684 Questões de História 2025

 

 

prancheta
Q35014

História   » Medievalidade Europeia, História Geral

Ano: 2015  Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)   Nível Superior   Prova: Professor História

 

Em “Apologia da História – ou, O Ofício de Historiador”, o medievalista francês Marc Bloch apresenta algumas reflexões que são contribuições teórico-metodológicas significativas para as ciências humanas, em geral, e, em particular, para a história. A respeito das principais formulações conceituais desenvolvidas pela tendência historiográfica à qual pertencia Bloch, pode-se citar:
I. História-problema.
II. Materialismo histórico.
III. História de longa duração.
IV. Consciência de classe.
É correto o que se afirma em: 

 


 

resolva Q35014    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q35014")    |   » Apostila de História 2025

 

 

prancheta
Q35013

História   » Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, História do Brasil

Ano: 2015  Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)   Nível Superior   Prova: Professor História

 

A História da Alimentação, a partir do conceito de cultura material, contribui para a compreensão das práticas e representações sociais. Assim, o alimento revela-se uma importante categoria para a análise das rupturas e continuidades históricas, visto que ele expressa aspectos da dinâmica social. Deste modo, e considerando a História da Alimentação no período do Brasil Colonial, é possível afirmar que: 

 


 

resolva Q35013    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q35013")    |   » Apostila de História 2025

 

 

prancheta
Q35012

História   » História Geral

Ano: 2015  Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)   Nível Superior   Prova: Professor História

 

      “Ogum, que conhecia o segredo do ferro, não tinha dito nada até então. Quando todos os outros orixás tinham fracassado, Ogum pegou o seu facão, de ferro, foi até a mata e limpou o terreno.
      Os orixás, admirados, perguntaram a Ogum de que material era feito tão resistente facão. Ogum respondeu que era de ferro, um segredo recebido de Orumilá.
Ogum, que conhecia o segredo do ferro, não tinha dito nada até então. Quando todos os outros orixás tinham fracassado, Ogum pegou o seu facão, de ferro, foi até a mata e limpou o terreno.
      Os orixás invejaram Ogum pelos benefícios que o ferro trazia, não só a agricultura, mas como à caça e até mesmo à guerra. Por muito tempo os orixás importunaram Ogum para saber o segredo do ferro, mas ele mantinha o segredo só para si.
      Os orixás decidiram então oferecer-lhe o reinado em troca de que ele lhe ensinasse tudo sobre aquele metal tão resistente. Ogum aceitou a proposta.
      Os humanos também vieram a Ogum pedir-lhe o conhecimento do ferro. E Ogum lhes deu o conhecimento da forja, até o dia em que todo caçador e todo guerreiro tiveram suas lanças de ferro. [...]
      Apesar de Ogum ter aceitado o comando dos orixás, antes de mais nada ele era um caçador.[...]
      Os humanos que receberam de Ogum o segredo do ferro não o esqueceram. Todo mês de dezembro, celebram a festa de Uidê-Ogum. [...] Ogum é o senhor do ferro para sempre.”
(disponível em: http://www.palmares.gov.br/005/00502001.jsp?HC D_chave=63, acesso em 1º de agosto de 2016). 

A Lei n.º 10.639/03, ao alterar a Lei de Diretrizes e Bases (Lei 9.934/96), tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana em todas as áreas e em todos os níveis da educação. Nesse sentido, a possível abordagem de um conto da mitologia africana, como o apresentado acima, atenderia aos seguintes objetivos, exceto: 

 


 

resolva Q35012    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q35012")    |   » Apostila de História 2025

 

 

prancheta
Q35011

História   » História Geral

Ano: 2015  Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)   Nível Superior   Prova: Professor História

 

Surgida na França, durante a década de 1920, esta tendência historiográfica estabeleceu a relevância de aspectos da vida privada, da cultura e das mentalidades como temas dignos da pesquisa histórica. Ao admitirem a contribuição de outras ciências, terminaram por ampliar o conceito de tempo histórico e propuseram novos objetos e procedimentos metodológicos.
O trecho acima refere-se à/ao:

 


 

resolva Q35011    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q35011")    |   » Apostila de História 2025

 

 

  • Prefeitura de Itajaí
  •  

    prancheta
    Q29703

    História   » Aspectos históricos, turísticos, culturais e geográficos de Itajaí, SC e Brasil

    Ano: 2015 Banca: UNIVALI   Órgão: Prefeitura de Itajaí   Nível Médio   Prova: Motorista

     

    Sobre o município de Florianópolis em Santa Catarina marque V ou F, conforme as afirmações a seguir sejam verdadeiras ou falsas.
    ( ) É uma das três capitais insulares do Brasil.
    ( ) Situa-se no litoral catarinense, e conta com uma parte insular (ilha de Santa Catarina) e outra parte continental.
    ( ) Dentre os atrativos turísticos da capital, salientam-se, além das magníficas praias, as localidades onde se instalaram as primeiras comunidades de imigrantes açorianos, como o Ribeirão da Ilha, a Lagoa da Conceição, Santo Antônio de Lisboa e o próprio centro histórico da cidade.
    ( ) O nome da cidade é uma homenagem ao Marechal Floriano Peixoto.
    A seqüência correta, de cima para baixo, é:

     


     

    resolva Q29703    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q29703")    |   » Apostila de História 2025

     

     

     

    Compartilhe Questões História

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)