5.022 Questões de Enfermagem de Nível Superior 2025


  • Prefeitura de Terra Alta
  •  

    prancheta
    Q55590
    Ano: 2015 Banca: INAZ   Órgão: Prefeitura de Terra Alta   Nível Superior   Prova: Agente de Vigilância Epidemiológica

     

    O sistema de notificação deve estar permanentemente voltado para a sensibilização dos profissionais e das comunidades, visando melhorar a quantidade e a qualidade dos dados coletados, mediante o fortalecimento e a ampliação da rede. Todas as unidades de saúde (públicas, privadas e filantrópicas) devem fazer parte do sistema, como, também, todos os profissionais de saúde e mesmo a população em geral. Não obstante, essa cobertura universal idealizada não prescinde do uso inteligente da informação, que pode basear-se em dados muito restritos, para a tomada de decisões oportunas e eficazes. Levando em foco os aspectos que devem ser considerados na notificação. Marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
    ( ) Notificar a simples suspeita da doença ou evento. Não se deve aguardar a confirmação do caso para se efetuar a notificação, pois isso pode significar perda da oportunidade de intervir eficazmente.
    ( ) Os resultados laboratoriais vinculados à rotina da vigilância epidemiológica não complementam o diagnóstico de confirmação de casos e, muitas vezes, descartado da fonte de conhecimento de casos ou de eventos que foram notificados.
    ( ) O caráter não compulsório da notificação implica responsabilidades formais para todo cidadão e uma não obrigação ao exercício da medicina, bem como de outras profissões na área de saúde. Mesmo assim, sabe-se que a notificação nem sempre é realizada, o que ocorre por desconhecimento de sua importância e, também, por descrédito nas ações que dela devem resultar. 
    ( ) A notificação tem de ser sigilosa, só podendo ser divulgada fora do âmbito médico-sanitário em caso de risco para a comunidade, respeitando-se o direito de anonimato dos cidadãos. 
    ( ) O envio dos instrumentos de coleta de notificação deve ser feito mesmo na ausência de casos, configurando-se o que se denomina notificação negativa, que funciona como um indicador de eficiência do sistema de informações. 

     


     

    resolva Q55590    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q55590")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q55589
    Ano: 2015 Banca: INAZ   Órgão: Prefeitura de Terra Alta   Nível Superior   Prova: Agente de Vigilância Epidemiológica

     

    De acordo com Brasil (2009), a vigilância epidemiológica tem como propósito fornecer orientação técnica permanente para os profissionais de saúde, que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos, tornando disponíveis, para esse fim, informações atualizadas sobre a ocorrência dessas doenças e agravos, bem como dos fatores que a condicionam, numa área geográfica ou população definida. Subsidiariamente, a vigilância epidemiológica constitui-se em importante instrumento para o planejamento, a organização e a operacionalização dos serviços de saúde, como também para a normatização de atividades técnicas correlatas. A partir do exposto julgue os itens abaixo indicando quais são as funções da vigilância epidemiológica:
     I. Coleta de dados;
    II. Processamento de dados coletados;
    III. Análise e interpretação dos dados processados;
    IV. Recomendação das medidas de prevenção e controle apropriadas;
    V. Promoção das ações de prevenção e controle indicadas; 
    VI. Avaliação da eficácia e efetividade das medidas adotadas;
    VII. Divulgação de informações pertinentes;

     


     

    resolva Q55589    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q55589")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q55588
    Ano: 2015 Banca: INAZ   Órgão: Prefeitura de Terra Alta   Nível Superior   Prova: Agente de Vigilância Epidemiológica

     

    A dengue é um agravo de notificação compulsória segundo a (Portaria GM/MS nº 5 de 21 de fevereiro de 2006) e, portanto, todos os casos suspeitos devem ser obrigatoriamente, notificados à Vigilância Epidemiológica do município. De acordo com Brasil (2009), a dengue é uma doença viral aguda e de rápida disseminação. A notificação oportuna dos casos é medida essencial para que a vigilância seja capaz de acompanhar o padrão de transmissão da doença na área e a curva endêmica. Leia as assertivas abaixo e marque a alternativa CORRETA que identifica qual das atividades durante o período epidêmico e não epidêmico é de responsabilidade do estado e do município.

     


     

    resolva Q55588    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q55588")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q55587
    Ano: 2015 Banca: INAZ   Órgão: Prefeitura de Terra Alta   Nível Superior   Prova: Agente de Vigilância Epidemiológica

     

    Segundo Brasil (2009), algumas espécies de escorpião são extremamente adaptadas a ambientes alterados pelo homem. Esses animais desempenham papel importante no equilíbrio ecológico como predadores de outros seres vivos, devendo ser preservados na natureza. Já nas áreas urbanas, medidas devem ser adotadas para que seja evitada a sua proliferação, por meio de ações de controle, captura (busca ativa) e manejo ambiental. De acordo com o inciso 10 do art. 3º da Portaria MS/GM nº 1.172, de 15 de junho de 2004, referente à organização do Sistema Único de Saúde (SUS) e às atribuições relacionadas à vigilância em saúde, a responsabilidade de registrar, capturar, apreensão e a eliminação, cabendo a quem supervisionar, acompanhar e orientar essas ações, de acordo com o exposto acima marque a alternativa correta. 

     


     

    resolva Q55587    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q55587")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q55586

    Enfermagem   » Hipertensão Arterial Sistêmica, Doenças Crônicas Não Transmissíveis

    Ano: 2015 Banca: INAZ   Órgão: Prefeitura de Terra Alta   Nível Superior   Prova: Enfermeiro 

     

    De acordo com Brasil (2013), a hipertensão arterial sistêmica (HAS) é responsável por uma alta taxa de morbimortalidade e perda significativa da qualidade de vida, o que reforça a importância do diagnóstico precoce. Seu diagnóstico não necessita de alta tecnologia, e a doença pode ser tratada e controlada com mudanças de hábito, com medicamentos de baixo custo e de poucos efeitos colaterais, que são eficazes e de fácil aplicabilidade na Atenção Básica. Acerca desse assunto marque a alternativa errada. 

     


     

    resolva Q55586    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q55586")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    Compartilhe:

    Veja mais Questões de Enfermagem de Nível Superior

     

    Compartilhe Questões de Enfermagem de Nível Superior

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)