755 Questões de Engenharia Civil 2025

 

 

  • Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)
  •  

    prancheta
    Q45353

    Engenharia Civil   » Orçamento, Planejamento e Controle de Obras, Normas e Legislações

    Ano: 2009 Banca: FUNIVERSA   Órgão: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)   Nível Superior   Prova: Técnico - Engenharia Civil

     

    A empresa X foi vencedora de um concurso para fazer os projetos (arquitetônico, estrutural e instalações) de um prédio a ser construído para um órgão público. Após um ano, a empresa entregou todos os projetos de acordo com o edital do concurso e planilha orçamentária para contratação da obra. O valor estimado para a execução da obra foi de R$ 1.850.000,00 (um milhão oitocentos e cinquenta mil reais). Tendo aprovado todos os projetos, o órgão elaborou edital para contratação de empresa para execução da obra. De acordo com as informações prestadas e a legislação pertinente, assinale a alternativa incorreta.

     


     

    resolva Q45353    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q45353")    |   » Apostila de Engenharia Civil 2025

     

     

    prancheta
    Q45352

    Engenharia Civil   » Patologias, Edificação

    Ano: 2009 Banca: FUNIVERSA   Órgão: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)   Nível Superior   Prova: Técnico - Engenharia Civil

     

    Na laje simplesmente apoiada nos 4 bordos sobre vigas apresentou fissuras nos quatro cantos em ambas as faces, conforme representado na figura abaixo.
    questões de concursos Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) 2009
     As fissuras surgem devido à insuficiência de aço para combater

     


     

    resolva Q45352    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q45352")    |   » Apostila de Engenharia Civil 2025

     

     

    prancheta
    Q45351

    Engenharia Civil   » Estruturas, Estruturas de Concreto, Edificação

    Ano: 2009 Banca: FUNIVERSA   Órgão: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)   Nível Superior   Prova: Técnico - Engenharia Civil

     

    A fiscalização da obra de construção de um prédio público, composta por um servidor de determinado órgão e auxiliares, observou o emprego de água do mar para confecção de concreto destinado a peças estruturais de concreto armado num determinado dia pela empresa responsável pela execução dos serviços. Preocupada com os possíveis efeitos que a água do mar poderia provocar sobre o concreto da construção, a fiscalização ordenou a interrupção dos serviços de concretagem e questionou à empresa o motivo pelo qual a água do mar estava sendo utilizada. A empresa informou que o fornecimento de água pela concessionária havia sido interrompido naquele dia e que resolvera dar prosseguimento às etapas previstas para o dia fazendo uso da água do mar, a fim de não atrasar o cronograma de execução. A partir da resposta da empresa, a fiscalização determinou que as peças concretadas naquele dia fossem demolidas, mas autorizou que a empresa utilizasse água do mar em concretos de peças não armadas, ou seja, sem função estrutural, como em calçadas.
    A partir da situação descrita no texto e dos conhecimentos a respeito de fiscalização de obras e materiais, assinale a alternativa correta.

     


     

    resolva Q45351    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q45351")    |   » Apostila de Engenharia Civil 2025

     

     

    prancheta
    Q45350

    Engenharia Civil   » Segurança e Higiene do Trabalho

    Ano: 2009 Banca: FUNIVERSA   Órgão: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)   Nível Superior   Prova: Técnico - Engenharia Civil

     

    Com relação às normas de segurança na construção civil, assinale a alternativa correta.

     


     

    resolva Q45350    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q45350")    |   » Apostila de Engenharia Civil 2025

     

     

    prancheta
    Q45349

    Engenharia Civil   » Prevenção e Combate e Incêndio

    Ano: 2009 Banca: FUNIVERSA   Órgão: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)   Nível Superior   Prova: Técnico - Engenharia Civil

     

    no  Questão Anulada

    O fogo é o resultado da combustão de materiais inflamáveis, com o desenvolvimento simultâneo de calor e luz. É a reação química entre um combustível e oxigênio do ar (comburente), diante de uma fonte de calor. O chamado “Triângulo da Combustão” é essencial para que haja fogo. Esse triângulo é constituído pelos três elementos essenciais da combustão: combustível, calor e oxigênio comburente. Retirando-se um dos elementos desse triângulo, elimina-se o fogo. Assim, há 3 formas de eliminar o fogo, de acordo com o elemento retirado. O fogo pode ser eliminado por resfriamento, quando se retira a fonte de calor; por isolamento, quando o combustível é retirado e por abafamento, quando se retira o comburente.
    De acordo com o tipo de combustível, os incêndios podem ser divididos em classes:

    questões de concursos Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) 2009
    De posse dessas informações e de acordo com as normas sobre incêndios, assinale a alternativa incorreta.  

     


     

    resolva Q45349    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q45349")    |   » Apostila de Engenharia Civil 2025

     

     

     

    Compartilhe Questões Engenharia Civil

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)