2566 Questões de Enfermagem de 2018

  • Prefeitura de Fortaleza
  •  

    prancheta
    Q48792
    Ano: 2018  Órgão: Prefeitura de Fortaleza   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    M. F. R., sexo feminino, 52 anos, compareceu à Unidade Básica de Saúde (UBS) para recebimento do resultado do exame citopatológico. De acordo com o resultado, ela apresenta atipias em células escamosas com lesão intraepitelial de baixo grau. De acordo com as recomendações ministeriais propostas para o controle do câncer de colo de útero (BRASIL, 2013), a conduta correta, em face desse resultado, é encaminhamento para:

     


     

    resolva Q48792    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q48792")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q48793
    Ano: 2018  Órgão: Prefeitura de Fortaleza   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    A “Primeira Semana Saúde Integral” (PSSI) é uma estratégia na qual são realizadas atividades na atenção à saúde de puérperas e recém-nascidos. Essa estratégia inclui a realização da primeira consulta de puericultura, por meio de visita domiciliar, ainda na primeira semana de vida do recém-nascido. A atuação do enfermeiro, na primeira consulta de puericultura, inclui:

     


     

    resolva Q48793    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q48793")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q48794
    Ano: 2018  Órgão: Prefeitura de Fortaleza   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    O acompanhamento do desenvolvimento da criança na atenção básica objetiva sua promoção e proteção e a detecção precoce de alterações passíveis de modificação que possam repercutir em sua vida futura. Dentro do cuidado ao recém-nascido, têm-se o acompanhamento do desenvolvimento e a avaliação dos reflexos primitivos. Fisiologicamente, qual dos reflexos abaixo ainda estará presente em uma criança de 11 meses?

     


     

    resolva Q48794    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q48794")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q48795
    Ano: 2018  Órgão: Prefeitura de Fortaleza   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    Os paradigmas sobre o fenômeno “saúde-doença” modificaram-se através dos tempos, a partir da evolução da tecnologia e dos avanços socioeconômicos que envolveram as civilizações. Sobre o assunto, analise as assertivas abaixo e marque com V as afirmativas que forem Verdadeiras e com F as que forem Falsas:
    ( ) I. A teoria miasmática defendia que as doenças eram causadas por fatores físico-químicos oriundos de emanações do solo ou do ar que tinham grande poder de nocividade.
    ( ) II. De acordo com a teoria da unicausalidade ou microbiológica, o adoecimento acontece quando o ser humano é atingido por um agente etiológico; assim, atuando sobre os agentes etiológicos e os seus meios de transmissão, é possível a prevenção e a cura das doenças.
    ( ) III. A teoria da multicausalidade traz o processo “saúde-doença” como um conjunto de relações e variáveis que produzem e condicionam o estado de saúde e doença de uma população, que variam em diversos momentos históricos e do desenvolvimento científico da humanidade.
    ( ) IV. As intervenções em saúde na tríade ecológica (agente, hospedeiro e ambiente) podem ser realizadas por meio de prevenção primária (medidas de promoção da saúde e proteção específica), prevenção secundária (limitação da invalidez) e prevenção terciária (reabilitação, diagnóstico e tratamento precoce).
    Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.

     


     

    resolva Q48795    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q48795")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q48796
    Ano: 2018  Órgão: Prefeitura de Fortaleza   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    A Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da atenção básica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Sobre a atenção básica, é correta afirmar que:

     


     

    resolva Q48796    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q48796")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    Compartilhe:

    Veja mais Questões de Enfermagem

     

    Compartilhe Questões de Enfermagem para Concurso

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)