338 Questões de Enfermagem - Imunização 2025


  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UF RN)
  •  

    prancheta
    Q51747
    Ano: 2018 Banca: COMPERVE   Órgão: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UF RN)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    A partir de 2017, o Ministério da Saúde passou a disponibilizar a vacina adsorvida contra difteria, tétano e pertussis (acelular) tipo adulto (dTpa), para as gestantes a partir da 20ª semana de gestação. Sobre essa vacina e sua recomendação pelo Programa Nacional de Imunização, considere as afirmações abaixo.
    I Gestantes que receberam uma dose da vacina com os componentes difteria, tétano e coqueluche há menos de dez anos não terão necessidade de receber uma nova dose de dTpa.
    II A dTpa não deve ser administrada a cada gestação, considerando que os anticorpos têm curta duração e, portanto, a vacinação durante uma gravidez manterá alto nível de anticorpos protetores em gestações subsequentes. Essa vacina deverá ser registrada na caderneta de saúde da gestante ou no cartão do pré-natal ou no cartão de vacinação do adulto.
    III A vacinação de gestantes com a vacina dTpa visa garantir que os bebês já nasçam com proteção contra a coqueluche, por conta dos anticorpos que são transferidos da mãe para o feto, evitando que eles contraiam a doença até que completem o esquema de vacinação com a pentavalente, o que só ocorre aos seis meses de idade.
    IV As mulheres que perderam a oportunidade de serem vacinadas durante a gestação, devem receber uma dose de dTpa no puerpério, o mais precocemente possível para evitar que a mãe possa transmitir a coqueluche para o recém-nascido, caso ela adoeça, e possa ser uma fonte de infeção para o seu filho, o que não impede, contudo que a criança, ao ter o contato com outra fonte de infecção, tenha o risco de adoecer.

    Das orientações, estão corretas

     


     

    resolva Q51747    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q51747")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q48946
    Ano: 2018 Banca: COMPERVE   Órgão: Prefeitura de Natal   Nível Superior   Prova: Enfermeiro do Trabalho

     

    A sala de vacinação é um ambiente destinado exclusivamente à administração de imunobiológicos. Nessa sala, todos os procedimentos devem ser desenvolvidos com segurança, reduzindo o risco de contaminação para os indivíduos vacinados e também para a equipe de vacinação. De acordo com o Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação do Ministério da Saúde, faz-se necessário cumprir algumas especificidades e condições em relação ao ambiente e às instalações, entre as quais:

     


     

    resolva Q48946    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q48946")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q51715
    Ano: 2018 Banca: COMPERVE   Órgão: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UF RN)   Nível Médio   Prova: Técnico de Enfermagem

     

    Em face da situação epidemiológica atual do sarampo no Brasil, a prioridade do Programa Nacional de Imunização é a vacinação de crianças, adolescentes e adultos até 49 anos de idade. De acordo com o calendário de vacinação da infância, a vacinação rotineira para crianças deve ser no esquema de 

     


     

    resolva Q51715    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q51715")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q40325
    Ano: 2018 Banca: COMPERVE   Órgão: SES-RN   Nível Médio   Prova: Técnico de Enfermagem

     

    no  Questão Anulada

    A vacina contra febre amarela é a medida mais importante para a prevenção e o controle da doença e apresenta eficácia de 95% a 99%, além de ser reconhecidamente segura. Considerando as recomendações mais atuais do Ministério da Saúde do Brasil, analise as orientações sobre a vacinação contra febre amarela para residentes em área com recomendação da vacina ou para viajantes que se destinam a essa área.
    I Em gestantes, independentemente do estado vacinal, a vacinação está indicada somente para os casos de mulheres com mais de 20 semanas de idade gestacional.
    II Em pessoas com 60 anos ou mais, que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação, o médico deverá avaliar o benefício/risco da vacinação, levando em conta o risco da doença e o risco de eventos adversos nessa faixa etária e/ou decorrentes de comorbidades, para indicar ou não a vacinação.
    III Em crianças de 9 meses até 4 anos 11 meses e 29 dias de idade, deve -se administrar uma dose aos 9 meses de idade e uma dose de reforço de 10 em 10 anos.
    IV Em caso de pessoas com viagens previstas para áreas em que a vacina é recomendada, no Brasil, indica-se que a vacina seja aplicada de acordo com as normas do Programa Nacional de Imunização, pelo menos 10 dias antes da viagem, no caso de primovacinação ou de revacinação.
    Dentre as orientações, estão corretas

     


     

    resolva Q40325    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q40325")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q40327
    Ano: 2018 Banca: COMPERVE   Órgão: SES-RN   Nível Médio   Prova: Técnico de Enfermagem

     

    A partir de 2017, o Ministério da Saúde passou a disponibilizar a vacina adsorvida contra difteria, tétano e pertussis (acelular) tipo adulto – dTpa para as gestantes a partir da 20ª semana de gestação. As mulheres que perderam a oportunidade de serem vacinadas durante a gestação devem receber uma dose de dTpa

     


     

    resolva Q40327    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q40327")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    Compartilhe:

    Veja mais Questões de Imunização

     

    Compartilhe Questões de Imunização para Concursos

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)