2.415 Questões de Serviço Social 2025

 

 

prancheta
Q8100
Ano: 2016  Órgão: Prefeitura de Fortaleza   Nível Superior   Prova: Assistente Social

 

Para Sarmento (2012), o pensar e o fazer profissional levam necessariamente a problematizar, a discutir o que faz o assistente social em seu cotidiano, como faz e para que faz. Assinale a alternativa correta ao que o autor destaca como marcos de referência importante na formação e exercício do assistente social, por ele denominado por “ser profissional” nos dias atuais. 

 


 

resolva Q8100    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q8100")    |   » Apostila de Serviço Social 2025

 

 

prancheta
Q8099
Ano: 2016  Órgão: Prefeitura de Fortaleza   Nível Superior   Prova: Assistente Social

 

Assinale a alternativa correta quanto ao que Alves (2013) denomina de fatos históricos que alteraram efetivamente os termos e modos de ser da precarização do trabalho sob o capitalismo global, contribuindo para que precarização do trabalho assumisse, primeiro, a caracterização de precarização estrutural do trabalho e depois, adquirisse o estatuto social de precarização existencial ou ainda, precarização do homem que trabalha. 

 


 

resolva Q8099    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q8099")    |   » Apostila de Serviço Social 2025

 

 

prancheta
Q8098
Ano: 2016  Órgão: Prefeitura de Fortaleza   Nível Superior   Prova: Assistente Social

 

A profissão dos Assistentes Sociais na contemporaneidade é interpelada e desafiada pela necessidade de construir mediações políticas e ideológicas. Assinale a alternativa correta ao que corresponde aquilo que nos permite afirmar e atribuir às nossas entidades um caráter de intelectual coletivo, capaz de articular e pactuar a presença dos profissionais nas lutas coletivas e em movimentos sociais mais amplos, na direção da construção de outra ordem societária.

 


 

resolva Q8098    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q8098")    |   » Apostila de Serviço Social 2025

 

 

prancheta
Q8097
Ano: 2016  Órgão: Prefeitura de Fortaleza   Nível Superior   Prova: Assistente Social

 

Quanto às novas demandas profissionais e ao potencial ético-político do Serviço Social, podemos afirmar que o leque dos fenômenos-objeto trabalhados e pesquisados no âmbito do Serviço Social se amplia, requerendo novas problematizações e aportes de conhecimentos que se refletem nas práticas profissionais, no ensino e nos campos de estágios curriculares. Nesse aspecto, assinale a alternativa correta quanto a essas novas demandas profissionais. 

 


 

resolva Q8097    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q8097")    |   » Apostila de Serviço Social 2025

 

 

prancheta
Q8096
Ano: 2016  Órgão: Prefeitura de Fortaleza   Nível Superior   Prova: Assistente Social

 

Giovanni Alves (2013) ao tratar das novas determinações da precarização do trabalho nas condições históricas do século XXI, traz o debate acerca da maquinofatura. Dessa forma, escreva V ou F, conforme seja verdadeiro ou falso, ao que se afirma nos itens abaixo sobre a Maquinofatura.

 

(  ) Nova forma de produção do capital, significa trabalho resposto apenas como precarização salarial.

( ) Nova forma tecnológica de produção do capital baseada na rede informacional, colocou a necessidade da gestão como “captura” da subjetividade do trabalho vivo, nexo essencial do toyotismo como inovação organizacional.

( ) Com o seu surgimento alteram-se os termos do estranhamento social dado pela relação tempo de vida/tempo de trabalho e pela constituição de um novo modo de vida: o modo de vida just in time.

( ) O ponto de partida da maquinofatura é o revolucionamento da força de trabalho (como na manufatura) e o revolucionamento da técnica (como na grande indústria).

 

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência: 

 


 

resolva Q8096    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q8096")    |   » Apostila de Serviço Social 2025

 

 

 

Compartilhe Questões Serviço Social

 

 

Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

*Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)