291 Questões de Nível Médio de Geografia


Geografia - 24 ª Página

 

  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
  •  

    prancheta
    Q6537

    Geografia   » Urbanização brasileira, Urbanização

     

    » Conteúdo Associado à Questão
    A terceira fase, representada nos mapas, caracterizou-se pela: 

     


     

    resolva Q6537    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q6537")    |   » Apostila de Geografia 2025

     

     

    prancheta
    Q6536

     

    » Conteúdo Associado à Questão
    Em 4 de janeiro de 1993, o Governo brasileiro sancionou a Lei nº 8.617, que tornou os limites marítimos brasileiros coincidentes com os limites preconizados pela Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM) em 1982.

    De acordo com a legislação brasileira, a faixa de 12 milhas marítimas e a faixa que se estende das doze às duzentas milhas marítimas, indicadas na figura acima, são denominadas, respectivamente: 

     


     

    resolva Q6536    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q6536")    |   » Apostila de Geografia 2025

     

     

    prancheta
    Q6535

     

    » Conteúdo Associado à Questão
    A partir da figura acima e com base no sistema de coordenadas, é correto afirmar que: 

     


     

    resolva Q6535    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q6535")    |   » Apostila de Geografia 2025

     

     

  • Polícia Militar do Estado de Pernambuco (PM PE)
  •  

    prancheta
    Q5859

    Geografia   »

    Ano: 2016 Banca: UPENET   Órgão: Polícia Militar do Estado de Pernambuco (PM PE)   Nível Médio   Prova: Soldado da Polícia Militar

     

    O olhar geográfico possibilita analisar e compreender o espaço onde as sociedades humanas estão inseridas. No caso de Pernambuco e de seus aspectos geográficos, é INCORRETO afirmar que o Estado apresenta

     


     

    resolva Q5859    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q5859")    |   » Apostila de Geografia 2025

     

     

    prancheta
    Q5858

    Geografia   »

    Ano: 2016 Banca: UPENET   Órgão: Polícia Militar do Estado de Pernambuco (PM PE)   Nível Médio   Prova: Soldado da Polícia Militar

     

    Alguns estudos justificam que o nome do Estado de Pernambuco provém da derivação do tupi, que significa „furo de mar‟. Outros indicam que o significado seja „mar comprido‟. Ambas as etimologias associam Pernambuco às influências marinhas.
    Considerando as características gerais do clima de Pernambuco, analise as proposições abaixo:
    I. A porção leste do Estado de Pernambuco apresenta menores amplitudes térmicas em decorrência do seu limite com o Oceano Pacífico que apresenta as maiores cotas pluviométricas. Na porção oeste, as amplitudes térmicas são maiores.
    II. O regime anual de precipitações pluviométricas no semiárido é menor que no litoral, porém tal regime apresenta distribuição mais homogênea no semiárido, em decorrência da Frente Polar Atlântica e de suas maiores chuvas que ocorrem entre o outono e o inverno.
    III. Os brejos de altitude apresentam índices pluviométricos mais elevados do que em outras regiões do semiárido em decorrência de suas altitudes e chuvas orográficas, como nos Municípios de Triunfo e Garanhuns.
    IV. Em linhas gerais, Pernambuco apresenta climas quentes em decorrência da ação da latitude e modestas cotas altimétricas. As porções com temperaturas mais amenas são as superfícies de cimeira.
    Estão CORRETAS apenas

     


     

    resolva Q5858    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q5858")    |   » Apostila de Geografia 2025

     

     

    Veja mais Questões de Geografia

     

    Compartilhe Questões Geografia

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)