Questões IBFC para Concursos 2025

Questoes IBFC - 648 ª Página

 

 

» Veja Provas Completas IBFC

 

 

  • Secretaria de Estado da Saúde do Acre (AC)
  •  

    prancheta
    Q90867

    Biomedicina   » Parasitologia , Fundamentos dos Métodos Aplicados em Parasitologia e Seus Critérios de Utilização

     

    » Conteúdo Associado à Questão
    O exame microscópico da gota espessa é utilizado para investigar a presença do plasmódio no sangue. A respeito da técnica de coloração, assinale a alternativa correta.

     


     

    resolva Q90867    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q90867")    |   » Apostila de Biomedicina 2025

     

     

    prancheta
    Q90868

    Biomedicina   » Urinálise e Outros Líquidos Corporais , Exame De Rotina De Urina: Coleta, Realização E Interpretação

     

    A presença de cristais na urina normalmente é uma situação normal e que pode acontecer devido aos hábitos alimentares, pouca ingestão de água e mudança na temperatura corporal. Entretanto, quando os cristais estão presentes em concentrações mais elevadas podem ser indicativo de alguma doença, como cálculo renal, gota e infecções urinárias. Em relação aos cristais presentes em urina ácida, assinale a alternativa correta.

     


     

    resolva Q90868    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q90868")    |   » Apostila de Biomedicina 2025

     

     

    prancheta
    Q90924

    Biomedicina   » Imunologia em Biomedicina , Imunologia Básica

    Ano: 2019 Banca: IBFC   Órgão: Secretaria de Estado da Saúde do Acre (SESACRE)   Nível Superior   Prova: Biólogo

     

    A histocompatibilidade é a compatibilidade ou equivalência entre células, tecidos e órgãos. A busca pelo doador com melhor compatibilidade é um trabalho minucioso. Uma série de exames é necessária para conseguir o melhor resultado. Existem vários graus de compatibilidade tecidual e quantomaior essa compatibilidade, menor será o índice de rejeição. O complexo principal de histocompatibilidade (MHC: major histocompatibility complex) representa a região gênica que codifica as moléculas de histocompatibilidade responsáveis pela apresentação de antígenos ao sistema imune. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta

     


     

    resolva Q90924    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q90924")    |   » Apostila de Biomedicina 2025

     

     

    prancheta
    Q90925

    Biomedicina   » Biologia Molecular em Biomedicina

    Ano: 2019 Banca: IBFC   Órgão: Secretaria de Estado da Saúde do Acre (SESACRE)   Nível Superior   Prova: Biólogo

     

    É consenso que a PCR (Polymerase Chain Reaction; reação em cadeia de polimerase) é uma das técnicas que mais revolucionou a medicina nos últimos tempos, tornando a medicina molecular um verdadeiro ramo da clínica médica. Com relação à Técnica de PCR, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

     


     

    resolva Q90925    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q90925")    |   » Apostila de Biomedicina 2025

     

     

    prancheta
    Q90926

    Biomedicina   » Imunologia em Biomedicina , Imunologia Básica

    Ano: 2019 Banca: IBFC   Órgão: Secretaria de Estado da Saúde do Acre (SESACRE)   Nível Superior   Prova: Biólogo

     

    Sobre testes laboratoriais e interpretação de resultados, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
    I. Quando a concentração de linfócitos está elevada pode significar: Infecções crônicas, mononucleose infecciosa e outras infecções virais, leucemia linfocítica crônica, doença de Hodgkin, colite ulcerativa, hipoadrenalismo, trombocitopenia idiopática.
    II. Quando a concentração de linfócitos está diminuída pode significar: AIDS, supressão da medula óssea por agentes quimioterápicos ou quimioterapia, anemia aplásica, neoplasias, esteroides, hiperfunção adrenocortical, distúrbios neurológicos (esclerose múltipla, miastenia grave, síndrome de Guillain-Barré).
    III. Os linfócitos CD4 são calculados como total de leucócitos X% de linfócitos X% de linfócitos corados com CD4. Eles se apresentam em número reduzido na AIDS e em outras disfunções imunológicas.
    IV As principais causas da linfocitopenia são de origem destrutiva (radiação, quimioterapia, corticosteroides); por fato debilitante (fome, anemia aplásica, câncer terminal, doença vascular do colágeno, insuficiência renal); por causa infecciosa (hepatite viral, gripe, febre tifoide); podem estar associadas à AIDS (efeito citopático do HIV, desequilíbrio nutricional, efeito das drogas); por imunodeficiência congênita (síndrome de Wiskott-Aldrich); por circulação linfática anormal (linfangiectasia intestinal, obstrução).
     

     


     

    resolva Q90926    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q90926")    |   » Apostila de Biomedicina 2025

     

     

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)