1.896 Questões de Conhecimentos Pedagógicos / Pedagogia 2025

 

 

  • Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri de Minas Gerais (UFVJM)
  •  

    prancheta
    Q26774
    Ano: 2017 Banca: FUNDEP   Órgão: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri de Minas Gerais (UFVJM)   Nível Superior   Prova: Pedagogo

     

    O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi instituído pela Lei Nº 10.861/2004.
    Analise as seguintes afirmativas sobre o SINAES e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
    ( ) O objetivo da avaliação dos cursos de graduação é o de identificaras condiçõesdeensinooferecidas aos estudantes, em especial as relativas ao perfil do corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica.
    ( ) O SINAES será desenvolvido em cooperação com os sistemas de ensino dos municípios e do Distrito Federal.
    ( ) A aplicação do ENADE será feita periodicamente, admitida a utilização de procedimentos amostrais, aos alunos de todos os cursos de graduação, ao final do segundo e do penúltimo ano de curso.
    ( ) Ao promover a avaliação de instituições, de cursos e de desempenho dos estudantes, o SINAES deverá assegurar, entre outras, o caráter público de todos os procedimentos, dados e resultados dos processos avaliativos.
    Assinale a sequência CORRETA.

     


     

    resolva Q26774    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q26774")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

    prancheta
    Q26773
    Ano: 2017 Banca: FUNDEP   Órgão: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri de Minas Gerais (UFVJM)   Nível Superior   Prova: Pedagogo

     

    Analise as seguintes afirmativas sobre a relação da escola com a produção / reprodução das desigualdades sociais e escolares, sinalizada por Dubet, Duru-Bellat e Vérétout (2012).
    I. Para a compreensão do papel da escola na produção e na reprodução das desigualdades sociais, devem ser analisadas as consequências escolares das desigualdades sociais como também os efeitos sociais das desigualdades escolares.
    II. O índice de escolarização é, em si, um fator de redução das desigualdades escolares – esse índice basta para reduzir as variações de desempenhos entre os alunos e para limitar a influência do meio social sobre seus conhecimentos.
    III. Acriação de uma escola mais justa demanda ação não só no próprio funcionamento da escola, como também no nível de influência das qualificações escolares, para que as desigualdades escolares não definam a totalidade dos percursos dos indivíduos.
    Estão corretas as afirmativas:

     


     

    resolva Q26773    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q26773")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

    prancheta
    Q26772
    Ano: 2017 Banca: FUNDEP   Órgão: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri de Minas Gerais (UFVJM)   Nível Superior   Prova: Pedagogo

     

    Tendo como referência o Decreto Nº 5.800/2006, que dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB, é incorreto afirmar que:

     


     

    resolva Q26772    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q26772")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

    prancheta
    Q26771
    Ano: 2017 Banca: FUNDEP   Órgão: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri de Minas Gerais (UFVJM)   Nível Superior   Prova: Pedagogo

     

    No artigo Do trabalho à formação de professores, Lüdke e Boing (2012) frisam a ligação entre a formação de professores e as práticas que desenvolvem em seu trabalho.
    Analise as seguintes afirmativas sobre a formação de professores, de acordo com as ideias desses autores, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
    ( ) Na preparação de futuros professores, hoje sob a responsabilidade das universidades, há uma maior preocupação com a formação no lado das práticas e uma carência no lado teórico.
    ( ) Na busca pela realização de um bom trabalho, o professor precisa superar-se e reinventar-se constantemente.
    ( ) Contribuem para a construção da profissionalidade do professor as experiências que ele teve como aluno, desde as séries iniciais da escola básica.
    ( ) A preparação para o trabalho docente pode ser resolvida com a redução da formação ao desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes), atribuindo separadamente o domínio do conhecimento à universidade, o das habilidades específicas às escolas e o referente às atitudes fica à incumbência do professor.
    Assinale a sequência CORRETA.

     


     

    resolva Q26771    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q26771")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

    prancheta
    Q26770
    Ano: 2017 Banca: FUNDEP   Órgão: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri de Minas Gerais (UFVJM)   Nível Superior   Prova: Pedagogo

     

    Sobre o Plano Nacional de Educação – PNE, aprovado pela Lei Nº 13.005/2014, é incorreto afirmar que:

     


     

    resolva Q26770    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q26770")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

    Veja mais Questões de Conhecimentos Pedagógicos / Pedagogia

     

    Compartilhe Questões Conhecimentos Pedagógicos / Pedagogia

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)