606 Questões de Psicologia 2025

 

 

prancheta
Q46310

Psicologia   » Manual de Elaboração de Documentos Escritos - Informes e Documentos Psicológicos (Resolução CFP N.º 007/2003), Legislação de Psicologia e Resoluções do Conselho Federal de Psicologia

Ano: 2016  Órgão: Universidade Federal do Maranhão (UFMA)   Nível Superior   Prova: Psicólogo

 

Os itens que devem constar no parecer psicológico, segundo o Manual de Elaboração de Documentos Escritos (Resolução CFP no 007/2003), são: 

 


 

resolva Q46310    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q46310")    |   » Apostila de Psicologia 2025

 

 

prancheta
Q46309

Psicologia   » Piscologia e Organizações, Recrutamento e Seleção

Ano: 2016  Órgão: Universidade Federal do Maranhão (UFMA)   Nível Superior   Prova: Psicólogo

 

Leia as afirmações seguintes:
I. O recrutamento interno aumenta o capital intelectual com a inclusão de variados conhecimentos e destrezas.
II. O recrutamento interno proporciona o questionamento e a quebra de paradigmas.
III. O recrutamento interno é considerado um fator de aumento de absenteísmo em uma organização.
IV. O recrutamento interno motiva e encoraja o desenvolvimento profissional dos atuais funcionários.
Está correto o que se afirma em: 

 


 

resolva Q46309    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q46309")    |   » Apostila de Psicologia 2025

 

 

prancheta
Q46308

Psicologia   » Piscologia e Organizações, Recrutamento e Seleção

Ano: 2016  Órgão: Universidade Federal do Maranhão (UFMA)   Nível Superior   Prova: Psicólogo

 

Com relação ao processo de recrutamento e seleção, pode-se afirmar que: 

 


 

resolva Q46308    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q46308")    |   » Apostila de Psicologia 2025

 

 

  • Prefeitura de Natal
  •  

    prancheta
    Q39366

    Psicologia   » SUAS, Proteção e Promoção à saúde e Políticas Públicas

    Ano: 2016 Banca: IDECAN   Órgão: Prefeitura de Natal   Nível Superior   Prova: Psicólogo

     

    “(...) a atuação dos psicólogos no SUAS deve estar fundamentada na compreensão da dimensão subjetiva dos fenômenos sociais e coletivos, sob diferentes enfoques teóricos e metodológicos, com o objetivo de problematizar e propor ações no âmbito social. O psicólogo, nesse campo, pode desenvolver diferentes atividades em espaços institucionais e comunitários. Seu trabalho envolve proposições de políticas e ações relacionadas à comunidade em geral e aos movimentos sociais de grupos étnico-raciais, religiosos, de gênero, geracionais, de orientação sexual, de classes sociais e de outros segmentos socioculturais, com vistas à realização de projetos da área social e/ou definição de políticas públicas.”
    (CFP/CFESS, 2007, p. 32-33.)
    Considerando o fragmento anterior é possível constatar a necessidade de continuidade na formação do profissional de psicologia para tal prática permanecer abrangente e capaz de assegurar todas as referidas dimensões. É(São), portanto, competência(s) e habilidade(s) geral(is) do psicólogo junto ao SUAS:

     


     

    resolva Q39366    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q39366")    |   » Apostila de Psicologia 2025

     

     

    prancheta
    Q39365

    Psicologia   » Saúde Coletiva, Psicologia Comunitária, Psicologia Social

    Ano: 2016 Banca: IDECAN   Órgão: Prefeitura de Natal   Nível Superior   Prova: Psicólogo

     

    As intervenções psicossociais na comunidade foram destaque das análises teórico-práticas propostas por Lane (1993) no que tange à psicologia social. A respeito de tais experiências, a autora menciona, inclusive no âmbito da saúde mental da população, que “são feitas por equipes multidisciplinares e têm oscilado entre um atendimento convencional a indivíduos com queixas de teor emocional e trabalhos educativos sobre saúde mental junto a pais, famílias, escolas e associações locais de moradores” (p. 211). Contudo, mais recentemente, muitas dessas experiências já romperam plenamente com a convencionalidade devido à influência significativa de uma perspectiva sócio-histórica nos segmentos da psicologia social e da saúde. Tendo em vista a referida influência, analise as proposições acerca da articulação entre psicologia social e saúde.
    I. As crises pessoais, familiares e profissionais, propiciadas por ansiedade, angústia e medo exigem reflexão e revisão de saberes e práticas, principalmente no que se refere ao sigilo, à biotecnologia e à intervenção de alto risco na assistência à saúde.
    II. A interpretação e a problematização dos significados de valores morais acerca de ansiedades, angústias e medos exigem do psicólogo uma atuação secundária em saúde, visto que as crises pessoais, familiares e profissionais destituem-se de intervenção nesse setor.
    III. O posicionamento ético do profissional da psicologia na assistência à saúde, mesmo que não seja implicado por necessidade de revisão de normas de conduta profissional, sofre influência e levam-no a reflexão e até conflitos mediante as problemáticas pessoais, familiares e profissionais desencadeadas por ansiedade, medo e angústia dos sujeitos assistidos.
    IV. O profissional da psicologia presente nas instituições de saúde tem a sua prática atravessada por vivências de grande significado na vida das pessoas, muito além de demandas comportamentais; e mesmo que o psiquismo seja uma expressão subjetiva da realidade, a saúde, nessa concepção, consiste em um processo dinâmico, ativo e de busca de equilíbrio tais que inviabiliza o entendimento de uma saúde plena.
    Estão corretas apenas as afirmativas

     


     

    resolva Q39365    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q39365")    |   » Apostila de Psicologia 2025

     

     

     

    Compartilhe Questões Psicologia

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)