813 Questões de Enfermagem de 2019

  • IF-ES
  •  

    prancheta
    Q55518

    Enfermagem   »

    Ano: 2019  Órgão: IF-ES   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é um grave problema de saúde pública, com alta prevalência na população, a respeito deste tema, marque a alternativa CORRETA:

     


     

    resolva Q55518    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q55518")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q55519

    Enfermagem   »

    Ano: 2019  Órgão: IF-ES   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    Diabetes mellitus é um transtorno metabólico caracterizado por hiperglicemia e distúrbios no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, resultantes de defeitos da secreção e/ou da ação da insulina. A respeito dessa doença, assinale a alternativa CORRETA:

     


     

    resolva Q55519    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q55519")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q55520

    Enfermagem   »

    Ano: 2019  Órgão: IF-ES   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    Os sinais vitais são indicadores do estado de saúde, que apontam a eficiência de diversas funções do corpo. Acerca do tema, assinale a alternativa CORRETA:

     


     

    resolva Q55520    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q55520")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q55521

    Enfermagem   »

    Ano: 2019  Órgão: IF-ES   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei nº 8.069/90, em seu artigo 5º estabelece que “nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punindo na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.” Sobre esse tema, é CORRETO afirmar:
    I – A violência física é caracterizada como todo ato violento com uso da força física de forma intencional, não acidental, praticada por pais, responsáveis, familiares ou pessoas próximas da criança ou adolescente, que pode ferir, lesar, provocar dor e sofrimento ou destruir a pessoa, deixando ou não marcas evidentes no corpo, e podendo provocar inclusive a morte
    II – A violência psicológica é toda ação que coloca em risco ou causa dano à autoestima, à identidade ou ao desenvolvimento da criança ou do adolescente. Manifesta-se em forma de rejeição, depreciação, discriminação, desrespeito, cobrança exagerada, punições humilhantes e utilização da criança ou do adolescente para atender às necessidades psíquicas de outrem.
    III – A negligência caracteriza-se pelas omissões dos pais ou outros responsáveis pela criança ou adolescente, inclusive institucionais, ao deixarem de prover as necessidades básicas para o desenvolvimento físico, emocional e social de crianças e adolescentes. A negligência está vinculada às circunstâncias de pobreza, sendo o abandono a forma mais branda de negligência.
    IV – Os sinais da violência se traduzem em consequências que podem ser distintas segundo a etapa do desenvolvimento. Quanto mais tardia a situação de violência, maiores e mais permanentes serão os danos para a criança e o adolescente.
    Está CORRETO apenas o que se afirma em:

     


     

    resolva Q55521    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q55521")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q55522

    Enfermagem   »

    Ano: 2019  Órgão: IF-ES   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    Considerando a Lei Federal nº 8.142/1990, analise as sentenças abaixo e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
    ( ) O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, é um órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço e profissionais de saúde, que atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.
    ( ) A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada três anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.
    ( ) As Conferências de Saúde e os Conselhos de Saúde terão sua organização e normas de funcionamento definidas em regimento próprio, aprovadas pelo respectivo conselho.
    ( ) O Conselho Nacional de Secretários de Saúde e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde terão representação no Conselho Nacional de Saúde.
    ( ) A representação dos usuários nos Conselhos de Saúde e Conferências será paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos.
    A sequência CORRETA é:

     


     

    resolva Q55522    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q55522")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    Compartilhe:

    Veja mais Questões de Enfermagem

     

    Compartilhe Questões de Enfermagem para Concurso

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)