>

 

604 Questões de Enfermagem - Saúde da Mulher 2025

Questões de Enfermagem - Saúde da Mulher

  • Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES)
  •  

    prancheta
    Q35420
    Ano: 2017 Banca: FEPESE   Órgão: Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES)   Nível Médio   Prova: Técnico em Enfermagem - Edital 054

     

    Dentre os cuidados ao recém-nascido, está o correto posicionamento do mesmo no berço. Este cuidado deve ser reforçado pela equipe de saúde a todos os pais e família, como forma também de prevenir a morte súbita do recém-nascido.
    Considerando o exposto, a correta posição do bebê no berço deve ser:

     


     

    resolva Q35420    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q35420")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

  • Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE RJ)
  •  

    prancheta
    Q36726
    Ano: 2017 Banca: CONSULPLAN   Órgão: Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE RJ)   Nível Médio   Prova: Técnico Judiciário - Enfermagem

     

    A infecção puerperal é compreendida como qualquer infecção do trato genital ocorrida durante o puerpério, podendo acarretar importantes complicações para a mulher ou até mesmo a sua morte. Uma paciente com suspeita de infecção puerperal pode apresentar, entre outras manifestações, a febre puerperal, conceituada por temperatura axilar maior ou igual a 38°C, com duração mínima de dois dias, manifestada: 

     


     

    resolva Q36726    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q36726")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q36727
    Ano: 2017 Banca: CONSULPLAN   Órgão: Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE RJ)   Nível Médio   Prova: Técnico Judiciário - Enfermagem

     

    “Em abril de 2017 foi divulgado no canal UOL Notícias, a explosão de casos de sífilis congênita na região da baixada fluminense. De acordo com o site, ‘o Rio de Janeiro é o Estado com a maior taxa de infecção no país, com 12,4 casos a cada mil nascimentos’. Este dado corresponde ao dobro da média nacional.”
    (Disponível em: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2017/04/12/baixada-fluminense-enfrenta-explosao-de-sifiliscongenita.htm.)
    A sífilis é uma doença sexualmente transmissível e nos casos de sífilis congênita podem surgir sérios problemas de saúde na criança. Sabendo que a assistência de enfermagem inclui a educação do paciente e seus familiares em relação à doença, é necessário que a enfermagem conheça bem essa patologia. Afirma-se corretamente que a transmissão da sífilis congênita ocorre:

     


     

    resolva Q36727    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q36727")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q36740
    Ano: 2017 Banca: CONSULPLAN   Órgão: Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE RJ)   Nível Médio   Prova: Técnico Judiciário - Enfermagem

     

    Problemas relacionados à menstruação são queixas mais comuns em saúde das mulheres. Acerca do tema, analise as afirmativas a seguir.
    I. O climatério é a fase da vida em que ocorre a transição do período reprodutivo ou fértil para o não reprodutivo, devido à diminuição dos hormônios sexuais produzidos pelos ovários.
    II. A menopausa se inicia após a última menstruação da mulher.
    III. Amenorreia significa a ausência de menstruações no período em que elas deveriam acontecer. A menstruação normalmente não acontece antes da puberdade, durante a gravidez e após a menopausa.
    Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

     


     

    resolva Q36740    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q36740")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q36746
    Ano: 2017 Banca: CONSULPLAN   Órgão: Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE RJ)   Nível Médio   Prova: Técnico Judiciário - Enfermagem

     

    As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) são aquelas que podem ser adquiridas durante o contato sexual. “Infecção causada por bactéria, no homem e/ou na mulher, dias após o contato sexual, podendo surgir uma pequena ferida indolor (úlcera) nos órgãos genitais (pênis, vagina, colo do útero, reto).” É possível que essa doença seja: 

     


     

    resolva Q36746    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q36746")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    Veja mais Questões de Saúde da Mulher

     

    Compartilhe Questões de Saúde da Mulher

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)