Questões de Direito do Trabalho Exame da Ordem Unificado XLIII - Primeira Fase - Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)

  • Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)
  •  

    prancheta
    Q66188

    Direito do Trabalho   » Do Grupo, Da Sucessão e Da Responsabilidade dos Empregadores , Das relações laborais

     

    Rogéria, sócia de uma sociedade empresária especializada em festas infantis, saiu fraudulentamente da empresa em 2018, transferindo formalmente suas cotas sociais a um dos empregados da sociedade empresária que não tinha condições econômicas ou solvabilidade.
    Rogéria, mesmo após sua saída, permaneceu com uma procuração da sociedade empresária para movimentar as contas bancárias e fazia uso regular delas com transferências para sua conta, pagamentos de empregados, fornecedores e outros compromissos.
    Em 2022, um dos empregados ajuizou uma reclamação trabalhista que terminou em acordo no valor de R$ 30.000 (trinta mil reais), que não foram pagos na data acertada. Não havendo condições de executar a sociedade empresária, você, como advogado(a) do exequente, requereu o incidente de desconsideração da personalidade jurídica, incluindo os sócios atuais e Rogéria.

    Sobre a ação interposta, considerando o que dispõe a CLT, assinale a afirmativa correta. 

     


     

    resolva Q66188    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q66188")    |   » Apostila de Direito do Trabalho 2025

     

     

    prancheta
    Q66189

    Direito do Trabalho   » Dos contratos de natureza trabalhista

     

    Sérgio foi contratado, em 2022, por uma indústria mecânica para receber um salário mensal de R$ 3.000 (três mil reais). Ele pediu para não ter a CTPS assinada, porque estava recebendo o segurodesemprego do emprego anterior.
    Também não queria ter contracheque formal para que a ex-esposa não soubesse do novo emprego, uma vez que estava devendo a pensão alimentícia e não queria que houvesse desconto judicial. A sociedade empresária cedeu aos seus argumentos e não assinou sua carteira profissional.

    Sobre a decisão da sociedade empresária, considerando o que dispõe a CLT, assinale a afirmativa correta.
     

     


     

    resolva Q66189    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q66189")    |   » Apostila de Direito do Trabalho 2025

     

     

    prancheta
    Q66190

    Direito do Trabalho   » Cessação do contrato de emprego

     

    As irmãs Margarida, Hortência e Rosa aderiram ao plano de demissão voluntária (PDV) oferecido pelos seus respectivos empregadores.
    No caso de Margarida, a previsão do PDV encontrava-se em acordo coletivo de trabalho; no caso de Hortência, estava previsto em convenção coletiva de trabalho; e, no caso de Rosa, em norma interna definida pelo empregador.
    Feitas as extinções dos contratos em 2024, sem ressalvas, as irmãs pretendem ajuizar reclamação trabalhista postulando direitos supostamente lesados ao longo do pacto laboral.

    Considerando a situação apresentada e os termos da CLT, assinale a afirmativa correta.

     


     

    resolva Q66190    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q66190")    |   » Apostila de Direito do Trabalho 2025

     

     

    prancheta
    Q66191

    Direito do Trabalho   » Remuneração e salário , Cessação do contrato de emprego

     

    Questão Anulada


    Em sede de sentença prolatada nos autos de reclamação trabalhista, na qual você advoga para a sociedade empresária, parte ré, o Juiz reconheceu que tanto o seu cliente como o autor da ação foram responsáveis pela rescisão motivada do contrato de trabalho, tendo se operado a justa causa do empregado, concomitantemente com a rescisão indireta por parte do empregador.

    Sobre os fatos apresentados, assinale a afirmativa correta.
     

     


     

    resolva Q66191    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q66191")    |   » Apostila de Direito do Trabalho 2025

     

     

    prancheta
    Q66192

    Direito do Trabalho   » Direito Coletivo do Trabalho , Efeitos e duração do trabalho nos contratos de emprego

     

    Determinada sociedade empresária firmou acordo coletivo com o sindicato dos empregados dispondo sobre banco de horas e compensação de horas extras, assim como sobre redução de intervalo.
    A jornada inicial de oito horas diárias, de segunda a sexta-feira, e quatro horas no sábado, perfazendo um total de 44 horas foi alterada. Pelo acordo coletivo, foi estabelecido que os empregados trabalhariam 30 minutos a mais no final do dia de segunda a quinta-feira e teriam apenas 30 minutos de intervalo, o que aumentaria o total trabalhado para nove horas diárias. Na sexta-feira o trabalho seria normal, com oito horas de jornada e intervalo de uma hora, e não haveria mais trabalho aos sábados. As horas extras excedentes seriam compensadas em até três meses com folgas ou redução da jornada diária de acordo com o banco de horas.
    Alguns empregados ajuizaram reclamação trabalhista questionando a alteração, alegando prejuízo por trabalharem mais, com a redução do intervalo e uma maior jornada, afirmando que isso contrariava a CLT e a CRFB.

    Sobre a hipótese apresentada, assinale a afirmativa correta.

     


     

    resolva Q66192    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q66192")    |   » Apostila de Direito do Trabalho 2025

     

     

    Veja mais Questões de Direito do Trabalho da Prova

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões Direito do Trabalho

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)