813 Questões de Enfermagem de 2019

  • IF-ES
  •  

    prancheta
    Q55523

    Enfermagem   »

    Ano: 2019  Órgão: IF-ES   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    A Estratégia Intersetorial de Prevenção e Controle da Obesidade tem por objetivo prevenir e controlar a obesidade na população brasileira, por meio de ações intersetoriais. Para tanto, foram delineados objetivos específicos, conforme apresentados abaixo, EXCETO:

     


     

    resolva Q55523    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q55523")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q55524

    Enfermagem   »

    Ano: 2019  Órgão: IF-ES   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    De acordo com a Lei n.º 8.080/1990, de 19 de setembro de 1990, assinale a alternativa INCORRETA:

     


     

    resolva Q55524    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q55524")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q55525

    Enfermagem   »

    Ano: 2019  Órgão: IF-ES   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    A adolescência é marcada por um complexo processo de crescimento e desenvolvimento biopsicossocial. Assinale a afirmativa INCORRETA:

     


     

    resolva Q55525    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q55525")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q55526

    Enfermagem   »

    Ano: 2019  Órgão: IF-ES   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    Com relação aos problemas de desenvolvimento puberal, é CORRETO afirmar:
    I – A puberdade, precoce e tardia, refere-se ao aparecimento de características sexuais secundárias em idades cronológicas que podem ser consideradas prematuras ou atrasadas para este desenvolvimento.
    II – O hirsutismo refere-se ao aparecimento anormal de pelos no corpo feminino, em quantidade excessiva. Assim, a presença de pelos faciais, torácicos e abdominais pode ser normal, como pode ser devida a manifestações clínicas de doenças virilizantes e estar associadas a doenças endócrinas e ovários policísticos.
    III – A ginecomastia consiste no aumento visível ou palpável da glândula mamária do adolescente do sexo masculino. Ocorre somente bilateral, aparecendo em torno dos 13 e 14 anos, durante o estirão puberal, regredindo, naturalmente, em 12 a 18 meses.
    IV – No sexo masculino é considerado puberdade precoce, quando ocorre o aumento do volume testicular e dos pelos pubianos antes dos 12 anos de idade.
    Está CORRETO apenas o que se afirma em:

     


     

    resolva Q55526    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q55526")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q55527

    Enfermagem   »

    Ano: 2019  Órgão: IF-ES   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

     Diante das afirmativas abaixo, é CORRETO afirmar:
    I – A depressão é uma síndrome clínica caracterizada por um distúrbio persistente do humor e um comportamento disfuncional. Geralmente é mais frequente entre as mulheres e inclui tristeza, infelicidade, retraimento social, dificuldade de concentração, problemas alimentares, perturbação do sono e perda de interesse nas atividades habituais.
    II – Na adolescência, uma série de fatores pode levar à depressão, dentre eles: relação malsucedida com os pares, dificuldades relacionais com a família, conflito com os professores e colegas, expectativas muito elevadas dos pais com relação aos filhos, insatisfação com a própria aparência física, falta de segurança com relação a si próprio e visão de futuro sem projetos ou esperanças.
    III – As tentativas de suicídio, principalmente em mulheres, correspondem à principal causa de procura de atendimento de urgência por adolescentes e jovens. Mais da metade dos adolescentes e jovens que morreram por suicídio já haviam experimentado a tentativa de suicídio pelo menos uma vez.
    IV – A ingestão de altas doses de medicamentos constitui o método mais comum de se tentar suicídio entre os homens. As adolescentes do sexo feminino usam mais as armas de fogo e o enforcamento.
    Está CORRETO apenas o que se afirma em:

     


     

    resolva Q55527    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q55527")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    Compartilhe:

    Veja mais Questões de Enfermagem

     

    Compartilhe Questões de Enfermagem para Concurso

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)