55 Questões de Nível Médio de Contabilidade Pública


Contabilidade Pública - 9 ª Página

 

  • IFN MG
  •  

    prancheta
    Q10986
    Ano: 2016 Banca: FUNDEP   Órgão: IFN MG   Nível Médio   Prova: Técnico em Contabilidade

     

    Analise as afirmativas a seguir sobre as classificações da Despesa Orçamentária.
    I. A classificação institucional reflete a estrutura de alocação dos créditos orçamentários e está estruturada em dois níveis hierárquicos: órgão orçamentário e unidade orçamentária. Constitui unidade orçamentária o agrupamento de serviços subordinados ao mesmo órgão a que são consignadas dotações próprias.
    II. A classificação funcional segrega as dotações orçamentárias em funções e subfunções. A atual classificação funcional é composta de um rol de funções e subfunções prefixadas, que servem como agregador dos gastos públicos por área de ação governamental nas três esferas de Governo.
    III. A classificação funcional é representada por seis dígitos. Os três primeiros referem-se à função, enquanto que os três últimos dígitos representam a subfunção, que podem ser traduzidos como meios de segregação das diversas áreas de atuação do setor público, nas esferas legislativa, executiva e judiciária.
    IV. Toda ação do Governo está estruturada em programas orientados para a realização dos objetivos estratégicos definidos no Plano Plurianual para o período de quatro anos. Os entes da Federação devem ter seus trabalhos organizados por programas e ações e devem seguir uma classificação de aplicação comum e obrigatória a todos.
    A partir dessa análise, conclui-se que estão corretas as afirmativas:
     

     


     

    resolva Q10986    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q10986")    |   » Apostila de Contabilidade Pública 2025

     

     

    prancheta
    Q10985
    Ano: 2016 Banca: FUNDEP   Órgão: IFN MG   Nível Médio   Prova: Técnico em Contabilidade

     

    Associe a COLUNA I com a COLUNA II, relacionando a categoria econômica / origem / espécie da Receita Pública com as suas respectivas descrições.
    COLUNA I
    1. Receita corrente – taxas
    2. Receita corrente – contribuição de melhoria
    3. Receita corrente – patrimonial
    4. Receita de capital – transferências de capital
    COLUNA II
    ( ) Recursos devidos aos entes da Federação como forma de participação no resultado da exploração dos seus recursos minerais, hídricos, florestais e outros, definidos no ordenamento jurídico.
    ( ) Espécie de tributo e tem como fato gerador a valorização imobiliária que decorra de obras públicas, contanto que haja nexo causal entre o acréscimo de valor obtido e a realização da obra pública.
    ( ) Recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado e destinados para atender despesas em investimentos ou inversões financeiras, a fim de satisfazer finalidade pública específica; sem corresponder, entretanto, a contraprestação direta ao ente transferidor.
    ( ) Espécie de tributo que tem como fato gerador o exercício regular do poder de polícia administrativa ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto a sua disposição.
    Assinale a sequência CORRETA.
     

     


     

    resolva Q10985    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q10985")    |   » Apostila de Contabilidade Pública 2025

     

     

    prancheta
    Q10984
    Ano: 2016 Banca: FUNDEP   Órgão: IFN MG   Nível Médio   Prova: Técnico em Contabilidade

     

    Nas entidades do setor público, o registro contábil deve ser feito pelo método das partidas dobradas e os lançamentos devem debitar e creditar contas que apresentem a mesma natureza de informação. Assim, para a amortização de operação de crédito, associe a COLUNA I com a COLUNA II, relacionando os estágios dessa despesa com os lançamentos nos subsistemas orçamentário ou patrimonial. Considere (P) como passivo permanente e (F) como passivo financeiro.
    COLUNA I
    1. Empenho
    2. Liquidação
    3. Pagamento
    4. Fixação
    COLUNA II
    ( ) D 5.2.2.x.x.xx.xx Dotação Inicial C 6.2.2.x.x.xx.xx Crédito Disponível
    ( ) D 2.1.2.x.x.xx.xx Empréstimos e Financiamentos a Curto Prazo (F) C 1.1.1.1.x.xx.xx Caixa e Equivalentes de Caixa em Moeda Nacional (F)
    ( ) D 6.2.2.1.3.02.xx Crédito Empenhado em Liquidação C 6.2.2.1.3.03.xx Crédito Empenhado Liquidado a Pagar
    ( ) D 2.1.2.x.x.xx.xx Empréstimos e Financiamentos a Curto Prazo (P) C 2.1.2.x.x.xx.xx Empréstimos e Financiamentos a Curto Prazo (F)
    Assinale a sequência CORRETA.
     

     


     

    resolva Q10984    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q10984")    |   » Apostila de Contabilidade Pública 2025

     

     

    prancheta
    Q10983
    Ano: 2016 Banca: FUNDEP   Órgão: IFN MG   Nível Médio   Prova: Técnico em Contabilidade

     

    Tomando como base os preceitos da NBC T 16.5, aprovada pela Res. Nº 1.132/08 do Conselho Federal de Contabilidade, analise as afirmativas a seguir sobre os critérios para o registro contábil dos atos e dos fatos que afetam ou possam vir a afetar o patrimônio das entidades do setor público e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
    ( ) Uma das características do registro e da informação contábil no setor público é a Imparcialidade, ou seja, os registros contábeis e as informações apresentadas devem reconhecer os fenômenos patrimoniais em sua totalidade, não podendo ser omitidas quaisquer partes do fato gerador.
    ( ) A entidade do setor público deve manter sistema de informação contábil refletido em plano de contas que inclua a terminologia de todas as contas e sua adequada codificação, bem como a identificação do subsistema a que pertence, a natureza e o grau de desdobramento, possibilitando os registros de valores e a integração dos subsistemas.
    ( ) Os registros contábeis devem ser efetuados de forma analítica, refletindo a transação constante em documento hábil, em consonância com os Princípios de Contabilidade. No caso de registros extemporâneos, devem consignar, nos seus históricos, as datas efetivas das ocorrências e a razão do atraso.
    ( ) Para os atos da administração com potencial de modificar o patrimônio da entidade, os documentos em papel podem ser digitalizados e armazenados em meio eletrônico ou magnético, desde que assinados e autenticados, em observância à Norma Brasileira de Contabilidade que trata da escrituração em forma eletrônica.
    Assinale a sequência CORRETA.
     

     


     

    resolva Q10983    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q10983")    |   » Apostila de Contabilidade Pública 2025

     

     

    prancheta
    Q10982
    Ano: 2016 Banca: FUNDEP   Órgão: IFN MG   Nível Médio   Prova: Técnico em Contabilidade

     

    No âmbito das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, há várias normas específicas, dentre elas, a NBC T 16.2, a NBC T 16.3 e a NBC T 16.4. Aquela estabelece o conceito de patrimônio público, sua classificação sob o enfoque contábil, o conceito e a estrutura do sistema de informação contábil. Essa estabelece as bases para controle contábil do planejamento desenvolvido pelas entidades do setor público, expresso em planos hierarquicamente interligados. Esta estabelece conceitos, natureza e tipicidades das transações no setor público.
    Quanto a essas três normas, é incorreto afirmar:
     

     


     

    resolva Q10982    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q10982")    |   » Apostila de Contabilidade Pública 2025

     

     

    Veja mais Questões de Contabilidade Pública

     

    Compartilhe Questões Contabilidade Pública

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)