8.196 Questões de Português 2025

 

 

  • Prefeitura de Curitiba
  •  

    prancheta
    Q58102
    Ano: 2019 Banca: NC-UFPR   Órgão: Prefeitura de Curitiba   Nível Superior   Prova: Professor de Educação Infantil

     

    Considere o seguinte texto:
    Você já ouviu falar que usamos apenas 10% do cérebro? Se isso __________ verdade, imagine se um dia alguém __________ usar o cérebro todo, quão desenvolvido não __________? Mas não é bem assim: todas as partes do cérebro estão trabalhando para nos fazer movimentar, sentir, emocionar, raciocinar.
    Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas acima, na ordem em que aparecem no texto. 

     


     

    resolva Q58102    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q58102")    |   » Apostila de Português 2025

     

     

    prancheta
    Q58101

    Português   » Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Interpretação de Textos

    Ano: 2019 Banca: NC-UFPR   Órgão: Prefeitura de Curitiba   Nível Superior   Prova: Professor de Educação Infantil

     

    O texto a seguir contém trechos de uma entrevista dada pelo americano Mark Bauerlein para a Revista Superinteressante (https://super.abril.com.br/tecnologia/a-internet-nos-deixa-estupidos-entrevista-com-mark-bauerlein/). Numere a coluna da direita, relacionando as respostas com as respectivas perguntas.
    1. Como a internet piora a inteligência dos jovens?
    2. Mas a web não pode ser útil para o conhecimento?
    3. E qual seria a solução? Proibir a internet? 
    ( ) Eu me refiro principalmente a 4 elementos: curiosidade intelectual, conhecimento histórico, consciência cívica e hábitos de leitura. Os jovens têm lido cada vez menos nos EUA.
    ( ) De forma nenhuma. O problema não é a tecnologia, e sim como a pessoa a utiliza. O desafio é quebrar o domínio de redes de relacionamento.
    ( ) Poderia, mas os garotos não se importam com essas coisas. Eles não visitam um site de um grande museu para ver as pinturas. Preferem visitar seu perfil pessoal na internet ou fazer upload das fotos da última festa, ou escrever em seu blog como odeiam a escola.  
    Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta da coluna da direita, de cima para baixo.  

     


     

    resolva Q58101    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q58101")    |   » Apostila de Português 2025

     

     

    prancheta
    Q58100

    Português   » Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Interpretação de Textos

    Ano: 2019 Banca: NC-UFPR   Órgão: Prefeitura de Curitiba   Nível Superior   Prova: Professor de Educação Infantil

     

    Leia a tirinha abaixo: 
    questões de concursos Prefeitura de Curitiba 2019
     Para produzir o efeito de humor que caracteriza essa tirinha, o autor emprega:

     


     

    resolva Q58100    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q58100")    |   » Apostila de Português 2025

     

     

    prancheta
    Q58099
    Ano: 2019 Banca: NC-UFPR   Órgão: Prefeitura de Curitiba   Nível Superior   Prova: Professor de Educação Infantil

     

    » Conteúdo Associado à Questão
    Considere o seguinte trecho de um texto (publicado em https://www.acritica.com/opinions/roubo-na-assembleialegislativa, em 22, abr. 2019):

    Não são milhões. Não é superfaturamento. Não é “esquema entre politicos”. Na Assembleia Legislativa do Estado, o furto de rolos de papeis higienicos do tipo industrial, de dentro dos banheiros da Casa, passou a ser monitorado pela segurança do orgão. Parece comico, não fosse tragico concluir que, neste caso, o desvio de conduta nada tem a ver com aqueles que naturalmente são acusados pelo povo de trapacear para obter lucro facil. Não se sabe o “montante” do prejuizo. Sabe-se, definitivamente, que corrupção não tem cargo.
    Quantas palavras, nesse trecho, deveriam estar acentuadas, mas não estão? 

     


     

    resolva Q58099    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q58099")    |   » Apostila de Português 2025

     

     

    prancheta
    Q58098
    Ano: 2019 Banca: NC-UFPR   Órgão: Prefeitura de Curitiba   Nível Superior   Prova: Professor de Educação Infantil

     

    » Conteúdo Associado à Questão
    Na sentença “quando ela começou a trabalhar com brancos, seus colegas exigiram que ela usasse uma cafeteira diferente”, o termo sublinhado introduz a ideia de: 

     


     

    resolva Q58098    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q58098")    |   » Apostila de Português 2025

     

     

     

    Compartilhe Questões Português

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)