1.896 Questões de Conhecimentos Pedagógicos / Pedagogia 2025

 

 

  • Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet - RJ)
  •  

    prancheta
    Q1658
    Ano: 2010 Banca: EXATUS   Órgão: Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet - RJ)   Nível Superior  

     

    A Educação é um elemento fundamental no processo de construção da cidadania. O processo educacional atua por muitos meios, seja de modo difuso e natural, seja por modalidades organizadas, familiares, escolares ou outras. Para que ocorra o processo de formação para a cidadania se faz necessário:

     


     

    resolva Q1658    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q1658")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

    prancheta
    Q1657
    Ano: 2010 Banca: EXATUS   Órgão: Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet - RJ)   Nível Superior  

     

    Para o professor J. Carlos Libâneo, “educar (em latim, educare) é conduzir de um estado a outro, é modificar numa certa direção o que é suscetível de educação”. Com isto, o ato pedagógico pode:

    I - Ser definido como uma atividade sistemática de interação entre seres sociais, tanto no nível intrapessoal como no nível da influência do meio.
    II - Ser uma interação que não se configura numa ação exercida sobre sujeitos ou grupos de sujeitos com o objetivo de modificar a condição da existência.
    III - Visar mudanças tão eficazes que os tornem elementos inativos da ação exercida sobre os mesmos.
    IV - Estar na imbricação entre a mensagem e o educando, propiciada pelo seu agente.

    Dentre as afirmações acima, está(ão) correta(s):

     


     

    resolva Q1657    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q1657")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

    prancheta
    Q1656
    Ano: 2010 Banca: EXATUS   Órgão: Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet - RJ)   Nível Superior  

     

    Migrar do ensino clássico para os novos enfoques é no mínimo trabalhoso. O corpo docente envolvido nesta migração precisa ser bem preparado. Com isto Burley (1985) enfatizou o uso de métodos para treinamento de educadores que destaca:

     


     

    resolva Q1656    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q1656")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

    prancheta
    Q1655
    Ano: 2010 Banca: EXATUS   Órgão: Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet - RJ)   Nível Superior  

     

    O Planejamento é uma arte que se desenvolveu para melhorar a capacidade de intervenção das pessoas na sua realidade. Na Educação não é diferente. Nela o planejamento busca a:

    I - Intervenção mais eficiente do professor, organizando melhor os recursos disponíveis: tempo de professor/aluno; espaço físico; materiais pedagógicos e experiência de alunos.
    II - Adequação de metas propostas pela direção com o objetivo de fomentar as ações dos professores com relação ao trabalho realizado em sala de aula.
    III - Organização da Instituição.
    IV - Organização da sociedade mediante disseminação de ações fragmentadas.

    Dentre as afirmativas acima citadas, estão corretas:

     


     

    resolva Q1655    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q1655")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

    prancheta
    Q1654
    Ano: 2010 Banca: EXATUS   Órgão: Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet - RJ)   Nível Superior  

     

    Aprovado o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei 8.069/90 define as responsabilidades dos brasileiros adultos em relação aos brasileiros em fase de desenvolvimento. O estatuto aborda os problemas de todos os indivíduos em desenvolvimento, em qualquer lugar onde se encontrem no lar, na escola, no trabalho, na comunidade. Com isto, o estatuto, tem o seu texto legal aplicável a:

     


     

    resolva Q1654    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q1654")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

    Veja mais Questões de Conhecimentos Pedagógicos / Pedagogia

     

    Compartilhe Questões Conhecimentos Pedagógicos / Pedagogia

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)