?>


Questões Prefeitura de Terra Alta 2025

 

  • Prefeitura de Terra Alta
  •  

    prancheta
    Q55577
    Ano: 2015 Banca: INAZ   Órgão: Prefeitura de Terra Alta   Nível Superior   Prova: Enfermeiro 

     

    A Hanseníase é uma doença infecciosa, crônica, de grande magnitude e alto poder incapacitante que atinge especialmente a faixa etária economicamente ativa, sendo assim, ela é considerada um problema de saúde pública (BRASIL, 2007) Selecione as alternativas corretas relacionadas a esta patologia:
    I - Os sintomas acometem apenas pele e os nervos periféricos, não há manifestações que possam comprometer articulações, olhos, testículos, gânglios ou outros órgãos.
    II - O alto potencial incapacitante da hanseníase está diretamente relacionado à capacidade de penetração do Mycobacterium leprae na célula nervosa e seu poder imunogênico.
    III - Os exames dermatológicos consistem na identificação de lesões de pele por meio de inspeção de toda a superfície corporal do paciente e realização de pesquisa de sensibilidade térmica, dolorosa e tátil nas lesões e/ou áreas suspeitas para verificar qualquer alteração.
    IV - Vários materiais podem ser utilizados para os testes da sensibilidade. Para avaliar a sensibilidade ao calor, usar um tubo com água quente e fria; para usar sensibilidade à dor, usar a cabeça de um alfinete; e para a sensibilidade ao tato, um chumaço de algodão.
    V - A principal via de eliminação do bacilo pelo doente e a mais provável via de entrada deste no organismo são as vias aéreas superiores (mucosa nasal e orofaringe), através de contato íntimo e prolongado, muito freqüente na convivência domiciliar. Por isso, o domicílio é apontado como importante espaço de transmissão da doença. A hanseníase não é de transmissão hereditária (congênita) e também não há evidências de transmissão nas relações sexuais.
    Marque as alternativas corretas

     


     

    resolva Q55577    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q55577")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q55586

    Enfermagem   » Hipertensão Arterial Sistêmica, Doenças Crônicas Não Transmissíveis

    Ano: 2015 Banca: INAZ   Órgão: Prefeitura de Terra Alta   Nível Superior   Prova: Enfermeiro 

     

    De acordo com Brasil (2013), a hipertensão arterial sistêmica (HAS) é responsável por uma alta taxa de morbimortalidade e perda significativa da qualidade de vida, o que reforça a importância do diagnóstico precoce. Seu diagnóstico não necessita de alta tecnologia, e a doença pode ser tratada e controlada com mudanças de hábito, com medicamentos de baixo custo e de poucos efeitos colaterais, que são eficazes e de fácil aplicabilidade na Atenção Básica. Acerca desse assunto marque a alternativa errada. 

     


     

    resolva Q55586    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q55586")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q55585
    Ano: 2015 Banca: INAZ   Órgão: Prefeitura de Terra Alta   Nível Superior   Prova: Enfermeiro 

     

    Na análise regional do Brasil, o câncer do colo do útero destaca-se como o primeiro mais incidente na região norte com 24 casos por 100 mil habitantes (BRASIL, 2011). O profissional de saúde, no desempenho de suas atribuições, quanto ao rastreamento do câncer de colo uterino deve executar procedimentos recomendados e baseados em evidências científicas que inclui a definição da população-alvo e do intervalo entre as coletas. Em relação ao exposto, considere as sentenças a seguir:
    I- O método do rastreamento do câncer do colo do útero e de suas lesões precursoras é o exame citopatológico. O intervalo entre os exames deve ser de três anos, após dois exames negativos com intervalo anual;
    II- No Brasil o exame citopatológico deve ser priorizado na faixa etária que vai dos 25 anos e se estende até os 60 anos de idade;
    III- Mulheres submetidas à Histerectomia total por lesões benignas, sem história prévia de diagnóstico ou tratamento de lesões cervicais de alto grau, devem ser submetidas anualmente ao exame citopatológico;
    IV- Mulheres imunossuprimidas devem realizar o exame citopatológico com intervalos semestrais no primeiro ano e, se normais, manter seguimento anual. Mulheres portadoras de HIV com CD4 abaixo de 200 células /mm3 devem ter rastreamento citopatológico a cada seis meses até a correção dos níveis de CD4.
    Marque a alternativa que contém a análise correta:

     

     


     

    resolva Q55585    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q55585")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q55584
    Ano: 2015 Banca: INAZ   Órgão: Prefeitura de Terra Alta   Nível Superior   Prova: Enfermeiro 

     

    O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. No Brasil, a doença por ser diagnosticada em estádios avançados, possuem taxas de mortalidade elevadas. Já o câncer do colo uterino é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, sendo a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Devido a grande incidência dessas duas patologias e de acordo com a LEI Nº 11.664, DE 29 DE ABRIL DE 2008 que dispõe sobre a efetivação de ações de saúde no seguimento dos cânceres do colo uterino e de mama, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS. Julgue verdadeiro ou falso para as proposições relacionadas a esta Lei.
    I - a assistência integral à saúde da mulher inclui apenas a detecção, o tratamento e controle, ou seguimento pós-tratamento, dos cânceres do colo uterino e de mama;
    II - a realização de exame citopatológico do colo uterino a todas as mulheres que já tenham iniciado sua vida sexual e que seja maior de 18 (dezoito) anos;
    III - a realização de exame mamográfico a todas as mulheres a partir dos 40 (quarenta) anos de idade; 
    IV - as mulheres cujos exames citopatológicos ou mamográficos ou cuja observação clínica indicarem a necessidade de complementação diagnóstica, tratamento e seguimento pós-tratamento que não puderem ser realizados na unidade que prestou o atendimento devem ser encaminhadas aos serviços de maior complexidade;
    Agora assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, ao julgamento CORRETO das proposições acima:

     


     

    resolva Q55584    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q55584")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q55583
    Ano: 2015 Banca: INAZ   Órgão: Prefeitura de Terra Alta   Nível Superior   Prova: Enfermeiro 

     

    A nova Política de Atenção Básica -PNAB atualizou conceitos na política e introduziu elementos ligados ao papel desejado da Atenção Básica , avançou na afirmação de uma Atenção Básica acolhedora, resolutiva. Avançou, ainda, no reconhecimento de um leque maior de modelagens de equipes para as diferentes populações e realidades do Brasil. MS (2012) Sobre os diversos formatos de Equipes de Saúde da Família, leia as assertivas identificando quais as Equipes Atenção Básica que foram incluídas.
    I - Equipe de saúde para a população de rua (Consultórios na Rua),
    II - Unidades Básicas de Saúde Fluviais
    III - Equipe de saúde da Família para as Populações Ribeirinhas.
    IV - Equipe de saúde para indígenas
    V - Equipe de saúde para quilombolas
    Marque a alternativa correta

     


     

    resolva Q55583    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q55583")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)