Questões de Enfermagem - Doenças Infecciosas e Parasitárias para Concursos 2025

542 Questões de Enfermagem - Doenças Infecciosas e Parasitárias

  • Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  •  

    prancheta
    Q37671
    Ano: 2016  Órgão: Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)   Nível Médio   Prova: Técnico de Enfermagem

     

    Em 2015, foram registrados 1.649.008 casos de dengue no país, desta cifra se confirmaram 1.569 casos de dengue grave e 20.329 casos de dengue com sinais de alarme. Com relação aos sinais de risco e manejo do paciente, qual dos itens a seguir não é NÃO é um caso de sinal de alarme?

     


     

    resolva Q37671    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q37671")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q37668
    Ano: 2016  Órgão: Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)   Nível Médio   Prova: Técnico de Enfermagem

     

    A tuberculose é uma doença infectocontagiosa em que os órgãos mais afetados são os pulmões, mas pode acometer ainda os rins, a pele, os ossos e os gânglios. O contágio ocorre pelo ar, através da tosse, espirro e fala da pessoa que está doente, que lança os bacilos no ambiente. Todavia, a tuberculose pode ser prevenida por meio da vacina:

     


     

    resolva Q37668    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q37668")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q37665
    Ano: 2016  Órgão: Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)   Nível Médio   Prova: Técnico de Enfermagem

     

    Virose declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma pandemia e que continua sendo motivo de preocupação para autoridades de saúde, nacionais e internacionais. O vírus, ao infectar humanos apresenta diferentes graus de distinção em relação àquelas até então circulantes, devido ao referido processo de mutação, possivelmente por meio da recombinação de genes entre cepas que infectam diferentes espécies animais. Neste contexto, o agente relacionado à influenza suína é: 

     


     

    resolva Q37665    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q37665")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q35073
    Ano: 2016  Órgão: IF-ES   Nível Médio   Prova: Técnico em Enfermagem

     

    A dengue é uma doença infecciosa causada pelo vírus da dengue. Assinale, entre as alternativas abaixo, a que apresenta os sinais e sintomas mais comuns da dengue:

     


     

    resolva Q35073    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q35073")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q35079
    Ano: 2016  Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)   Nível Superior   Prova: Professor - Enfermagem

     

    Em 2016, diante de evidências que corroboram o reconhecimento da relação entre o aumento do número de casos de microcefalia no Brasil e a infecção pelo vírus Zika, o Ministério da Saúde lançou o Protocolo de Atenção à Saúde e Resposta à Ocorrência de Microcefalia (BRASIL, 2016). Em relação às informações contidas nesse protocolo, analise as afirmativas, identificando com “V” as VERDADEIRAS e “F” as FALSAS.
    ( ) A infecção pelo vírus Zika afeta todos os grupos etários e ambos os sexos. É uma doença febril aguda, autolimitada na maioria dos casos, com baixa necessidade de hospitalização.
    ( ) Diante do aumento do número de casos de microcefalia, associados ou não à infecção pelo vírus Zika, as equipes de saúde devem direcionar suas ações, prioritariamente, para as gestantes. 
    ( ) É de extrema importância que as mulheres ou casais que desejam ter filhos recebam, dos profissionais da saúde, as orientações sobre a prevenção da infecção pelo vírus Zika e sobre os cuidados necessários para evitar essa infecção durante a gravidez, principalmente no primeiro trimestre. 
    ( ) Em casos de suspeita ou confirmação de infecção pelo vírus Zika, a indicação da via de parto obstétrica recai sobre a operação cesariana, reduzindo o risco de complicações para o bebê.
    ( ) O Ministério da Saúde recomenda a manutenção da amamentação diante do cenário epidemiológico do vírus Zika. Estudos realizados na Polinésia Francesa, onde também houve aumento dos casos de microcefalia, não identificaram a replicação do vírus em amostras do leite.
    A alternativa que preenche CORRETAMENTE os parênteses, na sequência de cima para baixo, é:

     


     

    resolva Q35079    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q35079")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    Veja mais Questões Infecciosas e Parasitárias

     

    Compartilhe Questões Doenças Infecciosas e Parasitárias

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)