5.022 Questões de Enfermagem de Nível Superior 2025


  • Prefeitura de Terra Alta
  •  

    prancheta
    Q55580

    Enfermagem   » Doenças Renais, Doenças Crônicas Não Transmissíveis

    Ano: 2015 Banca: INAZ   Órgão: Prefeitura de Terra Alta   Nível Superior   Prova: Enfermeiro 

     

    Doença renal crônica consiste em lesão, perda progressiva e irreversível da função dos rins. Os principais grupos de risco para o desenvolvimento desta patologia são diabete mellitus, hipertensão arterial e história familiar. Além destes, outros fatores estão relacionados à perda de função renal, como glomerulopatias, doença renal policística, doenças autoimunes, infecções sistêmicas, infecções urinárias de repetição, litíase urinária, uropatias obstrutivas e neoplasias. O processo de enfermagem representa um método sistemático e humanizado de prestação de cuidados, constituído de cinco passos: investigação, diagnóstico de enfermagem, planejamento, implementação ou intervenções de enfermagem, e avaliação.
    Leia as assertivas abaixo e marque a alternativa que compreende uma intervenção de enfermagem associado ao diagnóstico de enfermagem déficit de volume de líquidos prejudicado. 

     


     

    resolva Q55580    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q55580")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q55579
    Ano: 2015 Banca: INAZ   Órgão: Prefeitura de Terra Alta   Nível Superior   Prova: Enfermeiro 

     

    A Linha do Cuidado do Acidente Vascular Cerebral (AVC), instituída pela Portaria MS/GM nº 665, de 12 de abril de 2012, e parte integrante da Rede de Atenção às Urgências e Emergências, propõe uma redefinição de estratégias que deem conta das necessidades específicas do cuidado ao AVC diante do cenário epidemiológico, bem como de um contexto sociodemográfico considerável, a exemplo do aumento da expectativa de vida e consequentemente o envelhecimento da população, aumentando os fatores de risco e dimensionando mais ainda o seu desafio no SUS. Identifique abaixo quais são os sinais de um paciente em um Acidente Vascular Cerebral ao chegar em um serviço de emergência de acordo com o Fluxograma de Atendimento do Acidente Vascular Cerebral Agudo.

     


     

    resolva Q55579    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q55579")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q55578
    Ano: 2015 Banca: INAZ   Órgão: Prefeitura de Terra Alta   Nível Superior   Prova: Enfermeiro 

     

    O acompanhamento do desenvolvimento da criança na atenção básica objetiva sua promoção, proteção e a detecção precoce de alterações passíveis de modificação que possam repercutir em sua vida futura. Isso ocorre principalmente por meios de ações educativas e de acompanhamento integral da saúde da criança (BARROS, 2008). O profissional de saúde que realiza a avaliação do desenvolvimento infantil deve levar em consideração as informações e opinião dos pais e deve estar atento para identificação de problemas com a finalidade de realizar o manejo adequado da situação e possíveis tomadas de decisão. Com relação à avaliação do desenvolvimento infantil, marque a alternativa correta: 

     


     

    resolva Q55578    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q55578")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q55577
    Ano: 2015 Banca: INAZ   Órgão: Prefeitura de Terra Alta   Nível Superior   Prova: Enfermeiro 

     

    A Hanseníase é uma doença infecciosa, crônica, de grande magnitude e alto poder incapacitante que atinge especialmente a faixa etária economicamente ativa, sendo assim, ela é considerada um problema de saúde pública (BRASIL, 2007) Selecione as alternativas corretas relacionadas a esta patologia:
    I - Os sintomas acometem apenas pele e os nervos periféricos, não há manifestações que possam comprometer articulações, olhos, testículos, gânglios ou outros órgãos.
    II - O alto potencial incapacitante da hanseníase está diretamente relacionado à capacidade de penetração do Mycobacterium leprae na célula nervosa e seu poder imunogênico.
    III - Os exames dermatológicos consistem na identificação de lesões de pele por meio de inspeção de toda a superfície corporal do paciente e realização de pesquisa de sensibilidade térmica, dolorosa e tátil nas lesões e/ou áreas suspeitas para verificar qualquer alteração.
    IV - Vários materiais podem ser utilizados para os testes da sensibilidade. Para avaliar a sensibilidade ao calor, usar um tubo com água quente e fria; para usar sensibilidade à dor, usar a cabeça de um alfinete; e para a sensibilidade ao tato, um chumaço de algodão.
    V - A principal via de eliminação do bacilo pelo doente e a mais provável via de entrada deste no organismo são as vias aéreas superiores (mucosa nasal e orofaringe), através de contato íntimo e prolongado, muito freqüente na convivência domiciliar. Por isso, o domicílio é apontado como importante espaço de transmissão da doença. A hanseníase não é de transmissão hereditária (congênita) e também não há evidências de transmissão nas relações sexuais.
    Marque as alternativas corretas

     


     

    resolva Q55577    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q55577")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

  • Prefeitura de Patos de Minas
  •  

    prancheta
    Q55576
    Ano: 2015 Banca: CONSULPLAN   Órgão: Prefeitura de Patos de Minas   Nível Superior   Prova: Enfermeiro Assistencial do SAMU - GH XI - 1 - C

     

    Segundo a Lei nº 8.080/1990, atribui‐se ao Sistema Único de Saúde (SUS), os seguintes objetivos e campos de atuação, EXCETO:

     


     

    resolva Q55576    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q55576")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    Compartilhe:

    Veja mais Questões de Enfermagem de Nível Superior

     

    Compartilhe Questões de Enfermagem de Nível Superior

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)