446 Questões de Farmácia 2025

 

 

prancheta
Q56314

Farmácia   » Farmacologia, Farmacocinética, Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos

Ano: 2017  Órgão: Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PM MG)   Nível Superior   Prova: 2º Tenente - Farmacêutico

 

O papel dos aminoglicosídeos no tratamento das infecções bacterianas tem diminuído com a disponibilidade de fármacos alternativos. Os aminoglicosídeos são agentes de espectro pouco amplo, cuja atividade restringe-se principalmente aos microrganismos gram-negativos aeróbicos. Com relação aos aminoglicosídeos, marque a alternativa CORRETA:

 


 

resolva Q56314    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q56314")    |   » Apostila de Farmácia 2025

 

 

prancheta
Q56313

Farmácia   » Farmacologia, Farmacodinâmica, Farmacologia do Sistema Nervoso Central e Periférico

Ano: 2017  Órgão: Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PM MG)   Nível Superior   Prova: 2º Tenente - Farmacêutico

 

A dor é um componente presente virtualmente em todas as patologias clínicas e seu tratamento é um imperativo clínico fundamental. O controle eficaz da dor pode envolver, dependendo da condição dolorosa, uma ou mais classes de fármacos, sendo uma delas os opióides. Considerando o perfil de efeitos dos opióides utilizados clinicamente e os riscos que esses medicamentos oferecem ao paciente, avalie as afirmações a seguir:
I - As doses terapêuticas dos opióides semelhantes à morfina não produzem efeitos expressivos na pressão arterial ou na frequência e no ritmo cardíacos, contudo produzem vasodilatação periférica, diminuem a resistência periférica e inibem os reflexos barorreceptores, podendo ocorrer hipotensão ortostática e síncope.
II - A fentanila e a sufentanila são fármacos muitos importantes na prática anestésica em razão do intervalo relativamente curto até produzir seu efeito analgésico máximo, a interrupção rápida dos efeitos após a administração de pequenas doses intermitentes e os efeitos depressores diretos mínimos no miocárdio, embora quando utilizadas sejam necessárias doses expressivamente maiores dos anestésicos voláteis.
III - A depressão respiratória é a causa principal de morbidade secundária ao tratamento com opiáceos, desse modo os opióides devem ser utilizados com cautela em pacientes com asma, DPOC, cor pulmonale, reserva respiratória reduzida, depressão respiratória pré-existente, hipoxia ou hipercapnia, para evitar apneia secundária à redução do estímulo respiratório, que se superpõe ao aumento da resistência nas vias respiratórias.
IV - O tramadol é um análogo sintético da codeína, tão eficaz quanto à morfina no tratamento de dores brandas a moderadas, contudo menos eficaz no tratamento de dores graves ou crônicas.

Estão CORRETAS as assertivas:

 


 

resolva Q56313    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q56313")    |   » Apostila de Farmácia 2025

 

 

prancheta
Q56312

Farmácia   » Farmacologia, Farmacologia do Sistema Endócrino, Farmácia Hospitalar e Comunitária

Ano: 2017  Órgão: Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PM MG)   Nível Superior   Prova: 2º Tenente - Farmacêutico

 

O tratamento para o diabetes tem por objetivo aliviar os sintomas relacionados à hiperglicemia e evitar ou reduzir as complicações agudas e crônicas. Considerando o tratamento para o diabetes em pacientes hospitalizados, marque a alternativa CORRETA:

 


 

resolva Q56312    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q56312")    |   » Apostila de Farmácia 2025

 

 

prancheta
Q56311

Farmácia   » Farmacologia, Farmacologia e Pesquisa Clínica, Deontologia e Legislação Farmacêuticas

Ano: 2017  Órgão: Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PM MG)   Nível Superior   Prova: 2º Tenente - Farmacêutico

 

Considerando a Portaria MS n. 4283/2010, que aprova as diretrizes e estratégias para organização, fortalecimento e aprimoramento das ações e serviços de farmácia no âmbito dos hospitais, avalie as afirmações a seguir:
I - No contexto da segurança, a avaliação farmacêutica das prescrições deve priorizar aquelas que contenham antimicrobianos e medicamentos potencialmente perigosos, observando concentração, viabilidade, compatibilidade físico-química e farmacológica dos componentes, dose, dosagem, forma farmacêutica, via e horários de administração, podendo ser realizada antes ou após a dispensação.
II - A manipulação magistral e oficinal permite a personalização da terapêutica, utilização de sistemas seguros de dispensação de medicamentos (individual ou unitário), a racionalização de custos, sendo recomendada, sempre que necessária a sua utilização em hospitais, em sintonia com os dispositivos legais que regulam a matéria.
III - A atividade do farmacêutico no cuidado ao paciente pressupõe o acesso a ele e seus familiares, ao prontuário, resultados de exames e demais informações, incluindo o diálogo com a equipe que assiste o paciente.
IV - A manipulação de antineoplásicos realizada em hospitais requer a análise das prescrições previamente à manipulação, a verificação do disposto nos protocolos clínicos, e a observação das doses máximas diárias e cumulativas, com foco no uso seguro pelo paciente e no custo do tratamento.

Estão CORRETAS as assertivas:

 


 

resolva Q56311    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q56311")    |   » Apostila de Farmácia 2025

 

 

prancheta
Q56310

Farmácia   » Farmacologia, Farmacologia do Sistema Nervoso Central e Periférico, Deontologia e Legislação Farmacêuticas

Ano: 2017  Órgão: Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PM MG)   Nível Superior   Prova: 2º Tenente - Farmacêutico

 

Considerando a Portaria MS n. 344/1998, que aprova o regulamento técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial, e suas atualizações, marque a alternativa INCORRETA:

 


 

resolva Q56310    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q56310")    |   » Apostila de Farmácia 2025

 

 

 

Compartilhe Questões Farmácia

 

 

Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

*Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)