1.896 Questões de Conhecimentos Pedagógicos / Pedagogia 2025

 

 

  • Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder)
  •  

    prancheta
    Q2409

     

    A organização curricular por projetos é valorizada nos documentos publicados pelo MEC que abordam as relações entre tecnologia, currículo e projetos. Com relação aos princípios norteadores dessa prática, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
    ( ) Na pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento.
    ( ) O papel do professor é o de transmitir informações e sua atuação, na organização curricular por projetos, ocupa o centro do processo.
    ( ) O professor deve considerar, para trabalhar com projetos, as possibilidades de desenvolvimento de seus alunos, as dinâmicas sociais do contexto em que atua e as possibilidades de sua mediação pedagógica.
    As afirmativas são, respectivamente,

     


     

    resolva Q2409    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q2409")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

    prancheta
    Q2408

     

    “O debate sobre pluralidade cultural e a relevância de se garantir representação das identidades culturais nos diversos campos sociais, incluindo o educacional, tem se intensificado. Ressalta‐se, na educação e na formação docente, o papel dos discursos e práticas curriculares na preparação de professores e de futuras gerações nos valores de apreciação da diversidade cultural e de desafio a preconceitos ligados a determinantes de gênero, raça, religião, ‘deficiências’, padrões culturais e outros.” (Canen et al. 2001).
    Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) contemplam, como eixo transversal, o tema da Pluralidade Cultural, que tem como um dos seus objetivos

     


     

    resolva Q2408    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q2408")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

    prancheta
    Q2407

    Conhecimentos Pedagógicos   » Teoria e Práticas Educacionais

     

    Com relação aos princípios norteadores da educação em direitos humanos na Educação Básica, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
    ( )A educação em direitos humanos, por seu caráter coletivo e participativo, deve ocorrer em espaços marcados pelo entendimento mútuo, respeito e responsabilidade.
    ( ) A escola deve assegurar que os objetivos e as práticas a serem adotados sejam coerentes com os valores e princípios da educação em direitos humanos.
    ( ) A educação em direitos humanos deve ser um dos eixos fundamentais da educação básica e permear o currículo e a formação inicial e continuada dos profissionais da educação.
    As afirmativas são, respectivamente,

     


     

    resolva Q2407    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q2407")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

    prancheta
    Q2406

     

    Assinale a alternativa, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394/96). No capítulo II – Educação Básica, seção I, artigo 24, que explicita as regras comuns de organização da Educação Básica

     


     

    resolva Q2406    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q2406")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

    prancheta
    Q2405

     

    O famoso educador brasileiro Paulo Freire publicou o livro Pedagogia do Oprimido, em 2005, no qual abordou a concepção “_____ da educação” como instrumento da ______. Criticava o modelo de educação que se tornava um ato de depositar, em que os educandos são os depositários e o educador o ______ e, assim, o “saber” é uma doação dos que se julgam sábios aos que julgam nada saber.
    Assinale a alternativa cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.

     


     

    resolva Q2405    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q2405")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

    Veja mais Questões de Conhecimentos Pedagógicos / Pedagogia

     

    Compartilhe Questões Conhecimentos Pedagógicos / Pedagogia

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)