado em 30.09.2019)
    O texto se refere ao Fundo

     


     

    resolva Q89309    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q89309")    |   » Veja Apostilas Vunesp 2025

     

     

    prancheta
    Q89310

    Atualidades   » América Latina na Atualidade

    Ano: 2019 Banca: VUNESP   Órgão: Prefeitura de Marília (SP)   Nível Superior   Prova: Engenheiro Civil

     

    As fronteiras com o Brasil e a Colômbia completam 30 dias de bloqueio neste sábado. Em meio a uma disputa pelo poder, divisão política internacional, repressão do governo contra a população e prejuízos econômicos, a tensão aumenta na América Latina. A ajuda humanitária solicitada pelo autoproclamado presidente interino para o “Dia D” foi frustrada.
    (https://glo.bo/2UevHdd. Publicado em 23.03.2019)
    A tensão política apontada no texto se refere à crise

     


     

    resolva Q89310    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q89310")    |   » Veja Apostilas Vunesp 2025

     

     

    prancheta
    Q57575
    Ano: 2019 Banca: VUNESP   Órgão: Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ SP)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    A chanceler alemã, Angela Merkel, disse nesta segunda-feira (29 de outubro) que não buscará um quinto mandato na chefia de governo em 2021 e que deixará a liderança da União dos Democratas Cristãos (CDU) no fim de 2018. “É hora de dar início a um novo capítulo”, afirmou à imprensa, na saída de uma reunião com correligionários, acrescentando que a mudança traz mais oportunidades do que riscos. “Em 2021, não voltarei a disputar a chancelaria nem uma cadeira no Parlamento. E não concorrerei mais a cargos políticos.”
    (Folha de S.Paulo, 29 out.18. Disponível em: . Adaptado)

    Entre as razões para as afirmações de Merkel, é correto identificar

     


     

    resolva Q57575    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q57575")    |   » Veja Apostilas Vunesp 2025

     

     

    prancheta
    Q57576
    Ano: 2019 Banca: VUNESP   Órgão: Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ SP)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    As eleições de meio de mandato nos Estados Unidos, que ocorreram nesta terça-feira, 6 de novembro, vão eleger representantes para as 435 cadeiras da Câmara e um terço do Senado, além de 36 dos 50 governadores.
    (Estado de S.Paulo, 6 nov.18. Disponível em: . Adaptado)
    As eleições de meio de mandato marcaram o controle 

     


     

    resolva Q57576    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q57576")    |   » Veja Apostilas Vunesp 2025

     

     

    prancheta
    Q57577
    Ano: 2019 Banca: VUNESP   Órgão: Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ SP)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    TRECHO I
    O presidente ordenou a prisão do comandante do Exército por 30 dias, após este se pronunciar publicamente contra um projeto de lei impulsionado pelo governo. O comandante se manifestou contra uma reforma do sistema de pensões militares e uma nova lei orgânica para as Forças Armadas. A detenção conta a partir de segunda-feira (17 de setembro).
    (Folha de S.Paulo, 13 set.18. Disponível em: . Adaptado)
    TRECHO II
    O Exército destituiu nesta semana o diretor da Escola Militar por permitir, em um ato da instituição, uma homenagem a um condenado por crimes cometidos durante a ditadura.
    (Exame, 16 out.18. Disponível em: . Adaptado)

    Os trechos I e II abordam, respectivamente, situações vividas

     


     

    resolva Q57577    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q57577")    |   » Veja Apostilas Vunesp 2025

     

     

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)