309 Questões de Nível Médio de História


História - 47 ª Página

 

  • Polícia Militar do Estado da Bahia (PM BA)
  •  

    prancheta
    Q11728
    Ano: 2012 Banca: FCC   Órgão: Polícia Militar do Estado da Bahia (PM BA)   Nível Médio   Prova: Soldado da Polícia Militar

     

    Considere as afirmações acerca de movimentos sociais ocorridos na Bahia, nos séculos X V I I I e X IX .
    I . A Revolta dos Malês, liderada por escravos muçulmanos e contando com a adesão de mestiços e intelectuais baianos, pleiteava o fim da escravidão.
    II . A Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates, de 1798, inspirou-se nos ideais da Revolução Francesa e pregava o fim da escravidão.
    I I I . A Sabinada, rebelião liderada por escravos contra o governo central, contava com a participação de comerciantes e artesãos de Salvador.
    IV. A Guerra de Canudos ficou marcada pela resistência dos sertanejos, liderados por Antônio Conselheiro, na luta contra as tropas enviadas para combatê-los.
    Está correto o que se afirma em

     


     

    resolva Q11728    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q11728")    |   » Apostila de História 2025

     

     

  • Polícia Militar do Estado do Ceará
  •  

    prancheta
    Q7519

    História   » Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, História do Brasil

    Ano: 2012 Banca: CESPE UnB   Órgão: Polícia Militar do Estado do Ceará   Nível Médio   Prova: Soldado

     

    » Conteúdo Associado à Questão
    O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) delimitou as regiões geográficas, dividindo-as, por exemplo, em mesorregiões, que se subdividem microrregiões.

     


     

    resolva Q7519    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q7519")    |   » Apostila de História 2025

     

     

    prancheta
    Q7518

    História   » Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, História do Brasil

    Ano: 2012 Banca: CESPE UnB   Órgão: Polícia Militar do Estado do Ceará   Nível Médio   Prova: Soldado

     

    A cidade de Fortaleza foi fundada no final do século XVIII, para conter a ação de piratas ingleses na costa cearense.

     


     

    resolva Q7518    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q7518")    |   » Apostila de História 2025

     

     

    prancheta
    Q7517

    História   » História do Ceará

    Ano: 2012 Banca: CESPE UnB   Órgão: Polícia Militar do Estado do Ceará   Nível Médio   Prova: Soldado

     

    A introdução de bondes de tração animal, do telégrafo e da telefonia, bem como o calçamento e a canalização da água são ações que caracterizaram a modernização de Fortaleza no século XIX.

     


     

    resolva Q7517    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q7517")    |   » Apostila de História 2025

     

     

    prancheta
    Q7516

    História   » História do Ceará

    Ano: 2012 Banca: CESPE UnB   Órgão: Polícia Militar do Estado do Ceará   Nível Médio   Prova: Soldado

     

    No Ceará, o predomínio das oligarquias na política local teve fim com a Revolução de 1930.

     


     

    resolva Q7516    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q7516")    |   » Apostila de História 2025

     

     

    Veja mais Questões de História

     

    Compartilhe Questões História

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)