1481 Questões de Enfermagem de 2017

  • Universidade de Pernambuco (UPE)
  •  

    prancheta
    Q32656
    Ano: 2017  Órgão: Universidade de Pernambuco (UPE)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    A enfermeira Joana do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar organizou um calendário de visita, no mínimo semanal, a cada clínica e unidade de terapia intensiva, que consistia em entrevistar o enfermeiro(a) do serviço, revisar prontuários - se necessário - e registrar, o mais precocemente possível, situações de maior risco ou que causem impacto para infecção.
    Essa ação pode ser denominada de

     


     

    resolva Q32656    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q32656")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q32657
    Ano: 2017  Órgão: Universidade de Pernambuco (UPE)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    Sr. Pedro compareceu ao serviço de clínica médica da Unidade Básica de Saúde, com queixa de lesões puntiformes na pele e poliúria. Referiu que há aproximadamente dois anos, ao medir a glicemia em uma campanha, foi orientado a procurar um serviço de saúde, por estar com uma alta concentração de glicose, mas não lembrava o valor. Informou não ter tido tempo de buscar assistência médica. Ao ser verificada a glicemia ao acaso, observou-se o valor de 262 mg/dl. O Sr. Pedro também apresentava sobrepeso, com acúmulo de gordura central e PA de 140/90 mmHg.
    Como o(a) enfermeiro(a) deve programar o planejamento da assistência desse paciente? 

     


     

    resolva Q32657    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q32657")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q32658

    Enfermagem   » APH-Atendimento Pré-Hospitalar, Urgência e emergência

    Ano: 2017  Órgão: Universidade de Pernambuco (UPE)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    Mulher de 49 anos de idade, procedente de Recife, tabagista, sem relato de outras comorbidades compareceu ao serviço de pronto-atendimento, queixando-se de cefaleia intensa, hemiparesia direita, desvio da comissura labial para a esquerda e afasia.
    Em relação a esse caso, assinale a alternativa CORRETA. 

     


     

    resolva Q32658    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q32658")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q32659
    Ano: 2017  Órgão: Universidade de Pernambuco (UPE)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

     Sobre Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde, analise as afirmativas abaixo:
    I. São considerados Resíduos de Serviços de Saúde apenas aqueles provenientes de hospitais, sendo classificados como “lixo hospitalar”, de drogarias, consultórios médicos e odontológicos, laboratórios de análises clínicas, dentre outros estabelecimentos que prestam serviços semelhantes a esses.
    II. De acordo com o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), os Resíduos de Serviços de Saúde são classificados em quatro grupos: A, B, C e D.
    III. Os Resíduos de Serviços de Saúde que se enquadram no grupo A não apresentam risco potencial à saúde pública e ao meio ambiente.
    IV. Os Resíduos de Serviços de Saúde que se enquadram no grupo “A” são os rejeitos biológicos.
    Estão CORRETAS, apenas,

     


     

    resolva Q32659    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q32659")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q32660
    Ano: 2017  Órgão: Universidade de Pernambuco (UPE)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    Leia as assertivas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.
    ( ) A participação social é uma das diretrizes do Sistema Único de Saúde, definidas tanto na Constituição Federal de 1988 quanto na Lei 8.142/90.
    ( ) A Constituição Federal de 1988 define o Conselho de Saúde como um órgão colegiado, cuja composição é feita por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atuando, de forma consultiva, na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente e nos aspectos econômicos e financeiros.
    ( ) O Decreto Presidencial 7.508/2011 é um instrumento técnico de planejamento da saúde, da assistência à saúde e da articulação interfederativa, portanto, em nenhum ponto, é objeto do Controle Social; por outro lado, é integramente um objeto da gestão do SUS nas três instâncias de governo.
    ( ) Enquanto a diretriz de participação da comunidade do SUS orienta os Conselhos e Conferências para a atuação deliberativa acerca da condução da gestão do SUS nas três esferas de governo, a diretriz da gestão participativa da política nacional de humanização, também do SUS, se volta para as rodas de diálogo como espaço de análise e decisão das tarefas da gestão.
    ( ) O conceito de saúde formulado pela Organização Mundial de Saúde corresponde ao de determinantes sociais proposto pela mesma entidade.
    Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.

     


     

    resolva Q32660    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q32660")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    Compartilhe:

    Veja mais Questões de Enfermagem

     

    Compartilhe Questões de Enfermagem para Concurso

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)