9.716 Questões de Enfermagem de Todos os Assuntos 2025


  • Prefeitura de Sonora
  •  

    prancheta
    Q63455
    Ano: 2019 Banca: MS   Órgão: Prefeitura de Sonora   Nível Médio   Prova: Técnico de Enfermagem

     

     Quem tem relação sexual desprotegida pode contrair uma IST, não importando a idade, estado civil, classe social, identidade de gênero, orientação sexual, credo ou religião. A pessoa pode estar aparentemente saudável, mas pode estar infectada por uma IST. Sendo assim, o uso da camisinha masculina ou feminina, ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das IST, testa gem para HIV, sífilis e hepatites virais B e C, profilaxia pós-exposição ao HIV, imunização para HPV e hepatite B, prevenção da transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatite B, tratamento antirretroviral para todas as PVHA, e redução de danos são um grupo de ações preventivas de extrema importância que se denomina:

     


     

    resolva Q63455    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q63455")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q63454
    Ano: 2019 Banca: MS   Órgão: Prefeitura de Sonora   Nível Médio   Prova: Técnico de Enfermagem

     

    As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) podem se manifestar de várias formas. Por isso é importante que o corpo seja observado durante a higiene pessoal, o que pode ajudar a identificar uma IST no estágio inicial. Sempre que se perceber algum sinal ou algum sintoma, deve-se procurar o serviço de saúde e, quando indicado, avisar a parceria sexual. O corrimento, como um sinal de manifestação de infecção, pode se manifestar causando situações como as descritas a seguir, exceto:

     


     

    resolva Q63454    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q63454")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)
  •  

    prancheta
    Q63407

     

    smiley
    O Programa Nacional de Imunizações – PNI, por determinação do Ministério da Saúde, tem o objetivo de coordenar as ações de imunizações por meio de normas instituídas de forma nacional. No que concerne a este assunto, podemos afirmar:

     


     

    resolva Q63407    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q63407")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q63406

     

    Um paciente de 64 anos, tabagista, obeso, chegou à unidade básica de saúde referindo cefaleia, mal-estar e dor no peito com falta de ar. Tem história de hipertensão arterial há 12 anos, hiperlipidemia, diabetes melito. Ao ser avaliado pelo enfermeiro, a pressão arterial era 145 x90 mmhg, frequência cardíaca de 86 batimentos por minuto, frequência respiratória de 28 movimentos por minuto e glicemia capilar pós-prandial =102 mg/dl. A terapêutica medicamentosa do paciente inclui diuréticos, inibidor da enzima conversora de angiotensina e antidiabético da classe das sulfonilureias de segunda geração.
    Julgue os itens que se seguem, relativos à situação hipotética apresentada:
    I. Na consulta de enfermagem para estratificação de risco cardiovascular, recomenda-se a utilização do escore de Framingham.
    II. De acordo com a estratificação dos portadores de hipertensão arterial adotada pelo Ministério de Saúde, o paciente inclui-se no grupo de risco moderado.
    III. A obesidade e o sedentarismo são importantes fatores de risco presentes, que se relacionam tanto com a diabetes mellitus quanto com a hipertensão arterial.
    IV. Na aferição da pressão arterial, o enfermeiro deve certificar-se de que o paciente não está com a bexiga cheia, que não praticou exercícios físicos há pelo menos 60 minutos, que não ingeriu bebidas alcoólicas, café ou alimentos e não fumou nos 30 minutos anteriores.
    V. A terapêutica diurética pode causar desequilíbrio do volume de fluidos ou eletrólitos, incluindo hipocalemia e hiponatremia.

    Das afirmativas anteriores:  

     


     

    resolva Q63406    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q63406")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q63405

     

    Síndrome de Guillain-Barré (SGB) é uma doença autoimune em que o sistema imunológico reconhece e ataca o sistema nervoso levando à lesão da bainha de mielina. Recentemente, por ocasião das epidemias por arbovírus transmitidos pelo Aedes Aegypti, vem se observando associação da SGB com a infecção prévia pelos vírus da Dengue, Chikungunya e, especialmente, o Zika Vírus (BRASIL, 2015). Quanto aos diagnósticos de enfermagem referentes ao paciente portador de SGB, segundo taxonomia NANDA–I, é correto afirmar, exceto:  

     


     

    resolva Q63405    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q63405")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    Compartilhe:

    Veja mais Questões de Enfermagem

     

    Compartilhe Questões de Enfermagem para Concursos

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)