Questões de Direito Processual Civil Exame da Ordem Unificado XLIII - Primeira Fase - Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)

  • Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)
  •  

    prancheta
    Q66143

    Direito Processual Civil   » Competência no Processo Civil

     

    Uma artista brasileira, que protagoniza filmes nos Estados Unidos, foi filmada em uma casa de festas no Brasil em estado de embriaguez e o vídeo foi postado por um portal de notícias americano. O vídeo “viralizou” e teve grande repercussão no Brasil.
    Com receio de prejudicar sua carreira com a exposição negativa de sua imagem, ela decidiu ajuizar uma ação no Brasil contra o portal de notícias, que tem sua sede nos Estados Unidos.

    Nesse cenário, com base nos limites da jurisdição nacional estabelecidos no Código de Processo Civil, assinale a afirmativa correta.

     


     

    resolva Q66143    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q66143")    |   » Apostila de Direito Processual Civil 2025

     

     

    prancheta
    Q66144

    Direito Processual Civil   » Litisconsórcio

     

    Rodrigo e Thaís, após o início do namoro, assistiam a um show em uma arena lotada, com cerca de dez mil pessoas, promovido pela Alegria Produções Artísticas. Em um determinado momento, eles perceberam que o teto montado especialmente para o evento estava desabando e, em consequência, duas mil pessoas ficaram feridas, entre elas, Rodrigo e Thaís.
    Após a negativa da Alegria Produções Artísticas em reparar os danos causados, Rodrigo e Thaís convenceram todas as pessoas feridas no show a proporem ação, em conjunto, em face da produtora.

    Sobre o caso concreto, assinale a afirmativa correta.

     


     

    resolva Q66144    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q66144")    |   » Apostila de Direito Processual Civil 2025

     

     

    prancheta
    Q66145

    Direito Processual Civil   » Juizado Especial , Competência no Processo Civil

     

    Você, como advogado(a), foi procurado(a) por Joana e por Regina, cada uma pretendendo propor ação reparatória perante os Juizados Especiais Cíveis. Joana deseja ajuizar ação para cobrar o equivalente a 100 salários mínimos, ao passo que Regina pretende cobrar o correspondente a 30 salários mínimos.

    Sobre as ações pretendidas por Joana e Regina, assinale a afirmativa correta.

     


     

    resolva Q66145    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q66145")    |   » Apostila de Direito Processual Civil 2025

     

     

    prancheta
    Q66146

    Direito Processual Civil   » Remessa Necessária

     

    Maria ajuizou ação em face da União, com pedido de condenação desta à entrega de remédios, por ser portadora de grave doença cardíaca.
    Após o regular processamento, o Juízo da Vara Federal competente proferiu sentença de procedência condenando a União a entregar o medicamento solicitado. A Fazenda Pública foi vencida e, na hipótese, foi aplicado pelo Juiz o instituto da remessa necessária, com o envio do processo ao Tribunal Regional Federal, embora a União não tenha apelado da sentença.

    Acerca da remessa necessária, segundo o ordenamento jurídico brasileiro, assinale a afirmativa correta.

     


     

    resolva Q66146    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q66146")    |   » Apostila de Direito Processual Civil 2025

     

     

    prancheta
    Q66147

    Direito Processual Civil   » Cumprimento de Sentença

     

    Henrique propôs ação condenatória de alimentos em face de Juliano, seu pai. A sentença julgou procedente o pedido, condenando o réu ao pagamento de R$ 5.000 (cinco mil reais) por mês. Inconformado, Juliano interpôs recurso de apelação, buscando a reforma da sentença.
    Após a intimação para apresentação de contrarrazões, você, como advogado(a) contratado por Henrique, deseja requerer o cumprimento provisório da sentença, com o intuito de, desde logo, receber os alimentos vincendos.

    Tomando o caso acima como premissa, assinale a afirmativa correta.

     


     

    resolva Q66147    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q66147")    |   » Apostila de Direito Processual Civil 2025

     

     

    Veja mais Questões de Direito Processual Civil da Prova

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões Direito Processual Civil

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)