5.022 Questões de Enfermagem de Nível Superior 2025


  • Prefeitura de Terra Alta
  •  

    prancheta
    Q55595
    Ano: 2015 Banca: INAZ   Órgão: Prefeitura de Terra Alta   Nível Superior   Prova: Agente de Vigilância Epidemiológica

     

    De acordo com a Política Nacional de Atenção Básica, caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades. A partir do exposto julgue os itens abaixo, indicando quais são os princípios e diretrizes gerais da atenção básica.
    I - Ter território adstrito sobre o mesmo, de forma a permitir o planejamento, a programação descentralizada e o desenvolvimento de ações setoriais e intersetoriais com impacto na situação, nos condicionantes e nos determinantes da saúde das coletividades que constituem aquele território, sempre em consonância com o princípio da equidade;
    II - Possibilitar o acesso universal e contínuo a serviços de saúde de qualidade e resolutivos, caracterizados como a porta de entrada aberta e preferencial da rede de atenção, acolhendo os usuários e promovendo a vinculação e corresponsabilização pela atenção às suas necessidades de saúde.
    III - Adscrever os usuários e desenvolver relações de vínculo e responsabilização entre as equipes e a população adscrita, garantindo a continuidade das ações de saúde e a longitudinalidade do cuidado.
    IV - Coordenar a integralidade em seus vários aspectos.
    V - Estimular a participação dos usuários como forma de ampliar sua autonomia e capacidade na construção do cuidado à sua saúde e das pessoas e coletividades do território, no enfrentamento dos determinantes e condicionantes de saúde, na organização e orientação dos serviços de saúde a partir de lógicas mais centradas no usuário e no exercício do controle social. 

     


     

    resolva Q55595    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q55595")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q55594
    Ano: 2015 Banca: INAZ   Órgão: Prefeitura de Terra Alta   Nível Superior   Prova: Agente de Vigilância Epidemiológica

     

    Os roedores se proliferam demasiadamente em nosso meio, porque o homem e a sociedade como está organizada, fornecem, de forma abundante, o que os roedores necessitam para sobreviver: alimento, água e abrigo, isto gera consequentemente, um desequilíbrio populacional destes animais que causam prejuízos econômicos e a transmissão de graves doenças ao homem e aos animais domésticos ou de criação. A vigilância epidemiológica tem o papel de criar ações estratégicas para o controle desses roedores. Com relação a estas estratégias marque a alternativa correta:

     


     

    resolva Q55594    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q55594")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q55593
    Ano: 2015 Banca: INAZ   Órgão: Prefeitura de Terra Alta   Nível Superior   Prova: Agente de Vigilância Epidemiológica

     

    Os animais peçonhentos podem estar presentes em vários tipos de ambientes. No caso de serpentes, há espécies que vivem em ambientes florestais e aquelas que ocorrem em áreas abertas, como campos, cerrados e caatingas, o que torna inviável o monitoramento da presença desses animais na natureza. Em relação as medidas de proteção individual para evitar acidentes. Marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
    ( ) Não andar descalço: sapatos, botinas sem elásticos, botas ou perneiras devem ser usados pois evitam 80% dos acidentes.
    ( ) Olhar sempre com atenção o local de trabalho e os caminhos a percorrer.
    ( ) Verificar se existe algum animal peçonhento com as mãos, tocas ou buracos na terra, ocos de árvores, cupinzeiros, entre espaços situados em montes de lenha ou entre pedras,
    ( ) Usar luvas de couro nas atividades rurais e de jardinagem.
    ( ) No amanhecer e no entardecer, evitar a aproximação da vegetação muito próxima ao chão, gramados ou até mesmo jardins, pois é nesse momento que as serpentes estão em maior atividade.

     


     

    resolva Q55593    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q55593")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q55592
    Ano: 2015 Banca: INAZ   Órgão: Prefeitura de Terra Alta   Nível Superior   Prova: Agente de Vigilância Epidemiológica

     

    A expressão vigilância epidemiológica passou a ser aplicada ao controle das doenças transmissíveis na década de 1950, para designar uma série de atividades subsequentes à etapa de ataque da Campanha de Erradicação da Malária, vindo a designar uma de suas fases constitutivas. Tratava-se, portanto, da vigilância de pessoas, com base em medidas de isolamento ou de quarentena, aplicadas individualmente e não de forma coletiva. Originalmente, essa expressão significava “a observação sistemática e ativa de casos suspeitos ou confirmados de doenças transmissíveis e de seus contatos”. A partir do exposto leia as assertivas e marque a resposta correta que identifica segundo o Ministério da Saúde o conceito de vigilância epidemiológica.

     


     

    resolva Q55592    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q55592")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q55591
    Ano: 2015 Banca: INAZ   Órgão: Prefeitura de Terra Alta   Nível Superior   Prova: Agente de Vigilância Epidemiológica

     

    Os surtos de doença transmitida por alimento (DTA) possuem algumas características que demandam procedimentos especiais. Muitas vezes é difícil estabelecer a etiologia da doença, pois, em geral, estes surtos são produzidos por vários agentes etiológicos e se expressam por variadas manifestações clínicas. Por essa razão, diferentemente das outras doenças também importantes para o Sistema de Vigilância Epidemiológica, não há definições de casos preestabelecidas. A notificação de casos só se torna obrigatória quando se suspeita de ocorrência de surto. A partir do exposto as seguintes orientações devem ser feitas no momento da notificação, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
    ( ) evitar que os alimentos suspeitos continuem a ser consumidos ou vendidos.
    ( ) guardar, sob refrigeração, todas as sobras de alimentos, na forma em que se encontram acondicionados, até a chegada do grupo encarregado da investigação.
    ( ) preservar as embalagens e respectivos acondicionamentos, quando a suspeita estiver relacionada a produtos industrializados.
    ( ) orientar os doentes a não se automedicar e, sim, procurarem o serviço de saúde.
    ( ) Dispersar a população, eliminar os alimentos suspeitos do surto e orientar o grupo encarregado da investigação. 

     


     

    resolva Q55591    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q55591")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    Compartilhe:

    Veja mais Questões de Enfermagem de Nível Superior

     

    Compartilhe Questões de Enfermagem de Nível Superior

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)