1.088 Questões de Direito Processual Civil 2025

 

 

  • OAB
  •  

    prancheta
    Q3308

    Direito Processual Civil   » Código de Processo Civil de 1973 Disciplina - Assunto Recursos

    Ano: 2014 Banca: FGV   Órgão: OAB   Nível Superior   Prova: Exame de Ordem Unificado - XV - Tipo 1 - Branca

     

    Maria, representando sua filha Cláudia, ajuizou demanda em face de Pedro, objetivando o reconhecimento de paternidade da menina e a condenação do suposto pai ao pagamento de alimentos. Após todo o trâmite processual regularmente decorrido, na sentença, o Juiz decidiu pela procedência do pedido, reconhecendo a paternidade e condenando Pedro à prestação de alimentos. O réu, por sua vez, interpôs apelação, apresentando laudo de laboratório notoriamente conhecido com resultado diverso daquele que fundamentara a decisão. A apelação foi recebida em seu duplo efeito.

    A partir do exposto, como advogado de Cláudia, você adotaria o procedimento de

     


     

    resolva Q3308    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q3308")    |   » Apostila de Direito Processual Civil 2025

     

     

  • Sabesp
  •  

    prancheta
    Q974
    Ano: 2014 Banca: FCC   Órgão: Sabesp   Nível Superior  

     

    Concernente aos recursos, considere:

    I. Pode o prejudicado que não foi parte apresentar recurso se demonstrar nexo de interdependência entre o interesse de intervir e a relação jurídica submetida à apreciação judicial.

    II. A renúncia ao direito de recorrer independe da aceitação da outra parte.

    III. A apelação é dirigida ao juiz, que a recebe, em regra, nos efeitos suspensivo e devolutivo.

    Está correto o que consta em

     


     

    resolva Q974    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q974")    |   » Apostila de Direito Processual Civil 2025

     

     

    prancheta
    Q973
    Ano: 2014 Banca: FCC   Órgão: Sabesp   Nível Superior  

     

    Manifestantes invadem as instalações de Polim S.A., empresa de economia mista, firmando acampamento e destruindo parte de suas instalações. Neste caso, a Polim S.A.

     


     

    resolva Q973    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q973")    |   » Apostila de Direito Processual Civil 2025

     

     

    prancheta
    Q972
    Ano: 2014 Banca: FCC   Órgão: Sabesp   Nível Superior  

     

    A respeito da prova pericial:

     


     

    resolva Q972    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q972")    |   » Apostila de Direito Processual Civil 2025

     

     

  • Tribunal de Justiça do Amazonas
  •  

    prancheta
    Q58941

    Direito Processual Civil   » CPC 1973 - Forma , Dos Atos Processuais

     

    Os atos e termos do processo devem ser datilografados ou escritos com tinta escura e indelével, assinados pelas pessoas que neles intervierem, salvo se não puderem ou quiserem assinar, casos em que o escrivão certificará a ocorrência nos próprios autos. A respeito dos atos, analise as afirmativas a seguir.
    I. A estenotipia constitui método idôneo e pode ser utilizada em qualquer juízo ou tribunal.
    II. Nos atos e termos não se admitem emendas ou rasuras, admitindo-se, entretanto, o uso de abreviaturas.
    III. Os atos meramente ordinatórios independem de despacho, devendo ser praticados de ofício pelo servidor.
    Assinale:

     


     

    resolva Q58941    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q58941")    |   » Apostila de Direito Processual Civil 2025

     

     

     

    Compartilhe Questões Direito Processual Civil

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)