9.716 Questões de Enfermagem de Todos os Assuntos 2025


  • SES-RN
  •  

    prancheta
    Q40356
    Ano: 2018 Banca: COMPERVE   Órgão: SES-RN   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    Diversos fatores e condições podem aumentar os riscos de complicações em cirurgias. Portanto, as enfermeiras perioperatórias devem reconhecer as mudanças fisiológicas, cognitivas/psicológicas e sociológicas associadas ao envelhecimento e entender que a idade, por si só, coloca as pessoas em risco de complicações cirúrgicas (POTTER, 2013). O conhecimento dos fatores de risco permite que a enfermeira tome as precauções necessárias no planejamento do cuidado. Em relação aos fatores fisiológicos que colocam os idosos em risco durante uma cirurgia, considere as afirmativas abaixo.
    I A alteração degenerativa no miocárdio e nas valvas diminui a reserva cardíaca e coloca o idoso em risco de aumento do débito cardíaco, especialmente durante períodos de estresse, o que pode ocasionar bradicardia, fadiga e arritmias.
    II O aumento na amplitude de movimento do diafragma diminui a capacidade residual do pulmão, reduzindo a quantidade de ar novo que entra a cada respiração.
    III As perdas sensitivas, incluindo sensibilidade tátil reduzida e aumento da tolerância à dor diminui a capacidade do idoso de responder precocemente aos sinais de alerta de complicações cirúrgicas.
    IV A diminuição da função renal, com redução do fluxo sanguíneo para os rins aumenta o risco de choque quando há perda de sangue, e risco aumentado de desequilíbrio hídrico e eletrolítico.

    Estão corretas as afirmativas

     


     

    resolva Q40356    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q40356")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q40355
    Ano: 2018 Banca: COMPERVE   Órgão: SES-RN   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    Um adolescente de 16 anos de idade chega ao pronto atendimento referindo dor abdominal de forte intensidade no mesogástrio. 

    Anatomicamente, conforme a figura acima, a região indicada pelo adolescente corresponde ao número. 

     


     

    resolva Q40355    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q40355")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q40354
    Ano: 2018 Banca: COMPERVE   Órgão: SES-RN   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    A partir de 2017, o Ministério da Saúde fez algumas mudanças na indicação da vacina meningocócica C conjugada. Sobre essa vacina e as novas recomendações do programa nacional de imunização, considere as afirmações abaixo.
    I A introdução de uma segunda dose da vacina meningocócica C conjugada para a população de 20 a 29 anos de idade justifica-se em função da correção da falha vacinal nesse grupo.
    II O Ministério da Saúde passou a disponibilizar a vacina meningocócica C conjugada para crianças até 6 anos de idade e um reforço em adolescentes de qualquer faixa etária.
    III O Ministério da Saúde passou a disponibilizar a vacina meningocócica C conjugada para adolescentes de 12 a 13 anos em 2017, e de 11 a 14 anos em 2018.
    IV A vacinação de adolescentes proporcionará proteção direta impedindo o deslocamento do risco de doença para esses grupos etários, alcançando, ainda, o desejado efeito protetor da imunidade de rebanho, que estende a proteção a coortes de indivíduos não vacinados.
    Estão corretas as afirmações

     


     

    resolva Q40354    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q40354")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q40353
    Ano: 2018 Banca: COMPERVE   Órgão: SES-RN   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    Uma gestante com 30 anos de idade e 23 semanas de gestação chega à sala de vacina de uma unidade de saúde, encaminhada pelo obstetra para atualizar seu cartão de vacina. No cartão apresentado pela gestante consta o registro de três doses da vacina dupla adulto (dT) realizadas em sua última gestação, há 5 anos, e uma dose de influenza realizada há 5 meses, no período da campanha. Além disso, ela foi vacinada contra a hepatite B com três doses, há mais de 10 anos, e apresentou Anti-HBs > 10 mUI/ml. Considerando a idade, o período gestacional e o histórico vacinal/imunológico da gestante, a vacina e o número de doses que devem ser indicadas, respectivamente, são: 

     


     

    resolva Q40353    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q40353")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q40352
    Ano: 2018 Banca: COMPERVE   Órgão: SES-RN   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    » Conteúdo Associado à Questão
    Diante de casos de violência sexual tal como o apresentado, medidas profiláticas para as infecções sexualmente transmissíveis (IST) devem ser tomadas. Sobre essa temática, considere as afirmações abaixo.
    I Doenças como gonorreia, sífilis e infecção por clamídia podem ser prevenidas com o uso de medicamentos de reconhecida eficácia.
    II Em casos de violência sexual, ainda não há profilaxia disponível para doenças virais como as infecções por herpes simples, cancro mole e pelo papilomavírus humano (HPV).
    III A profilaxia das IST não virais deve ser feita preferencialmente por via parenter al para a administração dos antibióticos, os quais devem ser administrados no primeiro dia de atendimento.
    IV A profilaxia das IST realizada por via oral deve ser realizada, em no máximo, uma semana após a violência sexual, visto que após esse período, não há mais indicação.
    Estão corretas as afirmativas

     


     

    resolva Q40352    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q40352")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões de Enfermagem para Concursos

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)