813 Questões de Enfermagem de 2019

  • Prefeitura de Petrolina
  •  

    prancheta
    Q57335

    Enfermagem   »

    Ano: 2019 Banca: UPENET   Órgão: Prefeitura de Petrolina   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    A endometriose é uma doença ginecológica, definida pelo desenvolvimento e crescimento de estroma e glândulas endometriais fora da cavidade uterina, o que resulta numa reação inflamatória crônica. Sobre essa temática, analise as afirmações abaixo:
     I. As localizações mais comumente envolvidas são: os ovários, fundo de saco posterior e anterior, folheto posterior do ligamento largo, ligamentos uterossacros, útero, tubas uterinas, cólon sigmoide, apêndice e ligamentos redondos.
    II. As apresentações clínicas mais comuns são: infertilidade e dor pélvica – dismenorreia, dispareunia, dor pélvica cíclica. Podem ser encontrados sintomas relacionados a localizações atípicas do tecido endometrial – dor pleurítica, hemoptise, cefaleias ou convulsões, lesões em cicatrizes cirúrgicas com dor, edema e sangramento local.
    III. O exame físico pouco auxilia no diagnóstico, por não haver achado patognomônico. Dor à palpação de fundo de saco e de ligamentos uterossacros, palpação de nódulos ou massas anexiais, útero ou anexos fixos em posição retrovertida podem ser alguns dos achados ao exame físico.
    IV. A escolha do tratamento deve levar em consideração a gravidade dos sintomas, a extensão e localização da doença, o desejo de gravidez, a idade da paciente, efeitos adversos dos medicamentos, taxas de complicações cirúrgicas e custo.
    Está CORRETO o que se afirma em

     


     

    resolva Q57335    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q57335")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q57336

    Enfermagem   »

    Ano: 2019 Banca: UPENET   Órgão: Prefeitura de Petrolina   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    A hipoglicemia constitui fator limitante do controle glicêmico do diabetes. Causa morbidade recorrente, sendo, algumas vezes, fatal. Sobre esse evento na diabetes, assinale a alternativa CORRETA.
     

     


     

    resolva Q57336    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q57336")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q57337

    Enfermagem   »

    Ano: 2019 Banca: UPENET   Órgão: Prefeitura de Petrolina   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    As hemorragias digestivas podem apresentar-se de várias maneiras, ora visíveis, ora apenas com sintomas decorrentes da perda de sangue. Sobre as hemorragias gastrointestinais, assinale a alternativa CORRETA.

     


     

    resolva Q57337    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q57337")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q57338

    Enfermagem   »

    Ano: 2019 Banca: UPENET   Órgão: Prefeitura de Petrolina   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    Quase 10 milhões de traumatismos cranianos ocorrem por ano, nos EUA, e cerca de 20% deles são graves o bastante para lesionar o cérebro.
    Sobre essa temática, assinale a alternativa CORRETA.

     


     

    resolva Q57338    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q57338")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q57339

    Enfermagem   »

    Ano: 2019 Banca: UPENET   Órgão: Prefeitura de Petrolina   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    Sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e as Leis Orgânicas da Saúde, assinale a alternativa CORRETA.

     


     

    resolva Q57339    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q57339")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    Compartilhe:

    Veja mais Questões de Enfermagem

     

    Compartilhe Questões de Enfermagem para Concurso

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)