8.196 Questões de Português 2025

 

 

  • Ministério Público do Estado de São Paulo (MP SP)
  •  

    prancheta
    Q53888

     

    » Conteúdo Associado à Questão
    De acordo com a convicção do autor, o chamado “cansaço democrático” associa-se

     


     

    resolva Q53888    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q53888")    |   » Veja Apostilas Vunesp 2025

     

     

    prancheta
    Q53887

     

    » Conteúdo Associado à Questão
    Em relação ao papel exercido pelo mundo virtual sobre o sistema político, é correto afirmar que

     


     

    resolva Q53887    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q53887")    |   » Veja Apostilas Vunesp 2025

     

     

    prancheta
    Q53886

     

    » Conteúdo Associado à Questão
    É correto afirmar que o texto discorre sobre a democracia

     


     

    resolva Q53886    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q53886")    |   » Veja Apostilas Vunesp 2025

     

     

  • Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  •  

    prancheta
    Q53055
    Ano: 2018 Banca: CONVEST UFAM   Órgão: Universidade Federal do Amazonas (UFAM)   Nível Superior   Prova: Administrador

     

    Leia o texto a seguir:

        Depois do golpe militar de 1964, com a queda do presidente João Goulart, as forças militares ocuparam a Amazônia brasileira, perseguindo e dispersando os principais líderes políticos democráticos, o que abriu caminho para a proposição de um plano de modernização da região, elaborado no Sul do país. Isto implicou a entrada de capitais nacional e estrangeiro, assim como a redefinição do espaço e das condições de vida da população. Aliás, no final dos anos 1950, a integração geográfica da Amazônia com o Sul – na verdade uma proposta geopolítica – já havia começado através das rodovias. É possível perfilar um núcleo ligado a indústria automotora, assim como a suas indústrias adjacentes. Esse polo industrial é intensamente estimulado pelos militares que, sob o discurso da modernização da Amazônia e sua integração nacional, tinham promovido seu projeto geopolítico, mediante a construção de rodovias. Tais ideias e medidas não conseguiam discriminar as especificidades do Norte das do resto do país. (Do livro As Vozes do rio, de Ana Pizarro, p. 166. Texto adaptado.)

        Coloque V para verdadeiro e F para falso nas afirmativas a seguir, feitas a propósito de aspectos diversos do texto:

    ( ) A regência no trecho “Isto implicou a entrada de capitais” NÃO está correta, pois deveria ser “Isto implicou na entrada de capitais”.
    ( ) As palavras “proposição”, “modernização” e “região”, constantes do primeiro período, formam um vício de linguagem chamado barbarismo.
    ( ) No último período, para que o enunciado fique correto, o vocábulo “discriminar” precisa ser substituído pelo parônimo “descriminar”.
    ( ) Uma ideia que perpassa o texto é a de que as medidas para o desenvolvimento da Amazônia, embora não condizentes com a sua realidade, eram necessárias.
    ( ) “Tinham promovido”, no penúltimo período do texto, está conjugado no pretérito mais-queperfeito composto do indicativo.
    ( ) No trecho “É possível perfilar um núcleo ligado a indústria automotora”, o a deveria levar o acento indicativo de crase.

    Assinale a alternativa que relaciona a sequência CORRETA de V e F de cima para baixo:

     


     

    resolva Q53055    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q53055")    |   » Apostila de Português 2025

     

     

    prancheta
    Q53054
    Ano: 2018 Banca: CONVEST UFAM   Órgão: Universidade Federal do Amazonas (UFAM)   Nível Superior   Prova: Administrador

     

    Assinale a alternativa em que a pontuação NÃO se apresenta correta:

     


     

    resolva Q53054    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q53054")    |   » Apostila de Português 2025

     

     

     

    Compartilhe Questões Português

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)