3.317 Questões de Direito Administrativo 2025

 

 

prancheta
Q10341

Direito Administrativo   » Disposições gerais, Improbidade administrativa - Lei 8.429/92

Ano: 2016  Órgão: Ministério Público do Estado do Paraná (MPE PR)   Nível Superior   Prova: Promotor Substituto

 

 
Com base nas seguintes assertivas, assinale a alternativa correta:
I – A Lei n. 8.429/1992 estabelece regras tanto de direito material quanto de direito processual e não ressalvou a aplicação subsidiária da Lei n. 7.347/1985.
II – Segundo a Lei n. 1.079/1950, realizar o estorno de verbas é considerado crime de responsabilidade contra a lei orçamentária.
III – Pela sistemática da Lei n. 8.429/1992, a sanção de perda da função pública não possui delimitação temporal, logo, ressalvada a possibilidade de ser ajuizada ação autônoma de impugnação, é insuscetível 25 de reversão, consumando seus efeitos com o trânsito em julgado da sentença que a impôs.
IV – Consta na lei n. 8.429/1992 que deixar de ordenar a redução do montante da dívida consolidada, nos prazos estabelecidos em lei, é ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública.
V – O Decreto-lei n. 201/1967 não considera crime de responsabilidade a antecipação ou a inversão da ordem de pagamento a credores do Município se houver vantagem para o erário.

 


 

resolva Q10341    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q10341")    |   » Apostila de Direito Administrativo 2025

 

 

  • Polícia Civil do Estado do Pará (PC PA)
  •  

    prancheta
    Q10173

    Direito Administrativo   » Áreas de preservação permanente – APP, Política Nacional de Recursos Hídricos – Lei nº 9.433 de 1997, Cadastro ambiental rural

    Ano: 2016 Banca: FUNCAB   Órgão: Polícia Civil do Estado do Pará (PC PA)   Nível Superior   Prova: Delegado de Polícia Civil

     

    No que tange à Lei n° 12.651/2012 , à Lei n° 11.428/2006 e à Lei n° 9.433/1997, assinale a alternativa correta.

     


     

    resolva Q10173    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q10173")    |   » Apostila de Direito Administrativo 2025

     

     

    prancheta
    Q10172

    Direito Administrativo   » Direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e o art. 225 da CF/88, Competências legislativa e material, Direito constitucional ambiental

    Ano: 2016 Banca: FUNCAB   Órgão: Polícia Civil do Estado do Pará (PC PA)   Nível Superior   Prova: Delegado de Polícia Civil

     

    Acerca dos princípios que informam o Direito Ambiental, da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e o meio ambiente, bem como da repartição de competências em matéria ambiental, assinale a alternativa correta.

     


     

    resolva Q10172    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q10172")    |   » Apostila de Direito Administrativo 2025

     

     

    prancheta
    Q10171

    Direito Administrativo   » Requisitos do ato administrativo – competência, finalidade, forma, motivo e objeto, Atos administrativos

    Ano: 2016 Banca: FUNCAB   Órgão: Polícia Civil do Estado do Pará (PC PA)   Nível Superior   Prova: Delegado de Polícia Civil

     

    Quanto ao assunto da delegação e avocação, explicitamente relacionado ao elemento competência dos atos administrativos, assinale a opção correta, conforme o preceito legal.

     


     

    resolva Q10171    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q10171")    |   » Apostila de Direito Administrativo 2025

     

     

    prancheta
    Q10170

    Direito Administrativo   » Princípios dos Serviços Públicos, Serviços Públicos

    Ano: 2016 Banca: FUNCAB   Órgão: Polícia Civil do Estado do Pará (PC PA)   Nível Superior   Prova: Delegado de Polícia Civil

     

    Levando em consideração o assunto serviço público, seus princípios específicos e o posicionamento acerca do assunto nos Tribunais Superiores, marque a opção correta.

     


     

    resolva Q10170    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q10170")    |   » Apostila de Direito Administrativo 2025

     

     

     

    Compartilhe Questões Direito Administrativo

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)