472 Questões de Enfermagem - Doenças Crônicas2025


  • Prefeitura de Piraquara
  •  

    prancheta
    Q50624

    Enfermagem   » Diabetes Mellitus, Doenças Crônicas Não Transmissíveis

    Ano: 2016 Banca: FAU   Órgão: Prefeitura de Piraquara   Nível Médio   Prova: Auxiliar de Enfermagem

     

    Assinale a alternativa correta. Grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações, disfunções e insuficiência de vários órgãos, especialmente olhos, rins, nervos, cérebro, coração e vasos sangüíneos. Pode resultar de defeitos de secreção e/ou ação da insulina envolvendo processos patogênicos específicos, por exemplo, destruição das células beta do pâncreas (produtoras de insulina), resistência à ação da insulina, distúrbios da secreção da insulina, entre outros. O texto acima refere-se a: 

     


     

    resolva Q50624    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q50624")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

  • Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  •  

    prancheta
    Q34963

    Enfermagem   » Hipertensão Arterial Sistêmica, Doenças Crônicas Não Transmissíveis

    Ano: 2015  Órgão: Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    Em relação ao procedimento de aferição da pressão arterial (PA), segundo recomendações da IV Diretrizes Brasileiras de Hipertensão (2010), julgue as assertivas com V para VERDADEIRO ou F para FALSO:
    (   ) Durante a primeira avaliação, as medidas devem ser obtidas em ambos os braços e, em caso de diferença, deve-se utilizar como referência sempre o braço com o menor valor de PA para planejamento de medidas subsequentes.
    (   ) É preconizado que seja aferida pelo menos três medidas da PA em intervalo de, pelo menos, um minuto entre elas. A média das duas últimas deve ser considerada a PA real.
    (   ) A pressão arterial diastólica (PAD) pode ser estimada a partir da palpação da artéria radial. Para tanto, deve-se aplicar o manguito de PA no braço da mesma maneira que para o método de ausculta, palpar a artéria radial e insuflar o manguito de PA até 30mmHg acima do ponto em que o pulso radial não possa mais ser palpado. Após a liberação da válvula, logo que o pulso radial for palpável, a leitura do manômetro indicará o valor da pressão arterial diastólica.
    (   ) Quanto ao preparo do paciente para aferição da PA, o enfermeiro ou profissional de saúde deve explicar o procedimento ao paciente e deixá-lo em repouso por pelo menos 5 minutos em ambiente calmo. Deve ser instruído a não conversar durante a medida. Deve certificar-se que o paciente não: está com a bexiga cheia; praticou exercícios físicos há pelo menos 60 minutos; ingeriu bebidas alcoólicas, café ou alimentos e fumou nos 30 minutos anteriores.
    (   ) Sabe-se que a pressão arterial não pode ser influenciada pelo ciclo circadiano de um indivíduo.
    A sequência CORRETA de respostas, de cima para baixo, é:

     


     

    resolva Q34963    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q34963")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q35922
    Ano: 2015  Órgão: Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT 3)   Nível Superior   Prova: Analista Judiciário - Enfermagem

     

    Marcadores bioquímicos de necrose miocárdica são úteis para auxiliar tanto no diagnóstico quanto no prognóstico de pacientes com síndrome isquêmica miocárdica instável, e, portanto, o enfermeiro deve saber que,

     


     

    resolva Q35922    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q35922")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q53228

    Enfermagem   » Hipertensão Arterial Sistêmica, Doenças Crônicas Não Transmissíveis

    Ano: 2015  Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro - Reaplicação

     

    A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial (PA). Para tanto, recomenda-se sempre que possível a mensuração da PA fora do consultório para esclarecimento do diagnóstico, identificação da hipertensão do avental branco (HAB) e da hipertensão mascarada (HM). As VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão recomendam prazos para reavaliação da pressão arterial. Considerando essas Diretrizes, é correto afirmar que, exceto

     


     

    resolva Q53228    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q53228")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q53242

    Enfermagem   » Diabetes Mellitus, Doenças Crônicas Não Transmissíveis

    Ano: 2015  Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro - Reaplicação

     

    O termo diabetes mellitus (DM) refere-se a um transtorno metabólico, caracterizado por hiperglicemia e distúrbios no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, resultantes de defeitos da secreção e/ou da ação da insulina. Esta patologia vem aumentando entre a população e está associada à dislipidemia e à hipertensão arterial. Assim sendo, para considerar um paciente com DM tipo 1 a pessoa deve ter: 

     


     

    resolva Q53242    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q53242")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    Compartilhe:

    Veja mais Questões de Doenças Crônicas

     

    Compartilhe Questões de Doenças Crônicas para Concurso

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)