9.716 Questões de Enfermagem de Todos os Assuntos 2025


  • SES-RN
  •  

    prancheta
    Q40326
    Ano: 2018 Banca: COMPERVE   Órgão: SES-RN   Nível Médio   Prova: Técnico de Enfermagem

     

    De acordo com o Ministério da Saúde, os profissionais da vigilância epidemiológica e de serviços de saúde têm apontado um aumento de casos de sífilis em gestantes pertencentes a grupos mais vulneráveis. Essa situação requer o planejamento de abordagens efetivas e específicas para esses diferentes grupos, que são:

     


     

    resolva Q40326    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q40326")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q40325
    Ano: 2018 Banca: COMPERVE   Órgão: SES-RN   Nível Médio   Prova: Técnico de Enfermagem

     

    no  Questão Anulada

    A vacina contra febre amarela é a medida mais importante para a prevenção e o controle da doença e apresenta eficácia de 95% a 99%, além de ser reconhecidamente segura. Considerando as recomendações mais atuais do Ministério da Saúde do Brasil, analise as orientações sobre a vacinação contra febre amarela para residentes em área com recomendação da vacina ou para viajantes que se destinam a essa área.
    I Em gestantes, independentemente do estado vacinal, a vacinação está indicada somente para os casos de mulheres com mais de 20 semanas de idade gestacional.
    II Em pessoas com 60 anos ou mais, que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação, o médico deverá avaliar o benefício/risco da vacinação, levando em conta o risco da doença e o risco de eventos adversos nessa faixa etária e/ou decorrentes de comorbidades, para indicar ou não a vacinação.
    III Em crianças de 9 meses até 4 anos 11 meses e 29 dias de idade, deve -se administrar uma dose aos 9 meses de idade e uma dose de reforço de 10 em 10 anos.
    IV Em caso de pessoas com viagens previstas para áreas em que a vacina é recomendada, no Brasil, indica-se que a vacina seja aplicada de acordo com as normas do Programa Nacional de Imunização, pelo menos 10 dias antes da viagem, no caso de primovacinação ou de revacinação.
    Dentre as orientações, estão corretas

     


     

    resolva Q40325    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q40325")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q40324
    Ano: 2018 Banca: COMPERVE   Órgão: SES-RN   Nível Médio   Prova: Técnico de Enfermagem

     

    » Conteúdo Associado à Questão
    O tipo de vigilância destacada no texto tem como principal finalidade 

     


     

    resolva Q40324    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q40324")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q40323
    Ano: 2018 Banca: COMPERVE   Órgão: SES-RN   Nível Médio   Prova: Técnico de Enfermagem

     

    » Conteúdo Associado à Questão
    O texto destaca o papel da Vigilância Epidemiológica no controle da dengue no estado do Rio Grande do Norte, com destaque para a utilização da vigilância

     


     

    resolva Q40323    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q40323")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q40322
    Ano: 2018 Banca: COMPERVE   Órgão: SES-RN   Nível Médio   Prova: Técnico de Enfermagem

     

    A higiene das mãos é o item principal das precauções padrão e é, indiscutivelmente, a medida mais eficaz para prevenir e controlar as infecções. Sobre essa prática de segurança do paciente, considere as orientações a seguir.
    I A higiene das mãos pode ser realizada friccionando as mãos com preparação alcoólica ou higienizando-as com água e sabonete líquido ou espuma, o que deixa as mãos livres de contaminação microbiana, potencialmente prejudicial, e também seguras para o atendimento ao paciente.
    II A maneira mais eficaz de garantir uma ótima higiene das mãos é higienizando-as com água e sabonete, recurso este que se sobrepõe, inclusive, à utilização de preparação alcoólica para as mãos.
    III As indicações correspondentes aos momentos “antes” se destinam a evitar a transmissão microbiana ao profissional da saúde e ao ambiente assistencial, ou seja, outros pacientes, suas imediações e o ambiente dos cuidados de saúde.
    IV O objetivo das indicações para a higiene das mãos é interromper a transmissão de micro-organismos pelas mãos e evitar a colonização do paciente por patógenos potenciais, a disseminação de doenças potenciais no ambiente assistencial, infecções causadas principalmente por micro-organismos endógenos, a colonização e a infecção dos profissionais de saúde.
    Dentre as orientações, estão corretas

     


     

    resolva Q40322    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q40322")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões de Enfermagem para Concursos

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)