Questões de Enfermagem - Doenças Infecciosas e Parasitárias para Concursos 2025

542 Questões de Enfermagem - Doenças Infecciosas e Parasitárias

  • Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)
  •  

    prancheta
    Q53366
    Ano: 2015 Banca: Instituto AOCP   Órgão: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro - Vigilância

     

    Os casos suspeitos de Chikungunya devem ser comunicados/notificados

     


     

    resolva Q53366    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q53366")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q53367
    Ano: 2015 Banca: Instituto AOCP   Órgão: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro - Vigilância

     

    Os parâmetros para inclusão de doenças e agravos na lista de notificação compulsória devem obedecer alguns critérios, dentre eles:

     


     

    resolva Q53367    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q53367")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

  • Prefeitura de Terra Alta
  •  

    prancheta
    Q55591
    Ano: 2015 Banca: INAZ   Órgão: Prefeitura de Terra Alta   Nível Superior   Prova: Agente de Vigilância Epidemiológica

     

    Os surtos de doença transmitida por alimento (DTA) possuem algumas características que demandam procedimentos especiais. Muitas vezes é difícil estabelecer a etiologia da doença, pois, em geral, estes surtos são produzidos por vários agentes etiológicos e se expressam por variadas manifestações clínicas. Por essa razão, diferentemente das outras doenças também importantes para o Sistema de Vigilância Epidemiológica, não há definições de casos preestabelecidas. A notificação de casos só se torna obrigatória quando se suspeita de ocorrência de surto. A partir do exposto as seguintes orientações devem ser feitas no momento da notificação, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
    ( ) evitar que os alimentos suspeitos continuem a ser consumidos ou vendidos.
    ( ) guardar, sob refrigeração, todas as sobras de alimentos, na forma em que se encontram acondicionados, até a chegada do grupo encarregado da investigação.
    ( ) preservar as embalagens e respectivos acondicionamentos, quando a suspeita estiver relacionada a produtos industrializados.
    ( ) orientar os doentes a não se automedicar e, sim, procurarem o serviço de saúde.
    ( ) Dispersar a população, eliminar os alimentos suspeitos do surto e orientar o grupo encarregado da investigação. 

     


     

    resolva Q55591    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q55591")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q55588
    Ano: 2015 Banca: INAZ   Órgão: Prefeitura de Terra Alta   Nível Superior   Prova: Agente de Vigilância Epidemiológica

     

    A dengue é um agravo de notificação compulsória segundo a (Portaria GM/MS nº 5 de 21 de fevereiro de 2006) e, portanto, todos os casos suspeitos devem ser obrigatoriamente, notificados à Vigilância Epidemiológica do município. De acordo com Brasil (2009), a dengue é uma doença viral aguda e de rápida disseminação. A notificação oportuna dos casos é medida essencial para que a vigilância seja capaz de acompanhar o padrão de transmissão da doença na área e a curva endêmica. Leia as assertivas abaixo e marque a alternativa CORRETA que identifica qual das atividades durante o período epidêmico e não epidêmico é de responsabilidade do estado e do município.

     


     

    resolva Q55588    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q55588")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q55577
    Ano: 2015 Banca: INAZ   Órgão: Prefeitura de Terra Alta   Nível Superior   Prova: Enfermeiro 

     

    A Hanseníase é uma doença infecciosa, crônica, de grande magnitude e alto poder incapacitante que atinge especialmente a faixa etária economicamente ativa, sendo assim, ela é considerada um problema de saúde pública (BRASIL, 2007) Selecione as alternativas corretas relacionadas a esta patologia:
    I - Os sintomas acometem apenas pele e os nervos periféricos, não há manifestações que possam comprometer articulações, olhos, testículos, gânglios ou outros órgãos.
    II - O alto potencial incapacitante da hanseníase está diretamente relacionado à capacidade de penetração do Mycobacterium leprae na célula nervosa e seu poder imunogênico.
    III - Os exames dermatológicos consistem na identificação de lesões de pele por meio de inspeção de toda a superfície corporal do paciente e realização de pesquisa de sensibilidade térmica, dolorosa e tátil nas lesões e/ou áreas suspeitas para verificar qualquer alteração.
    IV - Vários materiais podem ser utilizados para os testes da sensibilidade. Para avaliar a sensibilidade ao calor, usar um tubo com água quente e fria; para usar sensibilidade à dor, usar a cabeça de um alfinete; e para a sensibilidade ao tato, um chumaço de algodão.
    V - A principal via de eliminação do bacilo pelo doente e a mais provável via de entrada deste no organismo são as vias aéreas superiores (mucosa nasal e orofaringe), através de contato íntimo e prolongado, muito freqüente na convivência domiciliar. Por isso, o domicílio é apontado como importante espaço de transmissão da doença. A hanseníase não é de transmissão hereditária (congênita) e também não há evidências de transmissão nas relações sexuais.
    Marque as alternativas corretas

     


     

    resolva Q55577    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q55577")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    Veja mais Questões Infecciosas e Parasitárias

     

    Compartilhe Questões Doenças Infecciosas e Parasitárias

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)