239 Questões de Nível Médio de Conhecimentos Pedagógicos / Pedagogia


Conhecimentos Pedagógicos / Pedagogia - 32 ª Página

 

  • Prefeitura de Cuiabá
  •  

    prancheta
    Q2301

    Conhecimentos Pedagógicos   » Evolução Histórica da Educação

    Ano: 2015 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas   Órgão: Prefeitura de Cuiabá   Nível Médio  

     

    As opções a seguir apresentam características das reformas educacionais introduzidas no Brasil a partir de 1990, à exceção de uma.
    Assinale-a.

     


     

    resolva Q2301    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q2301")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

    prancheta
    Q2300
    Ano: 2015 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas   Órgão: Prefeitura de Cuiabá   Nível Médio  

     

    Com relação aos mecanismos relacionados com as desigualdades educacionais, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
    ( ) Crianças de famílias mais pobres têm menos sucesso e abandonam mais a escola que as crianças de famílias mais estudadas e ricas.
    ( ) As populações indígenas e ribeirinhas têm o mesmo índice de acesso à escola que a população urbana, em especial no Ensino Médio.
    ( ) Colégios bem estruturados, bons professores e métodos de ensino adequados melhoram o desempenho das crianças.
    As afirmativas são, respectivamente,

     


     

    resolva Q2300    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q2300")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

    prancheta
    Q2299
    Ano: 2015 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas   Órgão: Prefeitura de Cuiabá   Nível Médio  

     

    Leia o fragmento a seguir.
    É o processo de formação de nosso self e de como nossos instintos podem ou não ser suprimidos. Somos transformados em seres capazes de viver em sociedade pela internalização das coerções sociais."
    Assinale a opção que indica o conceito apresentado no fragmento acima.

     


     

    resolva Q2299    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q2299")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

    prancheta
    Q2298

    Conhecimentos Pedagógicos   » Legislação Básica da Educação

    Ano: 2015 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas   Órgão: Prefeitura de Cuiabá   Nível Médio  

     

    Leia o fragmento a seguir.
    Ampliou a autonomia dos municípios, permitindo-lhes que organizassem seus próprios sistemas de ensino, independentemente de supervisão estadual ou federal."
    Assinale a opção que indica a legislação de onde foi retirado o fragmento acima.

     


     

    resolva Q2298    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q2298")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

    prancheta
    Q2290

     

    Com base no documento “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva”, relacione as categorias de Educação Especial às suas respectivas definições.
    1. Alunos com deficiência
    2. Alunos com transtornos globais de desenvolvimento
    3. Alunos com superdotação ( ) Apresentam impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental ou sensorial, que podem restringir sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade.
    ( ) Apresentam alterações qualitativas nas interações sociais recíprocas e na comunicação, além de um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo.
    ( ) Apresentam potencial elevado em uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes.
    Assinale a opção que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

     


     

    resolva Q2290    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q2290")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

    Veja mais Questões de Conhecimentos Pedagógicos / Pedagogia

     

    Compartilhe Questões Conhecimentos Pedagógicos / Pedagogia

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)