472 Questões de Enfermagem - Doenças Crônicas2025


  • Prefeitura do Rio de Janeiro
  •  

    prancheta
    Q58073
    Ano: 2019  Órgão: Prefeitura do Rio de Janeiro   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    Segundo Doenges (2015), na Taxonomia II: eliminação e troca, o diagnóstico de enfermagem definido como eliminação involuntária de urina associada a distensão excessiva da bexiga indica incontinência urinária: 

     


     

    resolva Q58073    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q58073")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q63398

     

    smiley
    Um paciente com diagnóstico médico de Hipertensão Arterial Sistêmica recebe o diagnóstico de enfermagem de Conhecimento deficiente relacionado com o regime de tratamento e controle da doença, caracterizado pelo seguimento de instruções inadequado. Marque a opção que apresenta uma prescrição de enfermagem inadequada para o diagnóstico de enfermagem: 

     


     

    resolva Q63398    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q63398")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q58059
    Ano: 2019  Órgão: Prefeitura do Rio de Janeiro   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    O tremor é um movimento involuntário e oscilatório em torno de um eixo fixo, decorrente de alterações do sistema nervoso, quando apresenta movimentos rápidos, de amplitude variável, que ocorrem nos segmentos distais e são semelhantes ao bater de asas de uma ave. Para pesquisá-lo, deve-se pedir ao paciente que segure um objeto. Esse tremor é denominado:

     


     

    resolva Q58059    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q58059")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q63406

     

    Um paciente de 64 anos, tabagista, obeso, chegou à unidade básica de saúde referindo cefaleia, mal-estar e dor no peito com falta de ar. Tem história de hipertensão arterial há 12 anos, hiperlipidemia, diabetes melito. Ao ser avaliado pelo enfermeiro, a pressão arterial era 145 x90 mmhg, frequência cardíaca de 86 batimentos por minuto, frequência respiratória de 28 movimentos por minuto e glicemia capilar pós-prandial =102 mg/dl. A terapêutica medicamentosa do paciente inclui diuréticos, inibidor da enzima conversora de angiotensina e antidiabético da classe das sulfonilureias de segunda geração.
    Julgue os itens que se seguem, relativos à situação hipotética apresentada:
    I. Na consulta de enfermagem para estratificação de risco cardiovascular, recomenda-se a utilização do escore de Framingham.
    II. De acordo com a estratificação dos portadores de hipertensão arterial adotada pelo Ministério de Saúde, o paciente inclui-se no grupo de risco moderado.
    III. A obesidade e o sedentarismo são importantes fatores de risco presentes, que se relacionam tanto com a diabetes mellitus quanto com a hipertensão arterial.
    IV. Na aferição da pressão arterial, o enfermeiro deve certificar-se de que o paciente não está com a bexiga cheia, que não praticou exercícios físicos há pelo menos 60 minutos, que não ingeriu bebidas alcoólicas, café ou alimentos e não fumou nos 30 minutos anteriores.
    V. A terapêutica diurética pode causar desequilíbrio do volume de fluidos ou eletrólitos, incluindo hipocalemia e hiponatremia.

    Das afirmativas anteriores:  

     


     

    resolva Q63406    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q63406")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q58061
    Ano: 2019  Órgão: Prefeitura do Rio de Janeiro   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    A avaliação da capacidade funcional dos cardiopatas toma como referência a dispneia. Os pacientes são classificados em quatro classes. Pacientes com doença cardíaca que apresentam acentuada limitação nas atividades físicas e que se sentem bem em repouso, pois pequenos esforços provocam dispneia, fadiga, palpitação ou angina do peito. Esses indivíduos apresentam cardiopatia de: 

     


     

    resolva Q58061    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q58061")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    Compartilhe:

    Veja mais Questões de Doenças Crônicas

     

    Compartilhe Questões de Doenças Crônicas para Concurso

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)