4.045 Questões de Nível Médio de Português


Português - 99 ª Página

 

  • Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  •  

    prancheta
    Q53036

    Português   »

    Ano: 2018 Banca: CONVEST UFAM   Órgão: Universidade Federal do Amazonas (UFAM)   Nível Médio   Prova: Técnico de enfermagem

     

    » Conteúdo Associado à Questão
    Observe as afirmativas a seguir, feitas sobre ideias constantes no texto:

    I. O índio adotou ferramentas europeias para as atividades de caça e pesca, sem, contudo, abandonar totalmente suas tradições.
    II. As populações da Amazônia dão, ainda hoje, grande importância às atividades da caça e da pesca, sem cujos produtos não conseguiriam sobreviver.
    III. Foram os indígenas que possibilitaram a colonização do vale amazônico pelos europeus, em virtude de terem ensinado a eles como sobreviver na região.
    IV. Os europeus e os indígenas, ao longo do tempo, têm devastado o meio ambiente, o que acarretou a escassez de animais e de peixes.

    Assinale a alternativa correta: 

     


     

    resolva Q53036    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q53036")    |   » Apostila de Português 2025

     

     

  • Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren PR)
  •  

    prancheta
    Q52611
    Ano: 2018 Banca: NC-UFPR   Órgão: Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren PR)   Nível Médio   Prova: Auxiliar Administrativo

     

    Assinale a alternativa corretamente pontuada.

     


     

    resolva Q52611    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q52611")    |   » Apostila de Português 2025

     

     

    prancheta
    Q52610
    Ano: 2018 Banca: NC-UFPR   Órgão: Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren PR)   Nível Médio   Prova: Auxiliar Administrativo

     

    O Ministro da Educação de Portugal, Nuno Crato, entre 2011 e 2015, concedeu entrevista à revista Veja. Numere a coluna da direita, relacionando as respostas com as respectivas perguntas.

    1. O senhor provocou debate acirrado entre educadores do mundo todo ao afirmar que a escola moderna é vítima do “eduquês”. Por que o assunto causou tanto barulho?
    2. A neurociência vem mapeando os caminhos que a informação percorre no cérebro de uma criança até ser assimilada. As escolas já começaram a fazer uso desse conhecimento?
    3. Quais boas práticas exatamente essa ala de educadores rejeita?

    ( ) Muitos batem na tecla de que prova faz mal. Acham que ela submete o aluno a um alto grau de stress, sem necessidade. Vão aí na contramão do que afirmam os grandes pesquisadores. Eles já sabem que, ao ser questionada e posta a refletir sobre um conteúdo, a criança consegue absorvê-lo melhor, avançando no conhecimento. Também a disciplina é um ponto em que a condescendência e a leitura enviesada de velhas teorias ofuscam a razão.
    ( ) Infelizmente, a grande maioria passa ao largo dessas descobertas. E isso as mantém congeladas no tempo, aferradas a pensamentos anacrônicos.
    ( ) Minha crítica bate de frente com uma linha muito celebrada nas escolas de hoje. É uma corrente que dá ênfase excessiva às atitudes e à formação cívica do aluno e deixa em segundo plano o conhecimento propriamente dito. Pergunto: como investir em formação cívica se o estudante não consegue nem ler o jornal? Vejo vários educadores por aí se perdendo em uma linguagem hermética, dúbia e demagógica para falar sobre seus objetivos difusos para a sala de aula.

    Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

     


     

    resolva Q52610    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q52610")    |   » Apostila de Português 2025

     

     

    prancheta
    Q52609
    Ano: 2018 Banca: NC-UFPR   Órgão: Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren PR)   Nível Médio   Prova: Auxiliar Administrativo

     

    » Conteúdo Associado à Questão
    Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas:

     


     

    resolva Q52609    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q52609")    |   » Apostila de Português 2025

     

     

    prancheta
    Q52608
    Ano: 2018 Banca: NC-UFPR   Órgão: Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren PR)   Nível Médio   Prova: Auxiliar Administrativo

     

    » Conteúdo Associado à Questão
    Sobre o texto, assinale a alternativa correta.

     


     

    resolva Q52608    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q52608")    |   » Apostila de Português 2025

     

     

     

    Compartilhe Questões Português

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)