?>


Questões Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) 2025

 

  • Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  •  

    prancheta
    Q21857
    Ano: 2017  Órgão: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)   Nível Superior   Prova: Assistente Social

     

    Marque a alternativa INCORRETA:
    Segundo Iamamoto (2007), a subordinação da educação à acumulação do capital gera, EXCETO:
     

     


     

    resolva Q21857    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q21857")    |   » Apostila de Serviço Social 2025

     

     

    prancheta
    Q21858
    Ano: 2017  Órgão: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)   Nível Superior   Prova: Assistente Social

     

    Marque V para as afirmativas Verdadeiras, e F para as Falsas.
    Para Iamamoto (2007), “a investigação, quando compromissada em libertar a verdade de seu confinamento ideológico, é certamente um espaço de resistência e de luta.” Neste sentido, a investigação é uma atividade fundamental para:  
    ( ) Subsidiar a construção de alternativas críticas ao enfrentamento da questão social.
    ( ) Imprimir padrões de excelência acadêmica à instituição universitária, através de convênios para prestação de serviços.
    ( ) Subsidiar a consolidação de propostas profissionais que fortaleçam a ruptura com o conservadorismo.
    ( ) Contribuir para a formulação de políticas sociais alternativas aos dogmas sociais.
    ( ) Formar novas gerações de pesquisadores, voltadas à educação terciária moderna.
    Marque a alternativa CORRETA:
     

     


     

    resolva Q21858    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q21858")    |   » Apostila de Serviço Social 2025

     

     

    prancheta
    Q21859
    Ano: 2017  Órgão: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)   Nível Superior   Prova: Assistente Social

     

    De acordo com Lima (2012), o desenvolvimento da educação superior brasileira ocorre sob as bases do padrão dependente de educação expresso na transplantação de conhecimentos e tecnologias dos países centrais. Estas análises indicam que:
    I . Inicialmente, a expansão da educação superior caracterizou-se pela marca de um intocável privilégio social, que começava e terminava nas fronteiras das camadas dominantes.
    II . No regime burguês-militar, essa expansão se deu pela ampliação de acesso para formação de um letrado com aptidões gerais, e pelo incentivo a um perfil empreendedor de trabalhador docente.
    III . No governo Cardoso, a expansão caracterizou-se pelo aumento do número de IES privadas e pela privatização interna das IES públicas, a partir dos cursos pagos e das parcerias universidades-empresas.
    IV . A expansão da educação superior no governo Lula pode ser identificada através de dois grandes eixos temáticos: a mercantilização da educação e a hierarquização em larga escala entre unidades e/ou universidades federais.
    Considerando as afirmativas acima, marque a alternativa CORRETA: 
     

     


     

    resolva Q21859    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q21859")    |   » Apostila de Serviço Social 2025

     

     

    prancheta
    Q21865
    Ano: 2017  Órgão: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)   Nível Superior   Prova: Assistente Social

     

    no QUESTÃO ANULADA

    Marque a alternativa CORRETA:
    “O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e os Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS) constituem, em seu conjunto, uma entidade com personalidade jurídica e forma federativa, com o objetivo básico de disciplinar e defender o exercício da profissão de Assistente Social em todo território nacional.” (Lei 8662, de 7 de junho de 1993). Com base na referida lei, compete ao: 
     

     


     

    resolva Q21865    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q21865")    |   » Apostila de Serviço Social 2025

     

     

    prancheta
    Q21864
    Ano: 2017  Órgão: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)   Nível Superior   Prova: Assistente Social

     

     Complete a frase e assinale a alternativa CORRETA:
    De acordo com a Resolução CFESS 568, de 15/03/2010, a Instituição de Ensino, quando notificada pelo CRESS sobre a aplicação de multa por descumprimento das normas estabelecidas na Resolução CFESS 533/08, tem o prazo de ______ dias corridos, a contar do recebimento da notificação para pagamento de multa e regularização da irregularidade ou apresentação de impugnação.
     

     


     

    resolva Q21864    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q21864")    |   » Apostila de Serviço Social 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)