610 Questões de Geografia 2025

 

 

  • Formação de Cadetes do Exército
  •  

    prancheta
    Q52685
    Ano: 2018 Banca: EsPCEx   Órgão: Formação de Cadetes do Exército   Nível Médio   Prova: Cadete do Exército - 2° Dia

     

    Observe o esquema topográfico a seguir: 

    A partir da análise e interpretação do esquema, é correto afirmar que:

    I- A porção norte é a mais favorável ao emprego da mecanização agrícola.
    II- As menores altitudes estão localizadas na porção nordeste do esquema.
    III- As encostas mais íngremes e, portanto, mais sujeitas aos processos erosivos são observadas à margem esquerda do rio.
    IV- A jusante do rio encontra-se na direção oeste do esquema.
    V- A distância real entre os pontos X e Y traçados no esquema é de 15 Km.

    Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.
    questões de concursos Formação de Cadetes do Exército 2018
     Fonte: adaptado de http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/ download/arquivo/index1_pdf.shtm. Carta Topográfica Folha SF.22- C-II-4

     


     

    resolva Q52685    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q52685")    |   » Apostila de Geografia 2025

     

     

    prancheta
    Q52684
    Ano: 2018 Banca: EsPCEx   Órgão: Formação de Cadetes do Exército   Nível Médio   Prova: Cadete do Exército - 2° Dia

     

    As sucessivas crises no abastecimento de energia elétrica no Brasil, ocorridas nos anos de 2001 e 2009, fizeram com que o governo brasileiro investisse em projetos para a solução dos problemas relacionados à produção e distribuição de energia elétrica no País. Dentre as principais ações governamentais para superar essa problemática, podem-se destacar:

    I- a construção de novas usinas hidrelétricas, com prioridade para as usinas de grande porte e com grandes reservatórios, sobretudo no Sudeste, a fim de aumentar a geração de energia elétrica na Região de maior demanda energética do País.
    II- a interligação do sistema de transmissão de energia elétrica entre as regiões do País, de modo a permitir o direcionamento de energia das usinas do Sul e do Norte para as demais regiões nos momentos de pico no consumo.
    III- a expansão do parque nuclear brasileiro, visando não apenas a ampliar a oferta de energia elétrica, mas também a honrar os compromissos assumidos pelo País no Acordo de Quioto, não obstante as polêmicas existentes em torno do programa nuclear brasileiro.
    IV- a instalação de novas usinas termelétricas movidas a carvão mineral, as quais, aproveitando-se da abundante produção carbonífera de alto poder calorífico do País, geram energia mais barata que a gerada pelas usinas hidrelétricas.

    Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.

     


     

    resolva Q52684    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q52684")    |   » Apostila de Geografia 2025

     

     

    prancheta
    Q52683
    Ano: 2018 Banca: EsPCEx   Órgão: Formação de Cadetes do Exército   Nível Médio   Prova: Cadete do Exército - 2° Dia

     

    Leia os trechos a seguir:

    “17/07/2017- Canela, Gramado e Caxias do Sul, [...] registraram o fenômeno. Frio chegou com intensidade ao estado e temperatura deve cair ainda mais ao longo do dia.“ (https://g1.globo.com)

    “31/03/2016- Com chances de neve já no outono, o frio em Gramado promete chegar com tudo [...]” (https://www.dicasdegramado.com.br)

    Nos últimos anos, temos observado na mídia uma série de notícias evidenciando o rigor do inverno na região acima referida. Esta região tem atraído inúmeros turistas que gostam de contemplar o frio, as comidas típicas locais e têm o anseio de conhecer, ao vivo, a neve e o congelamento das águas em pleno Brasil. A associação de dois importantes fatores climáticos justificam a ocorrência de tais fenômenos meteorológicos nesta região. São eles:

     


     

    resolva Q52683    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q52683")    |   » Apostila de Geografia 2025

     

     

    prancheta
    Q52682

    Geografia   » Geografia Econômica

    Ano: 2018 Banca: EsPCEx   Órgão: Formação de Cadetes do Exército   Nível Médio   Prova: Cadete do Exército - 2° Dia

     

    “Desde o início da década de 1980, a China tem sido a economia que mais cresce no mundo, a uma taxa média de 10% ao ano […]. Como consequência desse impressionante crescimento, entre 1980 e 2010 o PIB chinês aumentou 2.810% e se tornou o segundo maior do planeta.”
    SENE, Eustáquio & MOREIRA, J.C. - Geografia Geral e do Brasil: Espaço Geográfico e Globalização (2). 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2012, p.199.

    Dentre os fatores associados a esse avanço econômico podem-se destacar:

    I- a presença de enormes reservas de minérios e combustíveis fósseis no subsolo chinês que concede ao País autossuficiência em termos de matéria-prima e fontes de energia e o caracteriza como grande exportador mundial de petróleo.
    II- o modelo de economia planificada que, promovendo crescimento econômico com equilibrada distribuição de renda, amplia o mercado consumidor interno chinês, um dos mais gigantescos do mundo, e elimina as desigualdades sociais.
    III- a liberalização econômica e os baixos custos da mão de obra, principal fator de competitividade da indústria chinesa, têm sido fundamentais para o crescimento econômico do País.
    IV- o esforço chinês em atrair indústrias intensivas em capital para as chamadas zonas de desenvolvimento econômico e tecnológico, fazendo com que nas últimas décadas o País esteja entre os maiores receptores de investimentos produtivos do mundo.

    Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.

     


     

    resolva Q52682    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q52682")    |   » Apostila de Geografia 2025

     

     

    prancheta
    Q52681

    Geografia   » Geografia Política

    Ano: 2018 Banca: EsPCEx   Órgão: Formação de Cadetes do Exército   Nível Médio   Prova: Cadete do Exército - 2° Dia

     

    As fronteiras políticas internacionais definem limites entre diferentes soberanias, contudo a soberania do Estado não se circunscreve apenas ao território terrestre. A respeito da soberania do Estado brasileiro, tanto em território terrestre como marítimo, pode-se afirmar que:

    I- a faixa de fronteira terrestre, definida na Constituição, corresponde à área de 150 Km de largura ao longo dos limites terrestres, e cabe aos governos de cada estado da federação executar as ações de polícia de fronteira nessa faixa.
    II- o Estado brasileiro possui soberania quase que total sobre seu Mar Territorial, com exceção apenas de ter que respeitar o direito de passagem inofensiva de embarcações de outros países nessa área, conforme convenção da ONU em vigor desde 1994.
    III- embora a Zona Econômica Exclusiva (ZEE) esteja limitada a uma faixa de 200 milhas náuticas de largura da costa, a plataforma continental, em diversos trechos, ultrapassa esse limite, o que pode ampliar as fronteiras de exploração econômica da chamada “Amazônia Azul”.
    IV- a soberania brasileira sobre a Zona Econômica Exclusiva distingue-se da soberania sobre o Mar Territorial, uma vez que na ZEE países estrangeiros têm completa liberdade de navegação, sobrevoo e exploração dos recursos naturais da plataforma continental.

    Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.

     


     

    resolva Q52681    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q52681")    |   » Apostila de Geografia 2025

     

     

     

    Compartilhe Questões Geografia

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)